outubro 15, 2019 -

Olá treinador! Tudo bem?
Agora que você já leu todas as nossas dicas e já sabe como funciona a mecânica principal para jogar, chegou a hora de entender detalhes essenciais para que seu jogo funcione por completo.

Condições Especiais

Condições especiais são condições que seus Pokémon podem sofrer devido a ataques, habilidades ou itens de seu oponente ou seus (sim, cartas que causam condições adversas em si próprio existem e podem te ajudar).
Cada status possui regra própria e conhecê-las faz uma grande diferença em seu modo de jogar e pode te ajudar a escapar de situações adversas ou caprichar numa estratégia que as use ao seu favor.

Adormecido

Quando um Pokémon está adormecido, ele não pode atacar nem recuar.
Entre os turnos, joga-se uma moeda para saber se a condição permanece: se sair cara, o Pokémon acordará mas, se sair coroa ele permanecerá adormecido.
O Pokémon adormecido precisa ficar virado no sentido anti-horário.

 

Paralisado

Quando um Pokémon está paralisado, ele não pode atacar nem recuar. Essa condição especial é temporária e é removida após o turno do jogador cujo Pokémon está paralisado.
Para sinalizar essa condição, vire seu Pokémon no sentido horário.

 

Confuso

Um Pokémon confuso pode recuar e atacar, porém ao anunciar o ataque, você deverá jogar uma moeda. Se sair cara, o ataque funcionará normalmente, mas se sair coroa, seu Pokémon receberá 3 contadores de danos.
O Pokémon confuso precisa ficar virado para o jogador.

 

Queimado

Um Pokémon queimado pode atacar e recuar normalmente. Enquanto ele estiver queimado, entre os turnos, coloque dois marcadores de dano nele, ignorando fraqueza e resistência. Após a aplicação dos marcadores, ainda entre os turnos, tire cara ou coroa. Caso o resultado seja cara, seu Pokémon sairá dessa condição, mas se for coroa, ele permanecerá queimado. Se um ataque ou habilidade queimar um Pokémon que já estava queimado, ele não ficará queimado em dobro, a nova condição de queimadura substitui a antiga.
Enquanto um Pokémon estiver queimado, coloque um “marcador de queimadura” nele para sinalizar essa condição.

Envenenado

Um Pokémon envenenado também pode atacar e recuar normalmente.  Diferente das demais condições, um Pokémon envenenado não tira cara ou coroa entre turnos. Essa condição causa 10 pontos de dano entre os turnos dos jogadores. Se um ataque ou habilidade queimar um Pokémon que já estava envenenado, ele não ficará envenenado em dobro, a nova condição substitui a antiga.
Enquanto um Pokémon estiver envenenado, sinalize essa situação utilizando um “marcador de envenenamento” nele.

Dá para um Pokémon ficar com várias condições ao mesmo tempo?

Depende. Há condições que podem ser causadas simultaneamente porém algumas delas se anulam.
As condições adormecido, paralisado e confuso não se acumulam. Caso um possua uma dessas condições receber outra nova, a nova condição será considerada válida.
Por exemplo: Se seu Pokémon está adormecido e recebe a condição paralisado, no próximo turno sua condição é apenas paralisado.

Nas demais condições é possível que elas sejam usadas simultaneamente. Um Pokémon pode estar por exemplo, queimado, envenenado e paralisado.

 

Estou com uma condição especial em meu Pokémon, e agora?

Ir para o banco remove todas as condições especiais, mas é preciso ficar atento. Se seu Pokémon estiver adormecido ou paralisado, a única forma de recuá-los é utilizando itens ou habilidades que forcem a troca do Pokémon do banco para o ativo. Switch e Tate&Liza são 2 exemplos que funcionam bem nessa situação.
A evolução também remove as condições especiais do Pokémon e, cartas como Dama do Centro Pokémon e alguns Estádios também podem ser utilizadas para remover essas condições.

 

Agora que você já conhece a estratégia, o jogo e também as condições que podem afetar seus Pokémon, aproveite para jogar com seus amigos e treinar muito para o Campeonato Intercontinental da America Latina(LAIC) que acontece no próximo mês.
Qualquer jogador que possui um POP ID pode participar criar o seu, treine bastante e venha participar!