abril 12, 2017 -

E aí, jovens?

 

Hoje vamos conhecer um Deck que normalmente não faz sucesso facilmente dentro do formato competitivo: o Deck com apenas 1 tipo de Pokémon. Recentemente tivemos o Greninja que chegava perto disso, atualmente o Quad Lapras que só vai Lapras, mas um Deck com vários Pokémon diferentes do mesmo tipo jogando em perfeita sintonia é um pouco difícil. E vai ser do tipo Fogo, um dos meus favoritos sem dúvida alguma!

Incineroar chega como uma opção barata pra quem quer surpreender no competitivo. Como o Deck não utiliza nenhum Shaymin EX e nada de valor alto, pode ser uma boa opção para iniciantes já familiarizados com as regras básicas do jogo. O dano do deck é causado de acordo com a quantidade de Pokémon de Fogo em campo, então vamos focar em ter apenas essa espécie em todo Deck.

incineroar_and_litten_by_presteasy-daome27

 

 

Vamos à decklist para você entender melhor:

 

Pokémon – 16

3x Volcanion (XY Cerco de Vapor)

4x Litten (SM Sol e Lua)

2x Torracat (SM Sol e Lua)

4x Incineroar GX (SM Sol e Lua)

1x Flareon EX (XY Gerações)

2x Entei 14/98 (EX Origens Ancestrais)

 

Cartas de Treinador – 33

2x Bola de Ninho (Nest Ball)

3x Doce Raro (Rare Candy)

4x Explorador VS (VS Seeker)

1x Poção Máxima (Max Potion)

2x Substituição (Switch)

1x Super Bastão (Super Rod)

4x Ultra Bola (Ultra Ball)

3x Campo Celeste (Sky Field)

1x Lysandre

2x Lílian

2x N

1x Professor Nogueira (Professor Kukui)

4x Professor Sycamore

3x Pedra Flutuante

 

Energia – 11

11x Energia de Fogo

 

O atacante principal é o Incineroar GX estágio 2. Caso não esteja dentro de um item lock, você tem grandes chances de conseguir evoluí-lo no turno 2 através do Doce Raro. O seu primeiro ataque é o coração e o objetivo principal desse Deck: causar um alto dano com apenas 1 energia. Ataque Apressado, por 1 energia de fogo, causa 10 de dano mais 20 para cada Pokémon de fogo no seu banco. Com 5 Pokémon, você causa 110 – e se estiver com o Campo Celeste em campo, você chegar até a 170 de dano, que ainda pode ser incrementado por mais 20 de dano com o Professor Nogueira, para ajudar a fechar algum nocaute.

SM1_EN_27

 

Esse é o simples do Deck: fazer um Incineroar GX, colocar 1 energia nele e colocar o máximo de Pokémon de Fogo no seu banco todos os turnos. É importante falar que o Incineroar GX tem 250 de vida, dificultando e muito o seu nocaute em apenas 1 turno. Caso isso esteja prestes a acontecer, você tem uma Poção Máxima que vai curar todos os danos do Pokémon em que ela for usada e descartar todas as energias ligadas a ele. Como usamos apenas 1 energia no Incineroar, você praticamente vai ter um novinho em folha para o próximo turno.

 

Parar trazer mais consistência ao Deck, vamos ter outras opções de atacantes. Um deles é o clássico Volcanion, que é muito usado no Deck de Volcanion EX. Essa carta é a estrela do Deck Inicial Engrenagens de Fogo e caso você compre um desses, já vai conseguir 2 cópias dela. Ele também causa 20 de dano ao Pokémon ativo do seu oponente e liga 2 energias da pilha de descarte aos seus Pokémon no Banco com apenas 1 energia. É um atacante não EX e não GX, que pode te ajudar deixando os prêmios do seu oponente ímpar.

XY11_EN_25

 

 

Outra opção é o Entei, que por apenas 1 energia, descarta as 4 cartas do topo do Deck e liga todas as Energias de Fogo descartadas desse jeito aos seus Pokémon da maneira que desejar. Seu segundo ataque por 2 energias de fogo – um custo relativamente barato – causa 20 de dano mais 20 para cada Pokémon no banco do seu oponente. Uma ótima resposta contra os populares Decks Deciplume e Mega Rayquaza. Como você joga de Campo Celeste, seu oponente sempre vai poder baixar mais do que 5 Pokémon básico, isso também ajuda ao Entei a colocar mais dano na mesa e jogar uma responsabilidade menor para o Incineroar GX.

XY7_EN_14

 

O Flareon EX, está aqui como uma opção sólida e mais rápida que o Incineroar para o final do jogo. Ele tem uma habilidade que puxa uma Energia de Fogo em seu campo, de algum Pokémon que provavelmente não vai mais fazer diferença na partida pra ele, e com 3 energias incolores ele bate 50 de dano, mais 20 para cada energia de fogo. O seu dano mínimo então será de 110, sendo ilimitado no final. Com 170 de vida, dependendo do Deck do seu oponente, essa pode ser a sua melhor opção como atacante.

G1_EN_RC6

 

Você entendeu que o Deck coloca uma quantidade média de dano com poucos recursos. Mas e se eu precisar de um momento causar um dano maior? Ninguém faz isso por mim? Faz e vamos voltar a falar então do Incineroar GX. Durante o jogo, você deve preparar 1 Incineroar GX com mais de 1 energia para que ele possa usar o seu ataque GX. Pancada Ardente GX causa 200 de dano e deixa o seu oponente queimado. Com a nova regra desta condição especial, o oponente SEMPRE leva 20 de dano entre os turnos, e por mais que ele tire cara na moeda e remova a opção de queimado do seu Pokémon, o dano básico desse ataque é praticamente 220, o que é suficiente para nocautear diversos Pokémon chave do jogo, mesmo que estejam com Cinto de Luta Furiosa.

incineroar_by_wargreymon43-dan6l94

Conclusão

 

O Deck conseguiu vencer um League Cup, o nosso novo City nos Estados Unidos. Com certeza faz partidas de igual pra igual com diversos Decks do formato e reage relativamente bem dentro do Item Lock, além de conseguir causar dano na fraqueza contra os temidos Pokémon de Grama do formato. Os 2 Hits para nocaute, contra esses decks se tornariam apenas 1, o que te daria uma ótima vantagem.

 

Infelizmente, nem tudo são flores. O Deck tem uma partida muito difícil contra um dos decks mais populares, o também de fogo Volcanion EX. Como o Volcanion EX possui dois tipos, Fogo e Água, ele também bate na fraqueza do Incineroar, deixando a partida um pouco desequilibrada.

 

Independentemente, o Deck tem aquela cara de Rogue, mas garanto que tem excelentes chances de surpreender positivamente. Deck com um custo benefício muito bom, pelos decks do Meta que ele consegue ganhar com boa facilidade! Acho que é uma excelente escolha para jogadores despretensiosos que vão jogar o International agora em abril. Com uma pitada de sorte, quem sabe você não pega uma vaga para o segundo dia ou até mesmo para o Top!?
Como sempre, segue uma Gameplay para visualizar o Deck. Assim podemos entender melhor a sua estratégia na prática:

 

 

Tag: , , , , , , ,