julho 4, 2017 -

E aí, jovens?

 

O artigo de hoje é sobre meu Pokémon favorito, o Darkrai! Tive ajuda de excelentes jogadores internacionais para chegar nessa lista: o atual campeão mundial da categoria Sênior, Jesper Eriksen e Robin Schulz, sem dúvida alguma um dos melhores jogadores da atualidade no mundo inteiro! Hoje vou falar sobre um Deck que estava desacreditado no formato. Sol e Lua 2 – Guardiões Ascendentes trouxe a carta Ventilador de Campo, que descarta ferramentas com muita facilidade. Como o Deck sempre foi muito baseado em Itens, por mais que o Item Lock não esteja tão forte, o novo Garbodor também causa muito dano em cima de Itens na sua pilha de descarte, tornando esse Deck uma escolha ousada pra muitos jogadores.

Mas nada como refazer uma lista de algo que você gosta de jogar! E sim, Darkrai é um Deck atualmente competitivo no formato, mesmo com todos esses contras. Enquanto os demais Decks tem muitas estratégias e combos complexos, o Darkrai EX volta a apostar no jogo simples, de colocar energias todo turno e aumentar o seu dano aos poucos. A consistência do Deck, sem dúvida alguma, foi o que mais mudou. Utilizaremos apenas 16 cartas diferentes nessa lista – consegue perceber o quão simples isso vai ser? Normalmente são 30! Vamos dominar essa estratégia, que mais uma vez é um ponto EXCELENTE para novatos no jogo!

Vamos à decklist para você entender melhor:

 

Pokémon – 10

 

4x Darkrai EX (XY Turbo Colisão)

2x Yveltal (XY Gerações)

1x Sudowoodo (SM Guardiões Ascendentes)

1x Oricorio (SM Guardiões Ascendentes)

2x Tapu Lele GX (SM Guardiões Ascendentes)

 

Cards de Treinador – 35

 

4x Professor Sycamore

4x N

3x Lysandre

1x Maníaco de Feitiços (Hex Maniac)

4x Compart. Exp. (Exp. Share)

4x Faixa da Escolha (Choice Band)

4x Ultra Bola (Ultra Ball)

3x Explorador VS (VS Seeker)

4x Altar Lunar  (Altar of the Moone)

4x Elixir Máximo (Max Elixir)

 

Energia – 15

 

15x Energia Noturna

 

Temos apenas 2 opções de ataque bem distintas. Praticamente com essa parte teórica, você já vai saber quando vai utilizar cada um – em 90% das vezes, sempre o Darkrai EX. Seu primeiro ataque, Pulso Sombrio, por duas energias incolores causa 20 de dano mais 20 para cada energia noturna básica ligada em TODOS os seus Pokémon. Como só utilizamos essa energia no Deck, esse ataque vai sempre causar um mínimo de 60 de dano.

Quando o primeiro Darkrai EX estiver pronto, imediatamente você começa a preparar o segundo, pois independentemente do que você use, seu dano sempre será aumentado. Com aceleradores como Elixir Máximo, você vai causar entre 60-120 no seu primeiro turno de ataque. São raríssimas as opções que conseguem o nocaute do Darkrai EX com apenas um ataque, quanto mais tão cedo no jogo. Isso te dá a segurança que cada Darkrai vai ficar na mesa pela quantidade de turnos necessários. Com esse dano acumulativo, a ideia é que o seu segundo Darkrai EX ataque com Pulso Sombrio, causando o dano suficiente para nocautear o seu oponente com apenas um ataque, enquanto a parte tática do primeiro é segurar as pontas enquanto isso não acontece.

Utilizamos uma quantidade razoável de energias básicas, 15 no total. O setup do Deck é um pouco ousado no início do jogo. Você não pode dar tanto valor a vários recursos importantes do Deck nos dois primeiros turnos, até que você consiga em campo o que vai usar nos próximos turnos. Energia com certeza vai ser um desses recursos que você vai abrir mão facilmente, não hesite! Yveltal está aqui para corrigir esse problema. Cada Darkrai entrega 2 prêmios para o seu oponente, não tem problema algum caso ele compre 6 ou 7, então você pode perder esse prêmio ímpar a qualquer momento da partida. Sabe aquela dor no coração, de fazer as contas para o ataque do Darkrai e faltar 20 ou 30 de dano? O Yveltal sobe no próximo turno corrigindo isso com seu ataque Asa do Esquecimento – e ainda vai recuperar uma energia básica da pilha de descarte para algum Pokémon no seu banco. Esses dois funcionam em perfeita sincronia!

 

 

 

 

 

 

 

 

Utilizamos mais Pokémon no Deck, porém nenhum deles tem uma função ofensiva no jogo, as chamadas “Techs”. Vamos com uma cópia do Sudowoodo por causa da sua habilidade, que vai limitar o banco do seu oponente para apenas 4 Pokémon. Como é uma habilidade, não importa se existe algum estádio em campo. Isso salva o Darkrai dos poderosos ataques do Mega Rayquaza EX, Xerneas Rainbow Force, além de atrapalhar bastante a vida do Volcanion EX.

Oricorio é a sua resposta automática mais para o fim do jogo, contra o Deck de Vespiquen. Nessa partida, por ela ter uma vida baixa, você nem se preocupa em baixar tantas energias em campo, apenas sempre em ter a resposta certa no momento certo. Seu ataque por uma energia incolor, coloca 1 marcador de dano nos Pokémon do seu oponente para cada Pokémon na pilha de descarte dele, que é justamente a estratégia do Deck de Vespiquen.

Tapu Lele GX é, de longe, a carta que chegou pra ajudar todos os Decks do formato; a melhor carta de Guardiões Ascendentes. Sua habilidade faz você buscar uma carta Apoiador e colocá-la em sua mão. Então, Ultra Bola na sua mão inicial significa muita coisa. Para que você não fique prejudicado e consiga trazer seus Pokémon para a batalha, utilizamos apenas 10 deles, mesmo que todos sejam básicos – o que pode significar alguns Mulligans indesejáveis no início da partida. Ela pode ser uma atacante secundária e, dependendo da situação, uma das candidatas a receber o Compart. Exp. do Deck. Pode ser que fique grande suficiente para causar o dano chave do momento!

 

 

Seus treinadores fazem um papel extremamente importante para o funcionamento do Deck. Quanto mais rápidos trouxermos energias para campo, mais dano vamos conseguir! Elixir Máximo olha as 6 primeiras cartas do seu Deck e coloca uma energia básica em algum Pokémon do Banco. Já é 20 a mais de dano! Faixa de Escolha é a nossa ferramenta para fechar o dano contra os Pokémon EX e GX. São os com vida maior, então contra estes vamos causar 30 a mais de dano. Somados com seus 60 de dano básico, são 90 que podem muito facilmente serem causados no primeiro turno.

Compart. Exp. entra em campo quando algum Pokémon for nocauteado por Ataque. O Pokémon com essa ferramenta vai receber uma energia básica dele antes de ir para a pilha de descarte. Com 2 cartas dessa, por mais que algum atacante vá embora, você vai manter as suas energias em campo, geralmente sempre somando a sua conta de dano por turno. Vamos supor que você está batendo 100 de dano, perde um Pokémon, mas as energias são recolocadas pelas ferramentas. No próximo turno, você acerta um Elixir e coloca a energia do turno: você agora causa 140 de dano. Sempre subindo até nocautear tudo pela frente! Nem sempre isso vai ser possível. Então, para evitar que alguém com muitas energias seja nocauteado, recue livremente seus Darkrai graças ao estádio Altar Lunar, forçando assim o seu oponente a usar um Lysandre, colocando um Pokémon sem dano algum como ativo e provavelmente causando o dano necessário para o momento. Essas cartas são a alma do Deck!

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

O Deck havia perdido muito fôlego dentro do Item Lock, não conseguindo energizar na velocidade correta. Mas com a coleção Guardiões Ascendentes, ganhou um estádio e uma ferramenta que aumenta 30 do seu dano contra seus principais adversários. A manutenção do Deck voltou a ser suave. Mesmo com um removedor de ferramentas, a carta que praticamente era a alma do Deck (Compart. Exp.) agora é utilizada em maior quantidade e não está chamando atenção sozinha, o oponente tem que decidir o que descartar entre ela e a Faixa de Escolha. Com tudo isso, o Deck utiliza 4 cópias de todas as suas cartas chave, o deixando com uma consistência inigualável. Deck apareceu bem em diversos League Cups do mundo, tendo seu melhor resultado nas mãos de Robin Schulz, um dos criadores da lista.

Recomendo muito esse Deck para quem está começando a jogar competitivamente. Você consegue dominá-lo rapidamente e passa a estudar os decks que está enfrentando e como se comportar contra cada um deles, o que é o ABC de qualquer card game competitivo quando se olha para torneios. Dê a chance, você não vai se arrepender a essa reinvenção do Darkrai EX!

 

Como sempre, segue uma Gameplay para visualizar o Deck, com ajuda e comentário de um dos criadores, Jesper Eriksen! Assim podemos entender melhor a sua estratégia na prática:

 

Tag: , , , , , , , ,
  • Julio Cesar Ramos

    se caso eu nao tenho os leles eu poderia trocar por outra carta e ele continuaria rodando bem ?