dezembro 2, 2015 -

banner_dicas

Por Antônio C. Pereira

Olá, amigos e amigas! Existem diferenças entre um bom deck e uma boa estratégia, e um bom deck sem estratégia não vinga. Por outro lado, uma boa estratégia pode fazer com que 60 cartas aparentemente incompatíveis funcionem muito bem – e, se tivermos o fator surpresa do nosso lado, garantir uma boa chance de vitória. Por isso, hoje falaremos de um grandalhão que já fez estrago e deseja voltar ao topo do mundo (tendo já algumas análises pré-rotação, uma pela Copag e outra pela Delta Pokémon): estou falando do Wailord-EX! Vamos à lista:

 

WailordPokémon (12):
4x Wailord-EX (XY Conflito Primitivo)
3x Cottonee (XY Origens Ancestrais)
3x Whimsicott (XY Origens Ancestrais)
2x Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos) 

Trainers (43):
2x Compressor de Batalha
4x Martelo Esmagador
1x Bola de Mergulho
1x Recuperação de Energia
2x Martelo Avançado
1x Corda de Fuga
2x Bola de Nível
1x Substituição
1x Cinza Sagrada
2x Correio de Treinadores
2x Ultra Bola
4x Explorador VS
1x Lysandre
1x Dama do Centro Pokémon
1x Fã-Clube Pokémon
3x Observações do Professor Birch
2x Professor Sycamore
2x Shauna
1x Grunhido da Equipe Flare
1x Wally
1x Xerosic
3x Jardim das Fadas
3x Encanto Severo
1x Política de Fraqueza 

Energias (5):
5x Energias de Fada

 

Analisando o deck

 

WhimsicottA maioria dos jogadores acompanhou o desenvolvimento do deck Wailord-EX/Suicune na temporada passada (2014-2015), e viram o significado do termo “passivo/agressivo”, pois a baleia e o lendário juntos faziam com que o oponente esvaziasse o deck sem conseguir coletar os seis prêmios. Como toda ação gera reação, muitos players adotaram sistemas e techs para retornar cartas da pilha de descartes para o deck, evitando assim a derrota por falta de cards. As techs mais comuns foram Bunnelby (XY Conflito Primitivo, nº 121), que permitia voltar cartas para o deck ou descartar cartas do deck oponente com uma Energia Incolor, Lillep e Tirtouga (ambos do set BW Explosão de Plasma) que, uma vez na Pilha de Descartes, retornam para a base do deck graças à Habilidade Chamado Primitivo. Depois do Mundial veio a rotação, e com ela o deck da baleia foi muito descaracterizado e deixado de lado. Mas hoje pretendemos mudar isso com uma nova formação de deck, que traz uma estratégia nova e inusitada.

Mas o que há de novo? A grande novidade é que não utilizaremos o deck over como método de vitória, e sim para recolher os prêmios (fato que não ocorria antes) e causaremos danos massivos no oponente a partir do mid-game, ou seja, do meio da partida para frente. Wailord-EX tem incríveis 250 PS, o que torna bem difícil nocauteá-lo com apenas um ataque – por isso ele será o Pokémon ativo nos primeiros turnos, com a intenção de acumular dano, enquanto evoluímos o Cottonee para Whimsicott.

Quando já tivermos uma boa quantia de dano em um ou mais Wailord, será hora de partirmos para a ofensiva, movendo Whimsicott para a posição de ativo e começando o ataque. Esse Pokémon do Tipo Fada possui o ataque Travessura Ventosa que, com uma Energia de Fada, permite mover todo o dano de um de seus Pokémon do Banco para o Pokémon Ativo do Oponente. Imagine que o Wailord tenha acumulado mais de 200 pontos de dano: isto poderia derrubar até mesmo Mega Evoluções em um turno, obrigando o adversário a ficar numa posição desconfortável – já que teríamos um Wailord-EX totalmente curado e, mesmo que a nossa fada seja derrubada no turno seguinte, é rápido montar outra para continuar o ataque.

CottoneeOutro ponto positivo dessa lista é a sua mobilidade, pois o combo Jardim das Fadas que garante zero Custo de Recuo a Pokémon com Energias de Fadas ligada, e as Energias Básicas de Fada, garantem a possibilidade de trocarmos os Pokémon e acumular mais dano para os turnos posteriores. Para acelerar os primeiros turnos, contaremos com o amado Acerto, Habilidade do Shaymin-EX que permite comprar cartas extras até termos seis cartas na mão.

A lista de cartas de treinador visa manter o fluxo do nosso jogo e, ao mesmo tempo, atrasar os ataques do oponente através dos Martelos e Apoiadores, que tiram energias dos Pokémon do oponente – como Xerosic e Grunhido da Equipe Flare, Encanto Severo para amortizar os danos sofridos na baleia e Correio de Treinadores para comprar novas cartas de Treinador. Para termos acesso mais fácil aos Apoiadores, contaremos com o combo Compressor de Batalha e Explorador VS. O item Compressor de Batalha permite descartar até três cartas de nosso deck, e com o Explorador VS na mão podemos puxar o Apoiador para nossa mão e usá-lo. Isso garante um pouco mais de velocidade ao jogo e aumenta a chace de termos a carta certa na hora certa. E para manter o fluxo e reciclar recursos, usaremos Sycamore, Shauna e Birch para renovar a nossa mão quando for necessário.

 Slurpuff

Opções

 

Se não tivermos acesso ao Shaymin-EX, podemos remediar a situação com o bom e velho Slurpuff (XY Força Fantasma), que também garante compras extras, mas de maneira mais desacelerada. E, talvez, seja uma boa ideia experimentar uma ou duas cópias de Poção aqui, ou o Estádio Mares Agitados, para evitar um nocaute imprevisto.

 

Conclusão

 

A grande manha para usar esse deck é saber as possibilidades que o oponente terá para o turno seguinte e o controle dos marcadores de dano em campo. Se conseguirmos aperfeiçoar esses dois pontos, o deck deWailord-EX/Whimsicott pode se tornar uma pedra no sapato dos adversários.

No mais, é isso. Boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí! 😉