maio 26, 2017 -
Artigo Original: How to Prepare for a Pokémon TCG Tournament
Tradução: Gustavo Marin

 

Existe muita coisa a se preparar antes de um torneio grande e, se você nunca foi a um antes, existem algumas coisas bem importantes que precisa saber. Você pode estar praticando bastante, ajustando e aprontando cada detalhe do seu deck para a competição; e também pode saber todas as outras estratégias populares e como lidar com elas, mas preparação vai muito além de ter um deck que você julga bom o bastante para vencer.

Seja trazer os acessórios de que você precisa, entender o ambiente do torneio ou manter seu foco, vencer em torneios começa muito antes de sentar para jogar a primeira partida. Vejamos algumas formas através das quais você pode aumentar suas chances de ter uma experiência de torneio bem sucedida.

 

Escolha do deck antes do torneio

A maior decisão que você terá que tomar antes de um torneio é a escolha de um deck. Você só pode usar um único deck de 60 cards por toda a duração do torneio, sem poder trocar nenhum card durante o evento. Perceba que alguns eventos serão realizados no formato Standard, enquanto outros ocorrerão no formato Expanded – e algumas competições futuras poderão até trocar de formato em seu decorrer! Certifique-se de verificar as informações do evento para saber exatamente qual o formato do seu torneio e trazer seu deck montado de acordo com as regras.

Um ótimo deck não é suficiente para ganhar partidas em um torneio. Mesmo que você encontre um deck brilhante e que pareça poderoso, pode não ser muito bem sucedido, caso outros jogadores estiverem usando um deck que tenha vantagens naturais contra o seu. Por exemplo, um deck de Mega Rayquaza-EX é muito potente, mas é pouco provável que vença muitos jogos, caso seus oponentes estiverem usando decks de Zebstrika. Pesquisar e predizer quais decks os outros jogadores podem trazer para o evento é uma habilidade extremamente importante quando o assunto é competir em torneios. Pratique contra uma grande variedade de estratégias. Assim, você estará preparado para enfrentar qualquer coisa que surja em seu caminho.

Uma vez que tenha escolhido seu deck, você vai precisar preencher uma lista com seus 60 cards. Listas de deck podem ser feitas em uma folha em branco qualquer, porém é mais fácil utilizar um formulário sob medida como este aqui. Esta pode parecer uma etapa trivial, mas se você esquecer de listar um card ou registrar as informações incorretamente, existe uma chance alta de que receba uma penalidade mais adiante no torneio.

Para cada Pokémon em seu deck, liste as quantidades utilizadas, o nome dos cards, a expansão a que eles pertencem e seus respectivos números de coleção. Para cards de Treinador e de Energia, você só precisa listar a quantidade e os nomes. Alguns jogadores preenchem suas listas de deck na noite anterior ao evento. Outros preferem esperar até o último momento possível para decidir seus decks com o máximo de informação que puderem reunir até lá. As duas abordagens possuem seus méritos, mas nós recomendamos preencher tudo com calma e antecedência no seu primeiro grande evento. Existe muito a se fazer e a se lembrar num torneio grande, então é bom começar o dia com uma tarefa a menos pendente.

Outra boa ideia para o dia anterior ao seu evento é tirar um momento para pensar nos acessórios que você vai precisar trazer. Cada jogador precisa trazer seus contadores de dano, um objeto como um dado ou uma moeda para decidir momentos de aleatoriedade (como quem começa a partida ou o resultado de um Martelo Esmagador, por exemplo), e marcadores de Veneno ou Queimadura. É comum que deck boxes sejam utilizadas para guardar cards e que protetores sejam usados nos decks para conservar os cards e facilitar o embaralhamento. É sempre uma boa ideia trazer protetores extras para substituir algum que eventualmente seja danificado durante uma partida. E lembre-se do seu ID de Jogador, para que sua participação e seu resultado sejam corretamente registrados.

 

Modo de torneio

Jogar em um torneio grande é bem diferente de praticar com amigos ou até mesmo de jogar em eventos locais. Praticamente todas as competições sancionadas de Pokémon TCG utilizam o sistema suíço de emparceiramento para suas rodadas, o que significa que todos jogam o mesmo número de rodadas: mesmo que você perca, você continua jogando. A cada rodada você enfrentará uma outra pessoa com um resultado semelhante ao seu.

Em eventos menores, o torneio termina quando todas as rodadas são concluídas. Em eventos maiores, os 8 jogadores melhor colocados na porção suíça do torneio prosseguem para uma chave de eliminatórias simples. A partir desse momento, jogadores são eliminados rodada a rodada, até que um campeão surja. Para vencer um torneio, você terá que batalhar em diversas partidas e encarar vários oponentes.

A maior diferença entre jogar casualmente e num torneio é a introdução de limites de tempo. Regionais e outros eventos de grande porte possuem um limite de 50 minutos – e mais 3 turnos extras, expirado o tempo – para que seja determinado o vencedor de uma partida do tipo melhor de três jogos. Se você vence dois jogos, você é o vencedor da partida. Se você vence o primeiro jogo e o tempo se esgota antes da conclusão do segundo, você também será o ganhador (se você estiver do outro lado dessa equação, você perde a partida).

Entretanto, se ambos os jogadores tiverem vencido o mesmo número de jogos quando do término do tempo, a partida se encerra tendo um empate como resultado. Jogos inacabados não contam para o resultado final da partida, durante a porção suíça do torneio.

As posições finais na porção suíça do torneio são definidas pela soma dos pontos obtidos em cada rodada: uma vitória vale 3 pontos, um empate vale 1 ponto e uma derrota representa 0 pontos. Com isso em mente, uma parte significativa de se dar bem em um torneio é compreender como os limites de tempo afetam suas chances de vencer (e não empatar ou perder). Em um jogo de treino, você pode se sentir inclinado a jogar até o amargo fim, procurando por um meio de vencer.

No entanto, em uma série estilo melhor de três com tempo limitado, você deve aprender a reconhecer quando suas chances de vencer não são muito boas. Ao prolongar uma batalha que você provavelmente não vai vencer, você pode estar desperdiçando tempo precioso, que seria necessário para concluir os outros jogos da série. Às vezes, a melhor estratégia para vencer uma partida em melhor de três é algo bastante contraintuitivo: conceder um jogo para economizar o tempo de que você precisará para ganhar os próximos dois. É difícil lembrar disso durante o calor de uma partida intensa, mas é necessário ter essas coisas em mente, se você quiser dar a si mesmo a melhor chance de vencer.

 

Hora da ação

Certifique-se de chegar cedo, bem antes do início da competição. Na maioria dos torneios, você vai se inscrever no próprio local, antes do evento; e mesmo que tenha se inscrito online, é bom aparecer com antecedência para que você possa fazer o check in tranquilamente. Além disso, você não vai querer se atrasar para a reunião de jogadores que precede a primeira rodada, quando normalmente informações importantes são passadas pela organização, tais como reforço das regras, cronograma do evento, entre outras.

Em todas as competições, você encontrará juízes e organizadores que estarão lá para monitorar as rodadas e os resultados, bem como para assegurar que as partidas ocorrerão de forma justa. Se a qualquer momento você tiver uma pergunta sobre o cronograma, formato do torneio ou o que quer que seja, não hesite em perguntar! O maior propósito dos juízes e organizadores é garantir que todos saibam o que está acontecendo, assim como assegurar um torneio justo e divertido para os participantes.

Pokémon TCG tem uma série de regras e coisas a se monitorar durante um jogo. Assim, de vez em quando, erros ocorrem – tal como jogar dois Apoiadores em um mesmo turno. Se em algum momento de uma de suas partidas você se pegar em uma situação como essa, não tente corrigir a situação sozinho. Pause o jogo e chame um juiz o mais rápido possível. O juiz resolverá a situação da melhor maneira que suas habilidades permitirem e uma penalidade será aplicada, caso necessário. Caso acabe cometendo um erro de jogo e recebendo uma penalidade por conta disso, você terá que lidar com outro aspecto importante de jogar em torneios grandes: o jogo mental.

 

Mantendo o foco e a compostura

Eventos de Pokémon TCG são maratonas. Por vezes, eles chegam a durar mais de 12 horas – isso sem contar a possibilidade de um segundo dia de competição, que ocorre nos maiores eventos. Você pode estar acostumado a jogar por algumas horas, mas jogar partidas intensas por um dia inteiro pode desgastá-lo tanto física quanto mentalmente. No final do dia, você pode se pegar cometendo erros bobos, que você nunca cometeria no começo do dia. Todos somos humanos. Erros acontecem. Mas os melhores jogadores encontram maneiras de permanecer focados a todo tempo. Tenha uma boa noite de sono, traga lanchinhos e bebidas para se manter alimentado e hidratado, ou mesmo dê uma volta do lado de fora para refrescar sua cabeça. Faça o que for necessário para não perder para você mesmo.

Em algum ponto do evento, é bastante provável que você encontre alguma adversidade: uma mão inicial fraca, um deck especialmente efetivo contra o seu, um lançamento de moeda desafortunado, um erro custoso durante um jogo etc. Essas dificuldades são algo infeliz, mas o importante é como você reage a elas. Se você cometer um erro, aprenda com ele. Se você teve um momento de azar, deixe para lá e siga em frente – seja lá o que for, já aconteceu, e ficar preso a isso não vai mudar coisa alguma. É importante que você não entre em um estado ao qual muitos jogadores se referem como “tilt” – ficar cego de frustração, o que provoca perda de foco e consecutivo aumento da quantidade de erros. Controlar suas emoções ao longo de um torneio de 12 horas não é uma tarefa fácil, mas, se você for capaz, isso só aumentará suas chances de vencer.

Você vai encontrar jogadores que são melhores ou piores que você, jogadores tendo um dia de sorte ou de azar, e jogadores que podem não ver o jogo da mesma maneira que você. Não importa se você ganhar ou perder, aceite o resultado como um bom desportista e apronte-se para sua próxima partida. Você terá uma experiência mais rica e divertida. E seus oponentes também.

Torneios de Pokémon TCG são extremamente difíceis de vencer, mas são experiências absolutamente eletrizantes e recompensadoras. Não há nada como a emoção de vencer uma batalha árdua e ver seu treino e seu trabalho duro retribuídos com uma vitória. São uma ótima maneira de encontrar novos amigos, e ainda há prêmios legais a se ganhar!

Cheque nosso Localizador de Eventos para encontrar torneios próximos a você. Venha preparado – e boa sorte, Treinador!

Tag: , , , , ,