março 7, 2017 -

E aí, jovens?

Hoje vamos conhecer um Deck com uma forma simples de se jogar, mas que tem conseguido resultados gigantescos! É a figura mais carimbada na maioria dos Top 32 e Top 8 de qualquer torneio de Pokémon TCG atualmente. E olha que estou falando de Regionais, que normalmente possuem mais de oito mil 500 jogadores envolvidos!

Não vou negar que escrevo e falo isso com o maior prazer, pois se trata de um dos meus Pokémon favorito: o Darkrai! Pokémon que já foi campeão mundial duas vezes e está querendo um Tri nessa temporada em Anaheim!

darkrai

Esse deck é ótimo para iniciantes, pois a sua mecânica de jogo é muito fácil. Vamos à decklist, para você entender melhor:

Pokémon – 9

2x Shaymin EX (XY Céus Estrondosos)

4x Darkrai EX (XY Turbo Colisão)

2x Yveltal (XY Base Set)

1x Hoopa EX (EX Origens Ancestrais)

Cartas de Treinador – 39

2x Corda de Fuga (Escape Rope)

4x Professor Sycamore

2x Cinto de Luta Furiosa (Fighting Fury Belt)

1x Lílian

1x Cidade Paralela (Paralelal City)

1x Maníaco de Feitiços (Hex Maniac)

2x Compart. Exp. (Exp. Share)

1x Recruta da Equipe Flare (Team Flare Grunt)

2x Laboratório do Silêncio (Silent Lab)

1x Martelo Avançado (Enhanced Hammer)

1x Substituição (Switch)

4x Ultra Bola (Ultra Bola)

1x Pedra Flutuante (Float Stone)

4x Explorador VS (VS Seeker)

1x Professor Nogueira (Professor Kukui)

2x N

2x Lysandre

4x Elixir Máximo (Max Elixir)

3x Correio de Treinadores (Trainer’s Mail)

Energia – 12
12x Energia Noturna

O Setup do Deck é simples. Basta olhar que usamos apenas 9 Pokémon, sendo eles 4 diferentes, apenas. Sendo curto e grosso, vamos atacar sempre que possível com o Pulso Sombrio do Darkrai EX. Ele causa 20 de dano, mais 20 para cada energia noturna em campo. Lembre desse final, pois ele vai ser importante para outras explicações.

darkrai card yveltal card

Darkrai EX é um atacante consistente. Pode atacar no seu T1 dependendo das circunstâncias, mas geralmente vai ser um atacante a longo prazo. O dano não tem fim e vai ser de sua responsabilidade calculá-lo todos os turnos. A cada energia do turno, a cada Elixir Máximo acertado e a cada Compart. Exp. que você conseguir ativar, você está aumentando em 20 o seu dano.

Com 180 de vida mais o Cinto de Luta Furiosa, o Darkrai vai ser um atacante que vai ficar por vários turnos na mesa, com o mínimo de 1. Com 4-5 energias em campo, já é suficiente para que você cause nocaute a todos os Pokémon relevantes do formato em 2 turnos.

Hoopa EX está aqui para cobrir uma das fraquezas do Deck: a falta de Pokémon. É um pouco complicado quando ele não vem. Sem Ultra Bola no início do jogo, te coloca meio refém de que o Pokémon certo venha, para que você não perca Elixir Máximo em algum Pokémon que não seja o Darkrai EX nos primeiros turnos. Com a habilidade Anel Vigarista, sua melhor escolha quase sempre vai ser trazer 2 Darkrai EX e 1 Shaymin EX para sua mão.

Yveltal é um atacante interessante. Mesmo usando 12 energias, durante o Setup você vai acabar descartando algumas energias noturnas. Asa do Esquecimento, por apenas 1 energia noturna, causa 30 de dano no seu oponente e liga uma energia da pilha de descarte em algum Pokémon do banco. Como energia é dano nesse deck, você está reaproveitando bem os seus recursos e colocando nada mais, nada menos que uma responsabilidade de 2 energias a menos para o Darkrai EX. Pois esses 30, somados aos 10 extra do Cinto de Luta Furiosa, são os mesmos 40 de dano que 2 energias aumentariam. É o melhor amigo do Darkrai o apelidado “Baby Yveltal”, pelos jogadores. 

Mesmo possuindo Pokémon com habilidade, provavelmente você vai jogá-los no seu primeiro turno, o que te deixa em uma situação favorável para usar o estádio Laboratório do Silêncio. Assim, nenhum Pokémon básico possuirá habilidades – atrapalhando os Shaymin e Hoopa EX do seu oponente, parando o novo Oranguru de Sol e Lua e claro, Volcanion EX que vira e mexe se mantém entre os melhores decks do formato.

Max Elixir Exp. Share

Professor Nogueira e Lílian são as duas cartas de Sol e Lua que você vai querer sempre manter na sua pilha de descartes. O Professor Nogueira vai te ajudar naquele dano que faltava pouco para você conseguir um nocaute, adicionando 20 de dano e te deixando comprar 2 cartas, enquanto a Lílian vai te proteger daquele N no fim do jogo, com Lock de habilidades envolvidos. Com um Explorador VS você se garante comprando cartas até ter 6 na mão e, como um bônus se for usada no primeiro turno, você compra cartas até ter 8!

Conclusão

O Deck é fácil de jogar, pois se baseia muito na regra básica do jogo de colocar 1 energia por turno, atacar, manter-se vivo e causar um dano maior na próxima jogada. Te exige um controle básico de campo sobre reciclagem, pois você precisa realizar os movimentos que vão te manter com o mesmo número ou o máximo de energias em campo para o próximo ataque. Com a filosofia de que as vezes “menos é mais”, Darkrai se tornou um dos decks mais consistentes do formato e sai na foto de todos grandes torneios!

O real problema aqui é a sua fraqueza a lutador. Os Pokémon lutadores estão populares no formato, dando grande facilidade ao Darkrai em vencer os torneios. Mas Passimian, Lycanroc GX, Zygarde GX e qualquer outro do tipo lutador podem te colocar em xeque. Você vai precisar ser mais do que turbo para vencer essa partida, contando um pouco com a sorte.

Como sempre, segue uma Gameplay para visualizar o Deck. Assim, podemos entender melhor a sua estratégia na prática:

 

Tag: , , , , ,
  • Kuro

    Boa Tio Sam !
    Artigo muito bem escrito e bem explicado. Curti bastante o deck, não só pelo fato de ele bater bem e ser rápido mas também por que Darkrai e Yveltal fazem parte da lista dos meus pokemon preferidos

  • Renan Chagas

    ótimo artigo TiuSam