julho 22, 2015 -

Por Edgar Shinagawa

E aí, pessoal! Dia 24 agora ocorre o lançamento da miniexpansão Crise Dupla pela Copag, estrelando Pokémon das equipes Magma e Aqua.

Além disso, já saiu a notícia oficial da rotação deste ano. A partir de setembro, serão válidas em torneios apenas as cartas lançadas na geração XY. Muitas cartas farão falta e deixarão saudades, enquanto outras “já vão tarde”.

Por isso, hoje trago para vocês um deck que utiliza algumas cartas da Crise Dupla, além de várias cartas do bloco XY, sendo possível aproveitar boa parte dele mesmo após a rotação. São cartas que possuem sinergia – mas que, devido a algumas dificuldades que irei mencionar depois, não fez muito sucesso mundo afora.

Com vocês, o deck Camerupt:

 

CameruptPokémon (11):
4x Camerupt-EX (XY Conflito Primitivo)
4x Team Magma’s Numel (XY Crise Dupla)
3x Team Magma’s Camerupt (XY Crise Dupla) 

Trainer (30):
4x Professor Sycamore
3x Blacksmith (Ferreiro)
2x N
1x Colress
1x Lysandre
1x Wally
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
4x VS Seeker (Explorador VS)
2x Muscle Band (Faixa Musculosa)
2x Professor’s Letter (Carta do Professor)
1x Switch (Substituição)
1x Escape Rope (Corda de Fuga)
1x Computer Search (Pesquisa no Computador)
3x Scorched Earth (Terra Queimada) 

Energy (12):
3x DCE (Dupla Incolor)
9x Fire (Fogo) 

Total = 53 cartas

 

Estratégia

 

NumelCamerupt-EX é uma carta que tem potencial de dano ilimitado. Isso porque seu segundo ataque causa 50 vezes o número de energias de fogo descartadas de seus Pokémon em campo. A grande vantagem é que as energias não precisam estar ligadas ao Camerupt, podendo estar ligadas em Pokémon do banco.

Assim, esta carta tem uma grande sinergia com outro Camerupt, da Team Magma, que pode reciclar uma energia de fogo do descarte, podendo ser descartada no ataque do Camerupt-EX, sendo uma estratégia bastante simples e linear – volte energias do descarte com Team Magma’s Camerupt e descarte-as para utilizar no ataque do Camerupt-EX.

Como o custo do ataque do Camerupt-EX é bastante alto, o deck usa energia Dupla Incolor e Blacksmith para auxiliar na energização.

 

Sugestões de cartas

 

Uma vez que o deck precisa acelerar energias com Blacksmith, é interessante que das 7 cartas que faltam para completar o deck a maioria sejam focadas em itens/Pokémon de compra, como por exemplo:

Acro Bike (Bicicleta Acro)
Trainer’s Mail
Bicycle (Bicicleta)
Shaymin-EX
Roller Skates (Patins)

ShayminAs opções mais baratas certamente são Roller Skates e Bicycle, porém são as menos efetivas. As que darão mais poder de compra são Shaymin-EX combinado com Trainer’s Mail ou Acro Bike. No caso de utilizar muitas cópias de Shaymin, pode ser interessante substituir alguns dos estádios por Sky Field, para não ter problemas com espaço no banco.

Outra carta bastante interessante neste deck é Energy Switch (Substituição de Energia), pois você pode voltar uma energia do descarte com o Camerupt da Team Magma e mudá-la para o Camerupt-EX.

 

Conclusão

 

Apesar da óbvia sinergia entre as cartas, o alto custo do ataque (4 energias) dificulta o fluxo de atacantes depois que o Camerupt-EX é nocauteado. Além disso, são necessárias praticamente 8 energias em campo para nocautear um EX (4 no Camerupt-EX e 4 nos Camerupt Team Magma), o que corresponde a 80% do total de cartas de energia do deck. Safeguards também são uma grande dificuldade, que pode ser minimizada com a adição de 1 ou 2 Reshiram (BW Base Set) e praticamente nem preciso mencionar a tragédia que é uma partida contra Seismitoad.

E é isso, pessoal! Espero que tenham gostado. 🙂

Por fim, gostaria de me despedir de vocês. Hoje se encerra minha passagem aqui pelo blog. Agradeço à Copag pelo espaço cedido e a todos vocês que me acompanharam neste último ano. Espero ter ajudado vocês durante este tempo e vê-los nos torneios por aí. Até mais! 😉