maio 31, 2016 -

seismitoad

E aí, jovens! Seismitoad EX divide opiniões, muitos gostam, muitos odeiam, esse deck vai explorar um lado que você já havia esquecido da carta. Chega a ser engraçado, mas além de Soco Estremecedor, que causa 30 de dano e não deixa o oponente usar cartas Item no próximo turno, ele possui um segundo ataque chamado Martelo Granada, causando 130 de dano e na explosão da granada, causa 30 de dano em dois dos seus Pokémon no banco, o que não será problema algum pra nós!

O Deck tem um excelente fator surpresa, pois ninguém espera ver esse outro lado do Seismitoad EX jogando tão bem, como esse deck consegue fazê-lo. Graças a Turbo Colisão, que nos trouxe cartas como Manaphy EX, Elixir Máximo e Cinto de Luta Furiosa, o deck conhecido fora do Brasil é conhecido como “Waters”, acaba de ser campeão nacional na Alemanha e com certeza é um forte candidato ao título em nosso território também. Como o próprio nome diz, os Pokémon de água vão se juntar, pra dar resposta contra praticamente tudo do formato em uma velocidade incrível!

Vamos a decklist:

Pokémon (13):
3x Seismitoad EX (XY Punhos Furiosos)
2x Manaphy EX (XY Turbo Colisão)
1x Hoopa EX (XY Origens Ancestrais)
3x Shaymin EX (XY Céus Estrondosos)
1x Aegislash EX (XY Força Fantasma)
1x Regice (XY Origens Ancestrais)
2x Articuno (XY Céus Estrondosos)

Trainers (35):
4x Ultra Bola (Ultra Ball)
3x Cinto de Luta Furiosa (Fighting Fury Belt)
2x Juiz (Judge)
4x Mares Agitados (Rough Seas)
1x AZ
4x Elixir Máximo (Max Elixir)
3x Substituição de Energia (Energy Switch)
1x Super Bastão (Super Rod)
4x Explorador VS (VS Seeker)
2x Lysandre
3x Professor Sycamore
1x Xerosic
3x Correio de Treinadores (Trainer’s Mail)

Energias (12):
12x Energias de Água

Estratégia

As coisas vão funcionar graças a Habilidade do Manaphy EX, que deixa todos os Pokémon com energia de água recuarem de graça, isso vai te deixar em uma situação, que você sempre vai conseguir montar um novo atacante, mesmo sem ter nenhuma energia em campo, graças ao Elixir Máximo, que olha as 6 cartas do topo do seu deck e coloca uma energia básica em um Pokémon do banco. Como utilizamos 12 energias, essa cartas funciona praticamente em todas as tentativas, Substituição de Energia finaliza, movendo uma energia para conseguirmos exatamente o que queremos para aquele turno.

Falei anteriormente que o Deck tinha respostas para tudo, então vamos explicá-las: Articuno é a sua resposta rápida contra Night March e Pokémon pequenos com pouca vida, pois a sua Ancient Trait deixa você comprar um Prêmio a mais quando o Articuno causa o nocaute de um Pokémon com um dos seus ataques; Regice deixa você imune de receber ataques de Pokémon EX, além de causar 70 de dano, o que é muito decente, deixando praticamente tudo pronto pra ser nocauteado quando a “granada” chegar; Aegislash EX não é de água, mas vamos aceitar essa mãozinha de um amigo metálico, sua habilidade o deixa imune de ataques de Pokémon com energia especial, então Vespiquen, Night March e Giratina deixam de ser um problema sério aqui.

Pronto, agora basta entender que temos “Pokémon Habilidade” nesse deck, para nos ajudar no Set Up da partida, são eles Shaymin EX para compra de cartas, Hoopa EX para busca de Pokémon e Manaphy EX para recuo 0 dos seus Pokémon. Finalizou tudo? Agora você decide, de acordo com seu oponente, quem será seu atacante, qual estratégia usar, lembrando que se “tudo der ruim” você tem um singelo Seismitoad EX, que pode deixar o seu oponente sem utilizar Item e jogando Granadas, que causam 130 de dano. Eu disse que a explosão delas não seria problema, e é verdade! Mares agitados te deixa curar 30 de dano de TODOS os seus Pokémon de água em campo, o Cinto de Luta Furiosa, aumenta em 40 de vida de todos os seus básicos, deixando todos eles em situação confortável, vivendo por vários turnos enquanto você dominar o campo com o mar.

Conclusão

Ninguém é campeão nacional à toa. Esse deck foi muito bem montado e teve a sua ideia original partindo de um brasileiro, Gabriel Semedo e já conquistou um dos nacionais pelo mundo e tem tudo para conquistar o Brasil também! Sem dúvida, uma força dele era o fator surpresa, mas mesmo assim é um deck muito rápido, que bate forte e tem resposta para praticamente tudo.

A fraqueza do deck, são os pokémon de grama. Vespiquen pode ser chato caso Aegislash caia nos prêmios, Sceptile e Jolteon EX com energias básicas, também são difíceis de serem respondidos à altura.

Como sempre, segue um video para visualizar uma Gameplay com o deck. Assim podemos entender melhor o funcionamento dele:

Até o próximo post, bom jogo a todos!