novembro 11, 2015 -

banner_dicas

Por Antônio C. Pereira

Olá, amigos e amigas! A nova expansão XY – Origens Ancestrais acaba de chegar em nossas terras tropicais – e, como sempre ocorre, temos mudanças e ajustes no metagame para acomodar ou combater as novas cartas e estratégias.

Agora que já se passou mais de uma semana do lançamento oficial e a nova coleção é oficialmente válida nos torneios, chegou a hora de aproveitar a novidade no seu deck. Hoje veremos o impacto das novas Eevoluções no deck de Excadrill. Confira a deck list:

 

ExcadrillPokémon (15):
4x Drilbur (XY Conflito Primitivo)
3x Excadrill (XY Conflito Primitivo nº 97)
3x Eevee (XY Origens Ancestrais)
1x Flareon (XY Origens Ancestrais)
2x Jolteon (XY Origens Ancestrais)
1x Vaporeon (XY Origens Ancestrais)
1x Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos) 

Trainers (35):
4x Bola de Nível
4x Ultra Bola
1x Corda de Fuga
4x Explorador VS
4x Substituição
1x Cinza Sagrada
1x Substituição de Energia
1x Lysandre
1x Maníaco de Feitiços
3x Observações do Professor Birch
4x Professor Sycamore
4x Abrigo de Aço
3x Faixa Musculosa 

Energias (10):
3x Energia Dupla Incolor
7x Energia de Metal

 

Analisando o deck

 

JolteonA presença das Eevoluções originais trouxe uma nova dinâmica para o jogo. Jolteon, Vaporeon e Flareon da nova coleção possuem a habilidade de adicionar Tipos ao Pokémon de Estágio 1 (Elétrico, Fogo e Água respectivamente), tornando possível tirar vantagem da Fraqueza de vários decks e estratégias que mandam no meta atual.

Para tornar nossa lista a mais agressiva possível, teremos como atacante o Excadrill da coleção Conflito Primitivo – lembra dele? O Excadrill nº 97 tem a capacidade de atacar duas vezes no mesmo turno graças ao seu Traço Ancestral e, por duas energias incolores e uma de Metal, ele causa 50 de dano; se atacar duas vezes, serão 100 de dano e, com uma ajudinha das Eevoltions, podemos atingir os 200 de dano ao fim do turno. Impressionante, eu devo dizer.

Para ajudar na montagem de nossos combos, contamos com a volta da amada Bola de Nível, que permite pegar Pokémon com menos de 90 PS no deck e adicioná-los à nossa mão. Como o grosso do deck se enquadra nesse quesito, podemos pegar Eevolutions e o Drilbur para acelerar o setup da estratégia. Já as Ultra Bolas são alternativas para buscar o Shaymin-EX e os Excadrill sempre que for necessário.

VaporeonComo as energias são vitais para a nossa lista, temos um número acima da média de cartas para mover nosso Pokémon ativo – ou seja, Substituição e Corda de Fuga, pois perder uma energia para recuar pode custar muito ao fim da partida. A lista de Apoiadores é voltada para a reciclagem das mãos ruins e as melhores opções para isso são Sycamore e Birch, que ajudam ao longo dos jogos. Temos ainda o Lysandre e a linha máxima permitida de Pesquisador VS para reutilizarmos os Apoiadores que estão na Pilha de Descartes sempre que preciso, aumentando as possibilidades ao longo da partida.

Outra novidade que iremos nos acostumar é o Apoiador Maníaco do Feitiço. Essa carta desliga as Habilidades dos Pokémon por algum tempo – o que pode nos ajudar ou atrapalhar, dependendo do momento em que for usada. Contamos com uma cópia para os momentos de emergência, como para “desligar” um Bronzong, por exemplo. Mas lembre-se, essa carta afeta ambos os jogadores, por isso pense bem antes de usá-la.

Para finalizar esse bloco, as cartas restantes têm a finalidade de reaproveitar recursos em campo, ou que foram para a Pilha de Descartes. O Item Cinzas Sagradas traz Pokémon do Descarte para o deck e a Substituição de Energia ajuda a mover aquela Energia Básica necessária para atacar ao fim do turno. O Estádio Abrigo de Aço nos ajudará a evitar Condições Especiais nos Pokémon do Tipo Metal, pois o Ariados vai aparecer muito nas mesas de jogo daqui a pouco. E para fechar o dano e derrubar Mega Evoluções, usaremos a Faixa Musculosa para aumentar o dano do Excadrill para 280 [(50+20) + (50+20)], contando a Fraqueza, sem risco de falhar.

 

Opções

 

FlareonExistem dois caminhos a serem seguidos nesse deck, ambos para aumentar a velocidade (que é o ponto negativo da lista). A primeira é acrescentar um ou dois Shaymin-EX para acelerar a compra de cartas por turno, graças à habilidade Acerto. Com isso teremos mais recursos em mão, mas teremos que sacrificar os cards de Substituição para isso.

A outra opção é somar a habilidade de Bronzong, que recupera Energias de Metal da Pilha de Descartes, e Compressor de Batalha, que descarta até três cartas, tornando a energização mais eficiente e sacrificando os cards de Substituição.

 

Conclusão

 

Fora do circuito competitivo as Eevoluções brotam como grama em dia chuvoso, em várias combinações interessantes e imprevisíveis, tornando cada partida e cada evolução única em termos de estratégia. E essa é só uma das versões desse divertido e novo jeito de jogar.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí! 😉