outubro 21, 2015 -

banner_dicas

Por Antônio C. Pereira

Olá, amigos e amigas! Os Pokémon do tipo Psíquico são muito fortes desde a primeira geração – e no TCG, com o lançamento da coleção Força Fantasma, essa força foi elevada ao extremo. Por isso, hoje juntaremos o Mega Gallade-EX dos Céus Estrondosos com outras cartas interessantes para mostrarmos do que os Psíquicos são capazes! Se liga na lista:

 

GalladePokémon (17):
2x Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos)
3x Pineco (XY Flash de Fogo)
3x Forretress (XY Flash de Fogo)
2x Espurr (XY Flash de Fogo)
2x Meowstic (XY Flash de Fogo)
3x Gallade-EX (XY Céus Estrondosos)
2x M Gallade EX (XY Céus Estrondosos) 

Trainers (35):
3x Mega Turbo
4x Substituição (Switch)
4x Ultra Bola (Ultra Ball)
4x Explorador VS (VS Seeker)
2x Correio de Treinador (Trainer’s Mail)
2x Lysandre
4x Observações do Professor Birch (Professor Birch’s Observation)
4x Professor Sycamore
4x Vale Dimensional (Dimension Valley)
1x Compart. Exp. (Exp. Share)
3x Elo Espiritual de Gallade (Gallade Spirit Link) 

Energias (8):
8x Energias Psíquicas

 

Analisando o deck

 

PinecoA maioria dos decks possui um atacante principal e alguns secundários para situações específicas. Por exemplo, o deck do Mega Ray incolor pode ter como suporte o Raichu para driblar efeitos e Habilidades que bloqueariam um ataque do Mega Ray. Mas o deck M Gallade possui uma estratégia diferente, pois conta com um Pokémon para atacar no início da partida e outro para o fim. Parece complicado? Relaxe, pois na realidade é bem simples.

Para abrirmos o jogo, usaremos Gallade-EX como Pokémon ativo e colocaremos alguns Pinecos no banco para o próximo turno. Nesses primeiros turnos nosso foco será evoluir os Pinecos para Forretress e Mega Evoluir Gallade para sua forma mais poderosa, o Mega Gallade-EX. Sempre que Pineco evolui para Forretress, através da Habilidade Tempestade de Espinhos, nós podemos colocar um marcador de dano em todos os Pokémon do Oponente e isso vai ajudar bastante quando atacarmos ao fim do turno.

O ataque de Mega Gallade-EX, Lâmina Inabalável, causa 110 de dano no Pokémon Ativo do Oponente e mais 30 em cada um dos Pokémon do Oponente no Banco que possuam marcadores de dano – e graças ao Forretress é bem possível que todos os Pokémon do adversário tenham ao menos 10 de dano. Para acelerar o M Gallade, usaremos o efeito do Estádio Vale Dimensional para baixar o custo de ataque de duas Energias Psíquicas e uma Incolor para apenas duas Energias Psíquicas, além do Item Mega Turbo para recuperarmos Energias Básicas que tenham sido descartadas por algum motivo. Uma boa forma de descartarmos energias para usarmos o Mega Turbo é através da Ultra Bola, que exige o descarte de duas cartas de sua mão. Sempre que possível, podemos adotar esse método para ajudar a montar nosso jogo, trazendo um Pokémon que precisamos e, por tabela, mais energias para o campo.

Após dois ou três ataques do Mega Gallade-EX, partiremos para o segundo momento de nossa estratégia: nesse ponto, será Meowstic que assumirá a posição de ativo. O ataque Orelhas Controladoras de Meowstic permite mover e reorganizar os contadores de dano nos Pokémon do Oponente – e assim, com uma Energia Psíquica, podemos mover o dano para nocautear o máximo de Pokémon possíveis, tomando todos os Prêmios que pudermos com esse ataque.

MeowsticAs outras cartas do deck servem para manter tudo nos trilhos: temos várias cópias de Substituição para mover os Pokémon que não devem estar na posição de Ativo (seja por um Lysandre do oponente, seja porque na nossa primeira mão não temos outra opção), Explorador VS para reutilizarmos Apoiadores da Pilha de Descartes e Correio de Treinador para ajudar a aumentar as opções de cartas em nossa mão. Os Apoiadores Professor Birch e Syncamore são para reciclar a nossa mão sempre que for necessário e as cópias de Lysandre serão úteis para acumular mais dano em campo, obrigando o oponente a trocar o Pokémon ativo dele por outro, ou para atrasar o adversário. Já o Item Compart. Exp. deve ser usado, de preferência, no Espurr e no Meowstic: isso mantém as energias em campo, permitindo a você atacar imediatamente se necessário.

 

Opções

 

A dupla de atacantes desse deck não pode ser alterada sem acabar com o foco da estratégia, causar muito dano pelo campo e depois rearranjá-lo para os nocautes. Mas algumas coisas podem ser feitas para dar uma “estilizada” em nosso jogo. Uma das mudanças seria a substituição do Forretress pelos Golbat e Crobat, permitindo um controle maior de dano ao banco do oponente (veja mais detalhes sobre isso aqui). E para acelerar a energização dos Pokémon e melhorar a eficiência do item Mega Turbo, poderíamos lançar mão de duas cópias do Compressor de Batalha para descartar energias e algumas cartas que não ajudarão em uma partida específica.

ShayminA Energia Misteriosa seria um recurso interessante para ajudar no Recuo dos Pokémon Psíquicos desse deck, tornando o processo mais rápido e evitando o descarte desnecessário de Energias Básicas. Outra carta que está em alta e poderíamos usar uma ou duas cópias é o Estádio Laboratório Silencioso, que vem sendo usado em larga escala para parar o principal acelerador de decks no momento, o Shaymin-EX.

E não custa lembrar aos leitores: todo jogador tem liberdade para fazer alterações em listas para adaptá-las ao seu jogo. Eu, por exemplo, busco deixá-las mais lentas e regulares, mas outros jogadores sacrificam a consistência para ter os três ou quatro turnos iniciais mais fortes. São os estilos de cada jogador que fazem as listas, fica a dica! 😀

 

Conclusão

 

Esse é um dos poucos decks do formato atual que possibilitam a compra de seis prêmios em um turno. Contudo, o treino e a observação são as chaves para a vitória. Para garantir uma vitória incrível, será preciso muita prática para saber a hora exata de usar cada Pokémon do nosso deck. No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí!