maio 2, 2019 -

Olá, jogadores e colecionadores de Pokémon TCG, eu sou Lucas Henrique de Araújo Pereira, jogador de Pokémon TCG e hoje vamos explorar o impacto que a nova expansão “Sol e Lua – Elos Inquebráveis” trará ao metagame.

E o que podemos fazer de melhor do que discutir as novas estratégias trazidas por esta nova expansão? Teremos 7 novos GX e 7 novos Aliados-GX que impactarão bastante o metagame. Entretanto, é importante que fique claro: também haverá mudanças significativas na mecânica de “draw” (compra de cartas) e “search” (buscas no deck) no jogo. Também teremos uma carta que finalmente parará os decks de Zoroark-GX?!

O que esperar dos novos Aliados-GX?

Todos os novos Aliados-GX parecem ter algum potencial dentro do jogo. Dentre estes, Reshiram & Charizard-GX e Lucario & Melmetal-GX são os que mais chamam a minha atenção, devido as diversas cartas de treinadores de apoio para os tipos fogo e metal.

Reshiram & Charizard-GX é um Pokémon muito forte, acredito que é superior ao Pikachu & Zekrom-GX, por ter mais pontos de vida (270PV contra 240PV do Pikachu & Zekrom-GX) e ser energizado mais facilmente através do apoiador Welder (que permite ligar duas energias de fogo da mão a um Pokémon e compra 3 cartas). Além disso, o seu segundo ataque causa ALTISSÍMOS 230 pontos de dano que pode ser aumentado para 260 com o uso da ferramenta Pokémon “Faixa da escolha” nocauteando em um único ataque quase todo Pokémon do metagame. Esta Pokémon, apesar de precisar de muitas energias para atacar, pode fazer 230 de dano no turno 2, o que causa muita pressão no desenvolvimento do jogo do adversário.

Conclusão: Reshiram & Charizard-GX será um fortíssimo novo deck no formado, aproveitando-se dos treinadores Welder, Sílex de fogo e Flame Crystal.

Lucario & Melmetal-GX: quando se utiliza seu ataque GX, todos os seus Pokémon do tipo metal receberem 30 de danos a menos dos ataques dos Pokémon do seu oponente pelo resto do jogo. Este efeito combinado à carta de Ferramenta Pokémon “Frigideira de Metal”, fará com que o Pokémon de metal ao qual a “Frigideira” estiver ligada receba 60 de dano a menos dos ataques dos Pokémon do seu oponente e ainda o mesmo não possui mais fraqueza.
Apenas essas duas cartas são capazes de ganhar jogos contra decks de Zoroark GX e Zapdos/Jirachi (2 dos 3 decks mais populares do atual formato), pois estes decks não possuem danoalto e constante durante a partida. Este Pokémon com certeza vem para impactar muito o formato.

Conclusão: Lucario & Melmetal-GX aliados será um forte counter dos decks de Zoroark-GX e Zapdos/Jirachi.

• Nova mecânica de compra: Dedenne-GX Dedenne-GX tem uma habilidade que permite que o jogador que colocá-la em campo descarte sua mão e compre 6 novas cartas, acelerando o desenvolvimento do jogo para diversos baralhos.
Por ser um Pokémon básico que pode entrar na partida em qualquer momento (desde que haja espaço no banco) e que pode ser facilmente buscado no deck (uma simples Ultra Ball), ela tem o poder de tornar os decks atuais muito mais consistentes (comprar cartas é sempre bom no Pokémon TCG). Conclusão: esta carta tornará os decks de Pikachu & Zekrom, Malamar e Blacephalon mais consistentes.

 

Nova mecânica de buscas no deck

Nesta expansão teremos a inclusão de três ótimos apoiadores ao formato, são eles:

Desafio do Red permite a busca por qualquer carta no deck se você descartar duas cartas da sua mão, isto aumenta a consistência de qualquer deck. Seu efeito de descartar cartas é excelente para alguns decks, como o de Pikachu & Zekrom por exemplo, onde você quer descartar energias elétricas para aproveitar ao máximo da habilidade “Dança dos anciões” do Tapu-Koko Estrela Prisma e também no deck de Blacephalon onde descartar energias também é otimo para recuperá-las com a habilidade “Carregando” da Naganadel.

Desbravamento da Green permite a busca no deck por 2 cartas de item desde que você não possua Pokémon com habilidade em campo. Esta carta possui enorme sinergia com o “Lucario & Melmetal-GX”, pois sua estratégia básica não requer Pokémon com habilidade em jogo.

Estratégia do Ten. Surge é extremamente forte. Seu efeito nos permite jogar 3 cartas de apoiadores durante um único turno, desde que tenhamos mais cartas de recompensas na mesa do que nosso oponente. Um desses 3 apoiadores será o próprio Estratégia do Ten. Surge, então no final das contas “jogaremos” 2 apoiadores num turno. Esta carta abre um leque de possibilidade para todos os decks, principalmente os baralhos de controle que poderão usar a apoiadora Samina e um outro apoiador de disrupt (Pluméria por exemplo) no mesmo turno. Este novo apoiador com certeza tornará os decks de controle mais presentes do que nunca no formato.

O novo estádio que vai mudar o metagame

Usina Elétrica tem o poder de parar todas as habilidades dos Pokémon GX e EX em jogo. Este efeito é muito forte porque existem diversos decks contruídos em torno das habilidades desses Pokémon, dentre esses o mais utilizado é o Zoroark-GX. Este deck é um dos decks mais vitoriosos desde que o Zoroark-GX foi lançado, fato devido a sua habilidade que possibilita o jogador de comprar muitas cartas. A inclusão de 4 cópias deste estádio em um deck de Zapdos/Jirachi por exemplo, tornaria a partida deste deck contra Zoroark-GX muito mais fácil. Atualmente o deck de Zoroark-GX possui uma grande vantagem contra o deck de Zapdos/Jirachi, mas essa história com certeza vai mudar com esta nova carta no jogo. Os decks de Zoroark-GX serão obrigados a se adaptar jogando mais cópias de outros estádios ou do item “Ventilador de Campo”, abrindo mão de um pouco da consistência do deck. De toda forma,
o deck de Zoroark-GX perde um pouco. Mas não são apenas os decks de Zapdos/Jirachi que irão se beneficiar deste novo estádio. Os decks que usarem apenas Tapu Lele-GX ou Dedenne-GX poderão usar as habilidades deste  Pokémon em um turno e logo em seguida jogar a Usina Elétrica na mesa, atrasando o oponente.

Conclusão: Este estádio enfraquecerá muito o deck de Zoroark-GX e um pouco os decks que dependem de Tapu Lele-GX e Dedenne-GX como mecânica de aceleração de jogo. Os decks de Pokémon não GX ganham muito com esta nova carta. Por hoje é isso, espero que vocês se divirtam com esta nova expansão e que também proponham
novos decks, fortes e divertidos de se jogar. Abraços!

Escrito por Lucas Henrique de Araújo Pereira, jogador de Pokémon TCG que tem o objetivo de tornar o jogo cada vez mais conhecido no Brasil. Graduado em Engenharia Eletrônica pela École d’Ingénieur PHELMA – France

Tag: , , , , ,