setembro 3, 2019 -

Olá, treinadores! Esse artigo é especial para você que está iniciando em Pokémon TCG.
Ao começar o jogo, é normal não saber por onde começar mas, a nova série de artigos que trarei é para ajudar você em sua jornada Pokémon!

Estou começando, e agora?

O primeiro passo é montar seu deck mas, é preciso compreender que a montagem dele vai depender de como você gosta de jogar. A escolha das cartas gira em torno da estratégia escolhida e é importante ter isso em mente pois, independente da força do deck, saber como utilizá-lo é a grande diferença que faz com que você ganhe ou perca a partida.
Nesse artigo, vou abordar quais são os estilos de decks e suas características.

Estilos de jogo

Aggro (Agressivo): Decks aggro são decks ofensivos, baseados em dano rápido e forte, com a intenção de nocautear os Pokémon do oponente o mais rápido possível. É um tipo de deck mais ágil, com foco na vitória em um curto tempo.
Exemplos: Rayquaza-GX, Reshiram & Charizard-GX, Greninja & Zoroark-GX.

Controle: Como o próprio nome diz, esse tipo de deck visa controlar o campo e atrapalhar o jogo do oponente de diversas formas. As formas de atrapalhar o oponente podem ser impedindo o uso de alguns tipos de cartas, retirando energias ou impedindo o ataque do oponente. O estilo de jogo desse tipo de deck normalmente é mais lento e difícil, mas, normalmente eficaz.
Exemplos: Ninetales de Alola, Keldeo-GX, Gardevoir-GX
Spread (Espalhar): Variação do deck controle, esse tipo de deck visa a distribuição do dano para enfraquecer os Pokémon do oponente, possibilitando um nocaute coletivo. São decks que normalmente lidam não apenas com a distribuição do dano, mas também com a movimentação dele nos Pokémon do oponente. Esse tipo de deck tem estilo de jogo mais lento, mas, com uma fase final de jogo quase instantânea.
Exemplos: Tapu Koko, Weezing, Honchkrow.
Mill (Reduzir/Minar): Pouco utilizado, esse estilo de deck visa minar o deck do oponente, seja descartando suas cartas ou as colocando na Zona Perdida. A intenção desse deck não é ganhar por prêmios, mas sim por deckout (quando acabam as cartas do deck).
Exemplos: Durant, Rhyperior.
E dentre esses estilos, qual o mais forte?

Não há uma resposta definitiva sobre qual o estilo de jogo. Cada jogador lida com os decks de uma diferente forma e, uma boa montagem de deck aliada à pratica constante com certeza faz toda a diferença no resultado da partida.

E você, que está começando a jogar, já conhecia os estilos de decks existentes? Tem alguma dificuldade com o jogo? Deixe nos comentários e vamos te ajudar em sua jornada Pokémon!