junho 15, 2016 -

vespiplume2

E ai, jovens! Raphael Branco venceu o torneio mais difícil de todos os tempos com sua lista de Vespiquen com Vileplume. Na final passou fácil por um dos decks mais fortes do formato, o Night March. Ataques fortes que utilizam apenas um card de energia para pagar o seu custo, recuo gratuito, lock de itens logo no primeiro turno e uma consistência invejável, transformaram Raphael no Campeão Nacional de Pokémon TCG 2016 da categoria Masters. Torneio que teve mais de 320 jogadores participando em sua categoria e quase 450 jogadores no total. Mais um Recorde batido para nós, garantindo a posição de segundo maior Nacional do Mundo, para o Brasil!

Vamos a decklist:

Pokémon (28)
1 Bunnelby PRC 121 (XY Conflito Primitivo)
4 Shaymin EX (XY Céus Estrondosos)
4 Combee (XY Origens Ancestrais)
4 Vespiquen (XY Origens Ancestrais)
4 Oddish (XY Origens Ancestrais)
4 Gloom (XY Origens Ancestrais)
3 Vileplume (XY Origens Ancestrais)
1 Toxicroak EX (XY Flash de Fogo)
3 Unown (XY Origens Ancestrais)

Cards de Treinador (28)
4 Ultra Bola (Ultra Ball)
1 Revitalizador (Revitalizer)
3 Bicicleta Acro (Acro Bike)
1 AZ
3 Compressor de Batalha (Battle Compressor)
4 Floresta das Plantas Gigantes (Forest of Giant Plants)
2 Bola de Nível (Level Ball)
1 Juiz (Judge)
2 Pedra Flutuante (Float Stone)
2 Professor Sycamore
1 Lysandre
4 Correio de Treinadores (Trainer’s Mail)

Energia (4)
4 Energia Incolor Dupla

ESTRATÉGIA:
Como facilmente vocês podem perceber, esse Deck utiliza 28 Pokémon, é muito mais do que a maioria dos decks (diria que o dobro!). Vespiquen é a nossa atacante principal, seu segundo ataque por uma Energia Dupla Incolor causa 20 de dano + 10 para cada Pokémon na pilha de descarte. Então esse é o nosso objetivo, descartar o máximo possível de Pokemon no primeiro turno, para que a Vespiquen cause um dano considerável em seu primeiro turno de ataque. Mesmo ela sendo Estágio 1, graças ao estádio Floresta das Plantas Gigantes, todos Pokémon de grama poderão evoluir no mesmo turno em que forem baixados. Então você sempre pode montar uma Vespiquen inteira, em um único turno. Combee, Vespiquen, Energia Dupla Incolor, recua e pronto, já está batendo novamente!
Claro que o seu primeiro turno, não é tão fácil quanto aparenta. Na verdade, ele é o mais longo e o mais difícil de todos eles. Esse deck, tem o incrível potencial de comprar o Deck praticamente inteiro no primeiro turno, isso é uma das formas de você perder o jogo, então se controle! Compressor de Batalha vai descartar os Pokémon que você não precisa mais, Unown é um Pokémon que te ajuda no Draw Power e no dano da Vespiquen e o Shaymin EX te ajuda a terminar tudo que é preciso fazer, comprando mais cartas.
O objetivo primário do deck, é colocar uma Pedra Flutuante e montar o Vileplume no primeiro turno. Porém a habilidade do Viluplume não deixa que ambos jogadores utilizem cartas Item, então muita calma nessa hora, faça todas as suas jogadas antes de colocá-lo em campo. Passe o problema apenas para seu oponente, não pra você hein! Tendo feito isso, jogo seu está montado, Vespiquen sempre pronta pra causar um bom dano e seu oponente sem poder usar cartas item. Isso vai te dar uma baita vantagem em praticamente todas as partidas, e obrigando seu oponente a usar apenas apoiadores para dar segmento em sua estratégia principal.
Bunnelby está ai para recuperar recursos do Deck, como a Energia Incolor Dupla ou algum Pokémon chave. Como ele ataca 2 vezes graças a sua Ancient Trait, você pode recuperar 2 deles por turno. Toxicroak EX é uma resposta contra Aegislash que é um dos inimigos desse deck, pois sua habilidade não deixa ele receber dano de Pokémon com energia especial, que no seu caso, é de todos os ataques que você realizar, pois só existem energias especiais no deck.

CONCLUSÃO:
Consistência meus caros, luta roteirizada, o deck que bem treinado pode levar alguém para o topo! VespiPlume é uma opção rápida, causa muito dano e ainda controla a partida. Levou o título do Nacional de Pokémon mais difícil de todos os tempos, aqui no Brasil. Claro que um pouco de sorte ajudou durante o emparceiramento e escolha dos oponentes durante as etapas chaves do torneio, mas essa é aquela chamada “Sorte de Campeão”, que é bem vinda para todos nós!
O Deck tem como principais inimigos Giratina EX, Aegislash EX, Wobbuffet, pois atrapalha no dano, em colocar energia especial ou anulam o efeito do Vileplume. Um Maníaco de Feitiços no turno ideal, também cancela o Vileplume para que você respire e faça todas as suas jogadas acumuladas em um único turno e pode ser que te recoloque na partida. Mas é um Deck que joga bem contra tudo, principalmente se ele começar 2 das 3 partidas na melhor de três.

Como sempre, segue um video para visualizar uma Gameplay com o deck. Assim podemos entender melhor o funcionamento dele:

Até o próximo post, bom jogo a todos!

Tag: , , , , , , , ,
  • Atila peçanha

    tiu sam tu e massa esse deck e bom