outubro 28, 2015 -

banner_dicas

Por Equipe Copag

Construir um deck de Pokémon por conta própria não é uma tarefa fácil. Com tantos cards existentes, pode ser difícil escolher apenas 60 para compor sua estratégia. Quais Pokémon utilizar? Quantas Energias? Que Treinadores? As respostas podem variar bastante. Por isso, neste artigo, iremos discutir algumas dicas básicas de como construir seus próprios decks e ver alguns exemplos, colocando estas dicas em ação. Aproveitando que nesta sexta é o lançamento de XY – Origens Ancestrais, incluímos algumas cartas dessa coleção no leque de opções.

Ash_PikachuO primeiro passo é escolher um Pokémon principal para construir seu deck. Após isso, pegue outros cards que lhe ajudem a executar uma estratégia que aproveite todo o potencial do Pokémon escolhido.

Se você quiser usar um deck de Pokémon evoluídos, lembre-se de incluir todas as suas pré-evoluções. De uma forma geral, você deve utilizar quantidades semelhantes do Pokémon evoluído e do qual ele evolui. Por exemplo, um deck com 3 Raichu deve incluir 3 Pikachu. Tente se focar em uma ou duas linhas de evolução, pois elas podem ocupar bastante espaço no seu deck. Incluir uma grande quantidade de Pokémon significa que você não terá muito espaço para cards de Treinadores e Energias.

Depois de ter escolhido seus Pokémon, você deve se focar em quantos cards de Treinadores e Energias utilizar. Um típico deck de evolução possui entre 16 e 20 Pokémon, tendo espaço para cerca de 30 Treinadores e 12 Energias. Por outro lado, focando-se mais em Pokémon básicos ou EX, você pode ter entre 10 e 14 Pokémon, o que significa que você possui mais espaço para Treinadores.

Um deck focado em Pokémon-EX pode ser visto abaixo:

 

Pokémon (14):
3x Sceptile-EX (XY Origens Ancestrais)
3x Mega Sceptile-EX (XY Origens Ancestrais)
3x Lugia-EX (XY Origens Ancestrais)
2x Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos)
1x Hoopa-EX (XY Origens Ancestrais)
1x Spinarak (XY Origens Ancestrais)
1x Ariados (XY Origens Ancestrais) 

Mega SceptileTreinadores (33):
4x Professor Sycamore
2x Observações do Professor Birch
1x Lysandre
4x Explorador VS
4x Correio de Treinadores
4x Ultra Bola
3x Elo Espiritual de Sceptile
2x Recuperação de Energia
2x Faixa Musculosa
2x Substituição
2x Carta do Professor
3x Floresta das Plantas Gigantes 

Energia (13):
9x Grama
4x Dupla Incolor

 

Repare que mais da metade dos cards que compõem o deck são Treinadores, que são o motor de qualquer deck. Sem eles, você não será capaz de procurar as cartas certas nos momentos certos e não conseguirá executar sua estratégia de forma adequada. Por mais tentador que seja colocar diversos Pokémon em seu deck, você precisa de espaço para os Treinadores, então mantenha o foco!

A maior qualidade dos melhores decks é a capacidade de conseguir encontrar a carta certa no momento necessário. Na lista acima, cartas como Professor Sycamore, Observações do Professor Birch e Shaymin-EX fazem o papel para comprar mais cards. Explorador VS consegue reciclar os Apoiadores, enquanto Correio de Treinadores auxilia a buscar outro Treinador mais adequado à situação. Ultra Bola e Hoopa-EX conseguem encontrar o Pokémon desejado, enquanto Carta do Professor e Recuperação de Energia fornecem as Energias básicas.

ShayminOutros Treinadores podem te dar um suporte específico, como Faixa Musculosa (para aumentar os danos causados) ou Elo Espiritual de Sceptile (que impede que seu turno acabe quando o Mega evoluir). Já Substituição serve para os momentos críticos – onde é necessário trocar o Pokémon ativo – enquando a Floresta de Plantas Gigantes ajuda a evoluir o Sceptile-EX mais rapidamente.

Neste exemplo, a escolha dos Pokémon é bastante simples. A estratégia básica é utilizar o ataque do M Sceptile-EX (Sabre Dentado) para energizar e curar um Pokémon no banco – normalmente Lugia-EX – capaz de causar grandes quantidades de danos. Ariados entra no deck a fim de causar aquele dano extra contra Pokémon de Megaevolução, que são bastante difíceis para o M Sceptile-EX nocautear em apenas dois golpes.

À primeira vista, 13 energias pode parecer pouco – especialmente em comparação aos decks temáticos, que possuem cerca de 18 energias. Porém, este deck é funcional com uma quantidade menor devido à capacidade de comprar mais cards com seus Treinadores e Pokémon.

Vamos ver agora outro estilo de deck, que utiliza menos energias em prol de utilizar mais Pokémon:

 

PumpkabooPokémon (22):
4x Joltik (XY Força Fantasma)
4x Pumpkaboo (XY Força Fantasma)
4x Lampent (XY Força Fantasma)
4x Unown (XY Origens Ancestrais)
2x Combee (XY Origens Ancestrais)
2x Vespiquen (XY Origens Ancestrais)
2x Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos) 

Treinadores (31):
4x Professor Sycamore
2x Observações do Professor Birch
1x Lysandre
4x Explorador VS
4x Ultra Bola
4x Correio de Treinadores
3x Faixa Musculosa
2x Bicicleta Acro
2x Compressor de Batalha
1x Reviver
1x Cinza Sagrada
3x Vale Dimensional 

Energia (7):
4x Dupla Incolor
3x Raios

 

Repare na diferença entre este exemplo e o primeiro, especialmente na quantidade de Pokémon e Energias. Ao construir um deck, você deve ter em mente sua estratégia principal – que neste exemplo é o ataque Marcha Noturna. O dano deste ataque é proporcional ao número de Pokémon com o ataque de mesmo nome na pilha de descartes. Assim, é natural que a escolha de cards seja feita com base na capacidade de colocar cards nessa pilha.

Bicicleta Acro e Compressor de Batalha tem como foco principal conseguir colocar os Pokémon necessários na pilha de descarte. Este último, pode também descartar cards que você não deseja mais comprar e/ou não sejam mais necessários na partida. Ultra Bola e Professor Sycamore também possuem a capacidade de descartar cards.

JoltikPerceba que Lampent é um Pokémon de Estágio 1 e não está incluído o Pokémon básico correspondente, o Litwick. Isto porque Lampent foi incluso com o único intuito de ser descartado e aumentar o dano do ataque de Joltik e Pumpkaboo.

Além do ataque Marcha Noturna, o deck possui um atacante alternativo – Vespiquen – que causa mais danos quanto mais Pokémon estiverem na pilha de descartes. Este ataque possui bastante sinergia com os Pokémon com Marcha Noturna e com o Unown – que a partir do Banco, pode ser descartado para comprar um card. Reviver e Cinza Sagrada são úteis para reciclar os Pokémon, especialmente o Unown.

Por último, graças ao Vale Dimensional e às Energias Dupla Incolor, o deck consegue funcionar com apenas 7 cards de Energia.

 

Pikachu goodbyeConclusão

Ao montar seu deck, tente seguir as seguintes dicas:

  • Escolha poucos Pokémon para montar seu deck e tenha uma estratégia clara e objetiva
  • Inclua uma quantidade suficiente de Apoiadores e outros cards que possibilitem a compra e busca de outros cards
  • Escolha outros Pokémon e Treinadores que complementem sua estratégia principal
  • Entenda a razão da escolha de cada card – toda inclusão deve ser justificada e todos os cards precisam ter um propósito no deck. 

Lembre-se, estas são dicas gerais. Se você desejar montar um deck que não siga alguma dica acima, vá em frente! Muitos decks acabam sendo um grande sucesso mesmo utilizando combinações nada usuais. Montar decks é uma das partes mais gratificantes ao se jogar Pokémon, então divirta-se no processo.

Depois de montar seu deck, teste com seus amigos. Não se acanhe em participar de torneios oficiais! Use o localizador de eventos para encontrar torneios próximos à sua casa e não se esqueça que a primeira leva de Regionais da temporada está para começar! 😀

 

Baseado neste artigo (em inglês).

  • Nicholas Silva

    Ótimo tutorial! O melhor que já vi! o/

  • hermano Ash

    Qual e o nome daquele papel que coloca as cartas sobre este papel? é
    quem nem o sleev certo? so que em vez de usar as pistas que vem em decks
    qual e o nome me ajuda

    • Nicholas Silva

      Escreve direito

  • Vinicius Dias Curvello

    Pessoal me tirem uma duvida, para participar de torneios oficiais só poderei usar cartas da ultima coleção lançada? Ou posso ter cartas de coleções antigas (HGSS por exemplo)?

  • PokéMonster445

    Uma pergunta, esse primeiro deck que aparece do M Scepitile,da para ser usando sem os Shaymin e só com 2 M Scpitile Ex?

  • PokéMonster445

    ta dificil de conseguir um shaymin 🙁