maio 11, 2016 -

ho-oh-ex

E aí, jovens! Hoje vamos testar uma carta polêmica, com 3 energias diferentes para pagar o seu custo de ataque, muita gente considera totalmente absurda a ideia de pensar que pode ser uma carta boa e se tornar competitiva, mas sim, ela sempre renasce e se apresenta bem no formato em que participa, estamos falando de Ho-Oh EX!

As várias energias básicas não são problemas, se o restante do deck percebe o problema e tem várias soluções para isso. Turbo colisão trouxe pra nós Elixir Máximo, que nos ajuda na aceleração de energia, mas se vamos falar disso, porque não trazer o rei da aceleração para o lado da nossa Fênix? Claro que estou falando de Mega Manectric! A lista foi campeã do State Championship de Ohio, vamos entender como ela funciona.

Pokémon (13):
2x Ho-Oh EX (Turbo Colisão)
2x Shaymin EX (Céus Estrondosos)
3x Manectric EX (Força Fantasma)
3x Mega Manectric EX (Força Fantasma)
1x Jirachi (Promo XY67)
1x Hoopa EX (Origens Ancestrais)
1x Manaphy EX (Turbo Colisão)

Trainers (35):
4x Ultra Bola (Ultra Ball)
2x Compressor de Batalha (Battle Compressor)
4x Explorador VS (VS Seeker)
2x Mares Agitados (Rough Seas)
1x Carta ao Professor (Professor’s Letter)
1x Esquema do Giovanni
1x Substituição (Switch)
1x AZ
3x Elo Espiritual de Manectric
1x Juiz (Judge)
4x Elixir Máximo (Max Elixir)
2x Cinto de Luta Furiosa
4x Professor Sycamore
1x Lysandre
4x Correio de Treinadores

Energias (12):
4x Energias Elétricas
3x Energias de Grama
1x Energias de Fogo
4x Energias de Água

Estratégia

Manectric e Mega Manectric sozinhos, são excelentes atacantes e durante várias partidas, você não vai precisar de muito mais do que eles, mas quando precisar, chame o restante da equipe. Hoopa está como sempre para nossa primeira busca de Ultra Bola do jogo, fazer o Set Up dos Pokémon necessários para a partida. Temos Shaymin para ajudar no Draw Power, temos Manaphy para ajudar no recuo gratuito dos nossos Pokémon, e nosso segundo atacante o Ho-Oh. Jirachi ajuda bastante contra Night March e Giratina, ou qualquer deck que utilize muitas energias especiais.

Utilizamos apenas energias básicas, então todas elas podem ser conseguidas através de Elixir Máximo, Carta ao Professor e o ataque Raio Turbinado de Mega Manectric, acelerando as energias e deixando praticamente o Ho-Oh pronto para o ataque. O ideal é que com os Compressores de Batalha, você descarte as energias básicas, junto com algum apoiador chave para o momento.

Ho-Oh EX possui uma habilidade que deixa com que cure 50 de dano dela mesma, se estiver equipada com uma energia de fogo, usamos apenas uma, mas é fácil de conseguí-la nos momentos importantes. Com o Cinto de Luta Furiosa, Ho-Oh vira um baita Tanker em campo, praticamente nunca vai ser nocauteada, e seu ataque entra pesado, causando 140 de dano no Pokémon ativo do oponente e em algum Pokémon no banco. Esses danos são cruciais para comprar os últimos prêmios da partida, podendo ser friamente calculados para uma finalização com o Manectric EX após um nocaute do Ho-Oh.

O estádio é a ver dos Pokémon elétricos e de água curarem. Mantendo todos eles vivos por alguns turnos a mais, e da mesma forma, te dando turnos de vantagem atacando. Qualquer EX que você evitar o nocaute, é decisivo para sua vitória no final da busca por prêmios.

Conclusão

Deck pesado, com vários EX. Ex poderosos, que interagem perfeitamente entre si, chega um momento que o deck fica literalmente invensível em campo sem dar chances para o oponente de qualquer reação. Deck com cura e aceleração de energias, após o primeiro Raio Turbinado suas possibilidades são várias para conseguir a vitória. É necessário um pouco de atenção, quando colocar dano nos Pokémon no banco, pois um erro nessa jogada pode ser decisivo. Deck joga bem contra tudo, não é atoa que foi campeão de um torneio tão importante!

Como sempre, segue um video para visualizar uma Gameplay com o deck. Assim podemos entender melhor o funcionamento dele:

Até o próximo post, bom jogo a todos!