abril 12, 2016 -

Olá amigos e amigas. Novos ventos sopram no meta game brasileiro com a chegada da coleção TURBO Colisão. Temos um leque grande de cartas que serão incorporadas ao jogo, seja para formar novos decks, complementar os já existentes, ou até techs para tornar um deck menos previsível para os oponentes.

fg839qcdzxqedyk

O primeiro Pokémon dessa lista é o novo Durant, o primeiro ataque dessa formiga permite descartar quatro cartas do topo do deck do oponente, isso torna essa carta muito interessante para jogar ao lado de Bunnelby e Houndoom-EX, aumentando assim o número de listas voltadas para o descarte e deck over.

vuffhv60d8xp03f

No tipo Água, duas Habilidades se destacam entre os não EX. Golduck TURBO permite que o jogador que o controla possa mover uma Energia Básica de um Pokémon para outro, evitando a perda de energias em campo ou que não se consiga atacar por falta de energias no atacante. Slowking, por outro lado, permite que o jogador mova as energias de um Pokémon para o outro na mesa do oponente, abrindo a possibilidade, por exemplo, que nós forcemos as Energias Intensas de um Lucario para um Crobat, obrigando o oponente a descarta essas energias Especiais (que só podem permanecer ligadas a Pokémon do tipo Lutador). Passando para a parte ofensiva, retire alguns Greninjas da XY Base Set da caixa e junte a essa nova linha de evolução para criar um deck só com sapinhos azuis. Greninja TURBO, o novo Greninja e Frogadier tem muita sinergia e já tem figurado em alguns Tops pelo mundo, se curtem decks de Água, fica a dica.

mpbxopezsovje6d

Os Psíquicos contam agora com Hypno para causar Condição Especial, a condição Dormindo para ser mais preciso, e deixar o jogo mais complexo e tumultuado para os oponentes, somando o Estádio para curar Dormindo e recuperar PS de nosso Pokémon dorminhoco no processo, ou seja, aumentado os pesadelos para o nosso oponente. E não é só isso, temos o retorno do amado/detestado Garbodor e a Garbotoxina para o Formato Modificado, sim, vamos ter jogadores apostando na estratégia de desligar Habilidades em campo outra vez, por isso, vamos nos preparar para essa possibilidade. Ainda sobre o tipo Psíquico, teremos dois espalhadores de dano em jogo, o Aegislash psíquico promete usar todos os marcadores de dano disponíveis na mesa, assim como Trevenant TURBO, e ambos pretendem dificultar a vida dos que jogam com decks baseados na estratégia da Marcha Noturna, pois tanto Trevenant TURBO e Aegislash possuem a capacidade de abater múltiplos Pokémons em jogo e limparem a mesa.

Garchomp se mostra um acelerador de energias muito eficiente. Além de poder lançar mão de todas vantagens do tipo Lutador, como Korrina, Energia Intensa e Cinta de Foco, ele pode ser resgatado com o Apoiador Maxie, sem necessidade de evoluir estágio por estágio. O dano Base desse Pokémon é 60, podendo ser ampliado com Estádio, Energia e Ferramenta, e ele ainda resgata qualquer energia, Especial ou Básica, da Pilha de Descarte e liga em um de nossos Pokémons em jogo.

qutbqhjrwlprtnw

O Tipo Normal, a partir de agora, terão um deck para representá-los nesse set do bloco XY, Raticate e Raticate TURBO formam um deck divertido e prático para os que desejam jogar em pequenos eventos e no For Fun, ele precisa apenas de uma Energia Dupla Incolor para arrasar o adversário (e uma ajudinha do Ariados), derrubando até Mega Evoluções sem dificuldades.

Outros Pokémons não EX que merecem menção são Stantler e Ferrothorn. Stantler tem o dano aumentado se nós controlamos uma Mega Evolução de forma similar ao Miltank, mas pelo custo de uma Energia Incolor a mais. Ferrothorn é mais um Pokémon que espalha dano pelo campo do oponente, igual ao valor de Recuo de cada Pokémon, assim sendo, podemos colocar Contadores de Dano em todos os Pokémons do oponente.

hrz7ooe5pbzq2py

Ainda temos Suicune para prevenir efeitos de ataques, uma forma razoável para evitar efeitos que travam a mão, ou desligam Habilidades. A Zebristrika vem para remover a Fraqueza ao tipo Elétrico, como a Fraqueza ao Tipo Lutador do Mega Manectric-EX, e ainda tem um ataque legalzinho meus amigos. Trevenant dessa coleção também é interessante, a sua Habilidade dificulta o recuo do oponente e, por tabela, aumenta o dano causado pelo ataque do próprio Trevenant, matando dois coelhos com uma cajadada.

Essa foi a primeira parte do listão de cartas top que está nessa coleção. Em breve teremos a segunda parte com os Pokémons-EX e as cartas de treinadores que poderão ser vistas mesas brasileiras em breve, essa divisão foi para minimizar o risco de eu esquecer alguma carta, e para evitar que o texto levasse dois dias para que vocês conseguissem ler tudo, fiquem ligados que a segunda parte virá logo. No mais, é isso, boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.