junho 24, 2015 -

Por Edgar Shinagawa

Olá, pessoal! Desde o dia 15 estamos sem poder usar Lysandre’s Trump Card (Coringa de Lysandre) no ambiente competitivo. Semana passada eu falei de uma alternativa para conseguir jogar sem esta carta, que trouxe mudanças bastante interessantes no metagame.

Essas mudanças podem ser vistas nos decks presentes nos TOP 8 dos Nacionais que ocorreram este final de semana. 

No México, tivemos:

  • Night March
  • Landorus/Crobat
  • Rayquaza/Bronzorg
  • Fairy Tool Box (Seismitoad/Manectric/Virizion/+)
  • Latios/Rayquaza
  • Klinklang/Aegislash/Excadrill
  • Raichu/Crobat/Shaymin
  • Donphan

TrevenantNa Dinamarca:

  • Landorus/Crobat
  • Primal Groudon
  • Trevenant/Gengar
  • Landorus/Crobat
  • Landorus/Crobat
  • Night March
  • Landorus/Crobat

 

Trevenant/Gengar

Assim como previsto, Landorus/Crobat vem se mostrando com uma força incrível, podendo ser considerado o deck a ser vencido. Night March também deu as caras. Além disso, não tivemos UM deck sequer focado em Seismitoad-EX, mostrando que o banimento de Trump Card fez com que o sapo realmente perdesse MUITA força.

Um deck que me chamou a atenção foi o de Raichu/Crobat/Shaymin. Não tenho acesso à lista mexicana, mas tentei montar alguma coisa aqui. O resultado segue abaixo: 

 

RaichuPokémon (23)
4x Pikachu (XY Base Set)
4x Raichu (XY Base Set)
4x Zubat (BW Tempestade de Plasma)
3x Golbat (XY Força Fantsama)
3x Crobat (XY Força Fantasma)
1x Mr. Mime (BW Congelamento de Plasma)
3x Shaymin-EX (XY Roaring Skies)
2x Bronzor (XY Força Fantasma)
1x Bronzorg (XY Força Fantasma) 

Trainer (29)
4x Professor Sycamore
1x N
2x Colress
1x Lysandre
1x Pokémon Fan Club (Fã Clube Pokémon)
4x Ultra Ball (Ultra Bola)
4x VS Seeker (Explorador VS)
2x Muscle Band (Faixa Musculosa)
1x Switch (Substituição)
1x Float Stone (Pedra Flutuante)
1x Sacred Ash (Cinza Sagrada)
1x Computer Search (Pesquisa no Computador)
4x Sky Field 

Energy (8)
4x DCE (Dupla Incolor)
4x Metal 

Total = 60 cartas

 

Estratégia

Pikachu, o famosãoRaichu se tornou um ótimo atacante desde o lançamento de Sky Field. O grande atrativo é conseguir bater 160 de dano por apenas uma energia dupla e com um atacante não-EX. Para isso, o deck precisa de velocidade, dada especialmente pela presença de Shaymin-EX.

Como 160 de dano não é suficiente para nocautear a maioria dos EX do formato, o deck conta com a presença de Muscle Band, fechando os 180. Para Megas e EX com resistência (Landorus, por exemplo), a linha de morcegos ajuda a completar o dano, além de dar uma boa vantagem contra Night March, já que seu oponente não poderá baixar Joltiks livremente.

Na eventualidade de seu oponente remover Sky Field de campo, você deve descartar Shaymin-EX e Crobats, que não possuem grande utilidade após serem baixados.

Antigamente o deck precisava de Trumph Card para reciclar atacantes e energias. Para minimizar a ausência desta, entram no deck uma pequena linha de Bronzorg (reciclar energias) e uma cópia de Sacred Ash (reciclar Pokémon, especialmente Pikachu/Raichu).

 

CrobatCrobatConclusão

O deck tem um grande atrativo de utilizar poucas cartas ultra raras (apenas os 3 Shaymin-EX). Todas as outras são no máximo raras, que não possuem um valor tão alto, sendo possível montar este deck com um investimento relativamente baixo. Se você não possui condições de adquirir Shaymin-EX, pode substituí-los por mais Supporter (Birch, Shauna), Itens (Bicicleta Acro, Patins) ou outros Pokémon de compra (Slurpuff, Electrode). Porém, tenha em mente que a velocidade do deck ficará comprometida.

O deck consegue bater de frente contra todos os decks do formato. Landorus/Crobat é uma partida um tanto quanto complicada, principalmente porque Raichu é facilmente nocauteado devido à fraqueza e à resistência de Landorus. Porém, o fato de Raichu ser um não-EX pode manter a troca de prêmios favoráveis. Contra Night March, deve-se usar e abusar dos morcegos. Já contra Rayquaza incolor e Yveltal, o tipo elétrico te dá uma boa vantagem.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões aí nos comentários e até a próxima! 😉