abril 22, 2015 -

Por Edgar Shinagawa

Olá, pessoal! No sábado deste final de semana tive a oportunidade de ser Head Judge do Regional de Campinas. O torneio foi bastante tranquilo e gostaria de agradecer publicamente o empenho e cuidado dos jogadores em atender às regras, principalmente em relação à decklists, onde houve pouquíssimos problemas.

No dia seguinte Lucas Pedrosa conquistou o Regional baiano com o deck de Exeggutor. Este deck vem demonstrando resultados satisfatórios também no exterior. E sabe do melhor? Ele é bastante acessível, já que usa poucas cartas ultra raras. Por isso, se você quer um deck bom e barato, veio ao lugar certo! 🙂

 

ExeggutorPokémon (15):
4x Exeggute (BW Congelamento de Plasma)
4x Exeggutor (BW Congelamento de Plasma)
2x Empoleon (BW Explosão de Plasma/Exploradores da Escuridão)
2x Jirachi-EX (BW Explosão de Plasma)
1x Skrelp (XY Flash de Fogo)
1x Dragalge (XY Flash de Fogo)
1x Mr. Mime (BW Congelamento de Plasma)

Trainer (35):
4x Professor Sycamore
1x N
1x Lysandre
1x Lysandre Trumph Card (Coringa de Lysandre)
1x Team Flare Grunt (Grunhido da Equipe Flare)
1x Archie’s Ace in the Hole
4x Hypnotoxic Laser (Laser Hipnotóxico)
4x VS Seeker (Explorador VS)
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
3x Battle Compressor (Compressor de Batalha)
3x Crushing Hammer (Martelo Esmagador)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)
1x Enhanced Hammer (Martelo Avançado)
1x Switch (Substituição)
1x Computer Search (Pesquisa no Computador)
2x Virbank City Gym (Ginásio da Cidade de Virbank)

Energy (7):
7x Water (Água)

Total = 57 cartas

 

Estratégia

ExegguteO deck gira em torno do ataque Bloqueio do Exeggutor, que impede que seu adversário use Supporters (Apoiadores) no próximo turno dele. Uma vez que TODOS os decks do formato dependem de Supporters para comprar cartas e estabelecer sua estratégia, as chances de “travar” seu adversário são enormes.

Porém, o ataque do Exeggutor causa somente 10 de dano. Por isso, contamos com Muscle Band e Laser para acelerar o processo de nocaute. Também incluí uma linha 1-1 de Dragalge, que assim como no deck de Breedrill tem a função de impedir o recuo do Pokémon adversário.

O grande problema do deck é o fato de se demorar para nocautear o adversário, o que pode dar tempo dele energizar outro Pokémon que cause altos danos no Exeggutor. Por isso, o deck conta com martelos para remover as energias e dificultar mais ainda a vida do oponente.

EmpoleonA inclusão de 2 Jirachi-EX parece, à primeira vista, bastante exagerada, porém faz-se necessária para abrir espaço na lista. Battle Compressor é simplesmente ÓTIMO para pegar 3 Exeggute no deck, já que após descartá-los, basta utilizar sua habilidade para retorná-los à sua mão.

Por fim, o deck conta com 2 Empoleon e Archie’s para colocá-los em campo. Além de serem de grande auxílio para a compra, também são bastante efetivos como segundo atacante. Porém, lembre-se que, para usar Archie’s, sua mão tem que estar somente com esta carta. O uso de Ultra Ball e Exeggute é essencial para conseguir completar este quebra-cabeça e permitir o uso deste Supporter.

 

Outras Opções de Carta

 

Para os 3 espaços abertos na lista, podemos incluir as seguintes opções:

Virizion-EX
Basicamente para evitar condições especiais no Exeggutor, principalmente contra Lasers. Se optar por esta carta, troque a linha de energias por 4 de grama e 3 de água.

Silent Lab
Contra Virizion/Genesect os Lasers não funcionam, a não ser que você tenha Silent Lab em campo. O dano é bem menor do que com Virbank, mas já é de alguma ajuda.

Shadow Triad (Tríade das Sombras)
Esta carta tem como único objetivo pegar o Laser do descarte. Não é muito útil, visto que Trump Card já é bastante efetivo para reciclar suas cartas.

Crushing Hammer
Já que o principal problema deste deck é seu oponente conseguir energizar e atacar, com 4 cópias de martelos você aumenta as chances de seu Exeggutor sobreviver mais turnos.

 

Conclusão

 

manectricAssim como o deck de Beedrill, o custo deste deck é bastante atrativo, já que existem poucas cartas Ultra-Raras em sua composição. Porém, diferente deste, o deck tem um grande potencial competitivo, conseguindo conquistar a primeira posição em torneios de grande expressão, tanto no cenário nacional quanto no cenário mundial.

O grande desafio desta opção são os decks que causam alto dano com poucas energias, como é o caso de Mega Manectric. Isto porque este Pokémon consegue atacar com apenas duas energias, causando dano suficiente para nocautear um Exeggutor em apenas um ataque. Além disso, ele consegue energizar outro Pokémon no banco. A partida não chega a ser impossível, mas é bastante complicada e exige não apenas habilidade por parte do jogador, mas também sorte.

Por fim, o deck é bastante forte e divertido, porém possui uma complexidade relativamente elevada, devido à inclusão de Archie’s, que exige que você pense bastante na ordem de uso das cartas para reduzir sua mão.

Bom, pessoal, e é isso por hoje! Espero que tenham gostado das dicas. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões aí nos comentários e até a próxima! 😉