abril 21, 2016 -

Olá amigos e amigas. Estamos aqui para terminar o assunto começado no fim da semana passada, uma passada mais detalhada sobre a nova coleção lançada recentemente em terras brasileiras, estamos falando da TURBO Colisão. Na primeira parte vimos os Pokémon e Pokémon TURBO (ou BREAK). Hoje ficaremos por conta dos Pokémon-EX, Mega Evoluções e as cartas de Treinador.

Emboar-EX e Togekiss-EX foram lançados originalmente em dois baralhos especiais no Japão, já no ocidente e no Brasil, ambos vieram na coleção regular. Emboar-EX pode ser um substituto para quem não tem o Charizard-EX e, mesmo assim, queira montar um deck Speed Entei, usando a mesma quantidade de energias que o Lizardon e com dano parecido, é uma possibilidade viável para quem perdeu a coleção Flash de Fogo.

swt63s81leavtph

Mega Gyarados é a força bruta personalizada desse set, além do PS alto, seu ataque causa um dano considerável, aumentado a base de ataque para cada Energia de Água ligada a esse Pokémon. Outra vantagem fica por conta do Gyarados-EX que ajuda a montar a versão Mega, pois o primeiro ataque do Gyarados permite trazer Energias de Água direto do deck para esse Pokémon.

Ainda no campo dos aquáticos temos o Palkia-EX, outro Pokémon capaz de ajudar na montagem do nosso jogo. Aqua Turbo move duas Energias de Água do deck para um Pokémon no Banco, isso é uma boa pedida para acelerar a estratégia, e permitir que ataques mais pesados sejam usados mais rápidos no jogo.

Alguns torceram o nariz ao ver a fragilidade de Manaphy-EX, por ter pouco PS e um ataque “nhé”, mas, a vantagem desse Pokémon fica por conta de sua Habilidade. Lembra do antigo Darkrai-EX? Pois é, Manaphy faz algo parecido, permitindo que Pokémon que tenha Energias de Água ligadas a ele tenha recuo zero, por isso, podemos ver alguns decks usando essa estratégia para dar mobilidade a lista inteira. Alguns jogadores adotaram o Manaphy-EX para mover os Pokémon do deck do Mega Rayquaza [C], evitando que Shaymin-EX e Aegislash-EX ficassem travados como Ativos.

ewaye609p0j2nr2

Falando em Darkrai-EX, a nova versão desse Pokémon tem protagonizado uma tentativa de ressurgimento dos decks Dark. Ambos os ataques desse EX são muito interessantes e viáveis ao longo das partidas, sem falar nas possibilidades de trazer outras cartas para ajudar na composição da lista, como Compressor de Batalha, Yveltal (XY Base), Yvelta-EX e Hypno, tudo isso para estragar a festa do oponente.

A ave lendária mal saiu e já tem gente doida pra jogar com ela, Ho-oh-EX é o protagonista da lista mais divertida e potencialmente competitiva da TURBO Colisão, Pluma Elemental causa um bom dano por apenas três energias e o Ho-oh ainda se cura por meio de Habilidade. “Mas ele precisa de três energias específicas”, sim, eu também pensei nisso quando vi a carta na primeira vez, contudo, temos várias mecânicas de energia no formato, Mega Manectric-EX pode ajudar muito nisso, Smeargle também pode ser útil, entre outras cartas para acelerar a ave lendária a atacar.

Espeon-EX e Mega Scizor-EX são duas boas cartas para se jogar, mas o meta pode encobri-las no momento. Espeon tem servido como Tech em algumas listas para atrasar a evolução do Oponente, forçando a devolução do estágio mais alto dos Pokémon no campo do Oponente, mas o Mega Scizor pode figurar como atacante principal do Tipo Metal, com a ajuda de Bronzong, Aegislash-EX e Heatran.

Trainers, trainers, trainers….

As cartas de Treinador (popularmente conhecidas como trainers) são um show a parte, pois, muitas delas estão no mundo competitivo e nas mesas for fun, por serem úteis em ambos os casos. Festa a Noite Toda, por exemplo, é um Estádio muito bom para quem vai usar Hypno, que adormece ambos os Pokémon Ativos, e esse Estádio remove a Condição Especial Adormecido (induzido pela Habilidade do Hypno) e ainda cura o Pokémon ao remover essa Condição Especial.

Por outro lado, decks Dark e decks Metal tem optado pelo Vale Reverso como Estádio para a lista. Esse Estádio aumenta o dano dos Pokémon do tipo Dark e reduz o dano sofrido pelos Pokémon do tipo Metal, usando a mecânica do duplo efeito em uma mesma carta.

A ferramenta Estouro de Balão se populariza de forma rápida por sua praticidade, listas com Trevenant TURBO (ou BREAK), Seismitoad-EX e Raticate TURBO (ou BREAK) adotaram essa ferramenta sem pensar duas vezes. Além de causar dano passivo, 6 Contadores de Dano se o Pokémon Ativo do oponente atacar, ela é descartada ao fim do turno, abrindo espaço para outra ferramenta no turno futuro.

jeeoronmf1f34f1

Outra ferramenta que ganha espaço é o Cinto de Luta Furiosa, sua aplicação é ótima em decks cheio de Pokémon Básicos. Essa carta aumenta o PS do Pokémon Básico em +40 e ainda aumenta o dano dos ataques em +10, fazendo, por exemplo, um Joltik de PS 30 subir para PS 70. Por isso ela foi adotada de cara pelos jogadores que usar o deck Marcha Noturna.

No campo dos apoiadores podemos citar duas adições para as cartas competitivas. A primeira é Delinquente, essa carta tem sido usada junto com o item Cartão Vermelho para sumir com a mão do Oponente e, por experiência própria, sofrer esse combo no T1 ou T2 não é divertido. Delinquente obriga o oponente a descartar três cards da mão, forçando o Oponente a reduzir as possibilidades de jogada no turno seguinte.

Determinação da Misty é uma forma de comprar uma carta específica, pois, ao descartar uma carta da mão, podemos olhar as 8 cartas do topo do deck e escolher qualquer uma para colocar em nossa mão. É um Correio de Treinadores menos restrita, permitindo buscar Pokémon, Energias, ou qualquer coisa que nos interesse naquele momento.

Pegador Pokémon está com um novo Reprint aqui, e acredite, tem gente apostando nesse item em vez de Lysandre nos decks. Por ser um item, podemos usá-lo para mexer no Banco do Oponente e, depois, usar um Apoiador. Se optarmos por usar um Lyasndre, não seria possível trazer um Pokémon do Banco do Oponente e, em seguida, usar outro apoiador. Não se surpreenda se encontrar alguns desse por aí. Já Elixir Máximo é uma boa forma de energizar Pokémon no Banco, permitindo que nós puxemos uma Energia Básica do topo do deck para o Banco, um adianto de vida.

O item Enigma do Tempo é outra carta que foi adotada por muitas pessoas pela sua praticidade. O primeiro efeito dessa carta permite rearranjar o topo do deck, mas é o segundo efeito que é o mais desejado. Se decidirmos jogar dois Enigmas do Tempo juntos, podemos resgatar duas cartas quaisquer da Pilha de Descartes para a nossa mão, sim quaisquer, um efeito MUITO bom para um item. Por último fica a menção honrosa à Energia Especial da coleção, Energia Borrifada, que permite resgatar o Pokémon Nocauteado para a mão do Jogador, uma boa pedida para o Deck Greninja TURBO, e evitar a perda de Froakies nos primeiros turnos

Assim termina o review dessa coleção, cheio de cartas úteis e legais para nossas listas. Agora é abrir um caminhão de boosters para completar a coleção e arranjar cartas novas para os decks que queremos montar ou melhorar. No mais, é isso, boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí.