março 18, 2016 -

Olá amigos e amigas. A coleção Conflito Primitivo trouxe uma mecânica que a Delta gostou muito, os traços ancestrais. Isso ampliou um pouco mais o leque de opções, pois um simples Bunnelby com uma energia ligada poderia fazer grande diferença. Hoje vamos nos aproveitar desse detalhe, e somar uma Habilidade que todo jogador sabe seu valor, hoje é dia de Kyogre Primitivo/Zoroark:

Pokémon (11)

3 Kyogre-EX (Conflito Primitivo)
3 Kyogre Primitivo-EX (Conflito Primitivo)
1 Shaymin-EX (Céus Estrondosos)
2 Zoroa (qualquer dos dois da coleção TURBO Revolução)
2 Zoroark (TURBO Revolução)

Trainers (37)

2 Bola de Mergulho (Dive Ball)
1 Recuperação de Energias (Energy Retrivel)
3 Mega Turbo
1 Carta do Professor (Professor Letter)
1 Super Bastão (Super Rod)
3 Ultra Bolas (Ultra Ball)
3 Correio de Treinadores (Trainers’ Mail)
4 Explorador VS (VS Seeker)
1 Esquema do Giovanni (Giovanni’s Scheme)
1 Maníaco do Feitiço (Hex Maniac)
1 Lysandre
3 Observações do Professor Birch (Professor Birch’s Observation)
4 Professor Sycamore
4 Mares Agitados (Rough Seas)
2 Pedra Flutuante (Float Stone)
3 Elo Espiritual do Kyogre (Kyogre Spirit Link)

Energias (12)

2 Double Colorless Energy
10 Water Energy

Analisando o deck

Kyogre Primitivo decepcionou muitos jogadores por seu ataque estranho, que demanda muita energia e causa dano abaixo da média para o que se propõe a uma carta desse calibre. Além disso, o fato de distribuir energias pelo campo após o ataque obriga ao jogador ter sempre energias na mão para manter o Kyogre P. em condições de atacar. Tentaram usar múltiplos Kyogres, mas, o custo de recuou é muito grande para permitir uma boa mobilidade desse gigante. Mesmo com toda essa dificuldade, alguns jogadores não desistiram desse Primitivo tão facilmente, buscando alternativas, até a chegada de Zoroark, a peça que faltava para esse quebra-cabeça.

O Kyogre Primitivo necessita de duas Energias Básicas de Água e duas Energias Incolores para usar Tempestade Tidal, causando 150 de dano no Pokémon ativo do oponente, e mais 30 em dois Pokémon-EX no Banco adversário, e depois de atacar, somos obrigados a mover duas energias para um de nossos Pokémon no Banco. Zoroark da XY TURBO Revolução possui a Habilidade Substituir, que nos permite movê-lo para a posição de ativo e, se desejarmos, podemos recuá-lo com o auxílio da Pedra Flutuante, item que zera o custo de recuo do Pokémon ao qual esteja ligado. Assim, temos a essência do deck, meus caros, sem muito esforço.

A intenção é mantermos a série de ataques do Kyogre P. ao longo de toda a partida, causando danos razoáveis no Pokémon Ativo do oponente, e também atingir outros Pokémon-EX do adversário, como Shaymin-EX, por exemplo, mover as energias para outros Kyogres e Zoroarks, e usar Substituir para manter o fluxo de ataques, turno após turno. O aspecto positivo dessa lista é a possibilidade de ligar múltiplas energias devido ao Traço Ancestral do Kyogre P., que nos deixa ligar 2 energias nele por turno, acelerando o ataque sem grande esforço, permitindo que usemos Tempestade Tidal já no segundo turno de jogo.

Além de dar mobilidade ao deck, é preciso ressaltar que Zoroark é um ótimo segundo atacante, permitindo bons danos com apenas duas Energias Incolores, o que é muito interessante numa lista que propõe uma movimentação de energias constante. Já Shaymin-EX é uma ferramenta de compras extras, por isso, cuide bem dele e use quando necessário.

As trainers têm o objetivo de trazer os Pokémon rapidamente para o jogo e energias para a nossa mão. Para isso, temos a Bola de Mergulho e Ultra Bola para dar conta dos Pokémon, e Carta do Professor para Energias no deck. Mega Turbo e Recuperação de Energia são a forma de recuperar energias que tenha sido descartadas nos primeiros turnos, evitando assim uma pane seca do deck nas rodadas finais do jogo.

Mares Agitados é uma boa pedida para remover danos da mesa e manter os Kyogres em jogo, mas temos que lembrar que isso vale para os dois lados, logo, é preciso pensar se valerá a pena, dependendo do deck do oponente. Essa escolha pode ser complicada quando se enfrenta um deck com Manectrics, por exemplo, pois eles também podem ser curados com Mares Agitados.

Os apoiadores respeitam as “convenções” atuais, Sycamore e Birch são para renovar a mão se necessário, Maníaco e Giovanni são cartas táticas para algumas partidas ou ocasiões especiais. Essas duas últimas cartas devem entrar em jogo poucas vezes, mas é melhor contar com elas a sentir falta delas, certo?

Opções

As melhores opções vêm no formato Expandido, permitindo que o Zoroark seja substituído por Keldeo-EX (Fronteiras Cruzadas), aumentando muito o dano do atacante secundário, além de ser possível usarmos Spray de Involução (Dragões Exaltados). Com esse item, podemos colocar uma linha de Milotic (Conflito Primitivo) para recuperar cartas da Pilha de Descarte, principalmente Energias Incolores que foram descartadas por algum motivo.

Esse formato também permite o retorno do bom e velho Beartic (Poderes Emergentes) e Suicune (Explosão de Plasma), para atrasar o oponente sempre que for preciso.

Conclusão

Kyogre foi usado como contramedida para os decks de Yveltal-EX e M.Mewtwo-EX nos torneios, pois, além da base de ataque razoável e espalhar dano no Banco, ele diminui o valor final dos ataques desses dois Pokémon citados, por mover energias para outros Pokémon. No mais, é isso. Boa jogatina a todos, e nos esbarramos por aí.