julho 29, 2015 -

Por Júnio Gonçalves

E aí, galera! Para quem ainda não me conhece, sou o Júnio do blog Pokémon TCG MG. Com a saída do Edgar Shinagawa, eu e mais dois colaboradores vamos nos revezar aqui neste espaço para trazer dicas de decks bacanas para vocês. A mim, caberá falar sobre os decks competitivos. Espero que gostem! 🙂

Neste primeiro artigo, vou falar sobre um deck muito forte e versátil que ganhou bastante espaço após o banimento do Lysandre Trump Card: o deck de Metal! Essa variante que vou mostrar pra vocês ganhou o Nacional canadense, ficou entre os 8 primeiros do Nacional americano e tem tudo para ir bem no Mundial que vai rolar agora em agosto. Se liga aí na decklist: 

 

BronzongPokémon (16):
4x Bronzor
3x Bronzong
2x Seismitoad-EX
1x Mewtwo-EX
2x Aegislash-EX
1x Cobalion-EX
1x Dialga-EX
1x Heatran
1x Keldeo-EX 

Treinadores (32):
4x Professor Sycamore
3x N
2x Colress
1x Lysandre
1X Xerosic
1x Pokémon Fan Club (Fã Clube Pokémon)
4x VS Seeker (Explorador VS)
3x Steel Shelter (Abrigo de Aço)
2x Battle Compressor (Compressor de Batalha)
2x Float Stone (Pedra Flutuante)
1x Switch (Substituição)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
1x Computer Search (Pesquisa no Computador) 

Energias (12):
4x Double Colorless (Dupla Incolor)
8x Metal

 

Estratégia

 

Esse deck conta com a seguinte estratégia: você possui diversos atacantes que desempenham papéis diferentes durante toda a partida, tornando o deck muito versátil. Para a energização e a troca desses atacantes ser fácil, você precisa de vários Bronzong em jogo. Com eles e energia dupla você consegue ligar facilmente quatro energias num turno só! Não é incrível? 😀 

Agora vou explicar a função de cada atacante e o momento certo para usar cada um deles:

 

SeismitoadSeismitoad-EX

Todo mundo conhece a força deste Pokémon. Como o seu começo é um pouco mais lento que a maioria dos decks do metagame, Seismitoad-EX está aqui para desacelerar os adversários. Com seu ataque Quacking Punch, você impede que seu adversário use cartas de item – o que deixa o jogo bem mais lento e difícil para eles.

 

Mewtwo-EX

Um atacante muito forte. Seu ataque X-Ball é ideal para este deck, já que seu dano só aumenta dependendo da quantidade de energia ligada nele. Serve para causar danos altos em Pokémon que usem muitas energias para atacar.

 

Aegislash-EX

Terror de decks baseados em energias especiais, como Raichu. Este Pokémon não toma nenhum dano caso o Pokémon atacante do adversário esteja com alguma energia especial ligada a ele. Essa habilidade dificulta muito decks dependentes de Dupla Incolor, Strong Energy, etc.

 

cobalionCobalion-EX

Ótimo atacante para o começo de jogo. Seu golpe remove uma energia especial do adversário. Como Lysandre Trump Card foi banido, essas energias especiais descartadas não podem mais voltar para o jogo (com exceção de Thundurus-EX). Seu segundo ataque passa por cima da habilidade Safeguard (que não toma dano de Pokémon-EX), como de Suicune, tornando assim seu deck pronto para qualquer situação.

 

Dialga-EX

Esse Pokémon tem dois ataques ótimos e que devem ser usados com sabedoria. O primeiro faz com que o Pokémon-EX do adversário não possa atacar no próximo turno e ajuda você a restabelecer seu jogo. Já o segundo, junto com Muscle Band, derruba vários EX.

 

Heatran

Ótimo atacante não-EX. Causa bastante dano e consegue derrubar Pokémon não-EX facilmente, tornando a troca de prêmio boa para o seu lado.

 

Keldeo ordinary formKeldeo-EX

A sua principal função nesse deck é dar a você recuo grátis, usando sua habilidade Rush In combinado com Float Stone. Mas se engana quem acha que este Pokémon não pode atacar: sendo do tipo de água ele é bom contra Pokémon do tipo fogo e alguns lutadores. Com isso, seu ataque Sacred Sword pode derrubar alguns Pokémon com apenas um golpe, abusando da fraqueza do Pokémon adversário e Muscle Band. Como seu ataque não exige nenhum tipo específico de energia, a dupla incolor também te ajuda aqui.

 

Conclusão

 

O deck de Metal é muito versátil e tem sido bastante usado nos últimos campeonatos grandes no exterior. Se você se interessou pelo deck, treine bastante e não desista, já que ele não é fácil de ser pilotado. Acredito que este deck irá conquistar uma ótima posição (em todas as categorias) no Mundial deste ano. 

Bom, galera, e por hoje é isso! Digam aí nos comentários se vocês curtiram e fiquem à vontade para perguntar se tiverem alguma dúvida. Semana que vem tem dica de deck for fun. Até a próxima! 😉