Confira aqui as perguntas mais enviadas pelos leitores do site. Se você não encontrar a resposta para a sua dúvida, fique à vontade para nos mandar uma mensagem – seja pelo blog ou pela seção Fale Conosco.

Glossário

Um baralho de 60 cards que é construído pelo jogador, em preparação para um evento, em vez de construído a partir de cards recebidos em um evento. Especificamente exigido no formato “baralho construído”.

Um formato de torneio limitado em que os jogadores recebem e abrem vários boosters e constroem seus baralhos a partir desses cards. Mais detalhes sobre Deck Selado podem ser encontrados no documento de Formatos de Torneios, na página de Regras e Recursos de Torneio.

Para nivelarmos o maior número possível de competidores ao redor do mundo, cada série de evento tem um Limite de Melhores Colocações conhecido como BFL – Best Finish Limit. Se jogadores participarem de mais eventos do que o Limite, os melhores desempenhos serão registrados, e o resto, descartado. Os BFLs são: League Challenge: 2 por temporada. League Cup: 2 por temporada. Regionais e Special Events: 8 por temporada. Internacionais: 4 por temporada.

Um torneio em formato Limitado em que os jogadores são agrupados em pequenos grupos, geralmente compostos por oito jogadores. Cada jogador abre um booster, então secretamente seleciona e remove um único card dele, passando o restante do pacote para o próximo jogador no grupo, que, em seguida, faz a sua seleção. Jogadores abrem e selecionam a partir de vários pacotes desta forma, construindo seus decks para o evento a partir destes cards. Mais detalhes sobre Booster Drafts podem ser encontrados nos documentos oficiais no Tournament Rules e página de Recursos.

Os Campeonatos Internacionais acontecem 4 vezes por temporada, na América Latina, Oceania, Europa e América do Norte.

Jogadores de TCG e VG se unem para jogar esses eventos, que dão uma grande quantidade de CPs, além de terem vários eventos paralelos.

Os próximos ICs (International Championships) da temporada são:

Europa – Alemanha – 26 a 28 de abril de 2019
América do Norte – Estados Unidos – 21 a 23 de junho de 2019

O último evento Play! Pokémon Championship Series do ano. Os jogadores ganham convites para este torneio através de sua qualificação dentro de eventos Premiere de uma temporada. Os jogadores competem em diferentes faixas etárias para ver quem se sagra o campeão mundial em cada divisão etária.

Um evento Premiere, como League Cup, Campeonato Internacional ou Mundial, no qual jogadores de diferentes faixas etárias competem pelo título de sua divisão etária. Os resultados desses torneios contam pontos para o ranking do sistema da Play! Pokémon.

Um evento Premiere aberto a todos os jogadores elegíveis, no qual os jogadores competem em diferentes faixas etárias para ganhar o título de Campeão Regional daquela divisão de idade.

A posição de classificação de um jogador quando comparada a outros jogadores. A página de ranking mostra como você está comparado com outros jogadores do país, região ou mundo.

Uma conta registrada em pokemon.com. Membros do Clube de Treinadores definem preferências para a sua adesão na Play! Pokémon, tendo ou não seus nomes e Rankings Play! Pokémon listados no site. Antes de se inscrever para uma conta no Clube de Treinadores de Pokémon, leia a Política de Privacidade e os Termos de Uso do site pokemon.com.

League Cups são torneios de TCG que dão aos jogadores a oportunidade de ganharem Championship Points e melhorar suas habilidades para competições maiores. Eles representam o próximo passo na Championship Series, vindo depois dos League Challanges. League Cups não exigem convite ou número mínimo de pontos. Qualquer jogador ativo é bem-vindo para participar.

A Copag publica uma lista com todas as lojas que realizarão os League Cups de cada expansão de TCG.

Jogadores recebem pontos (CPs) de acordo com suas posições finais em eventos individuais. Esses pontos são necessários para se ganhar estipêndios para Internacionais e/ou garantir qualificação para o Mundial. CPs ganhos em torneios de TCG e VGC não se somam, e os pontos zeram a cada temporada anual.

Um pequeno evento de Championship Series, designado especificamente para novos jogadores e permitir que melhorem suas classificações.

Um Desafio de Baralhos Temático é um torneio não-sancionado em que são oferecidos aos jogadores menos experientes a oportunidade de jogar com os novos baralhos temáticos pré-construídos em vez de boosters no evento. Ao jogar em um Desafio de Baralhos Temáticos, os jogadores são apresentados a um formato de jogo mais simples, onde eles não têm que construir um baralho que eles nunca viram antes, tornando este um formato ideal para os jogadores mais jovens ou menos experientes.

A suspensão dos privilégios da Play! Pokémon, incluindo o uso do Player ID Card e participação em torneios, campeonatos, classificações e rankings em Play! Pokémon. A Desativação pode ocorrer se o programa Organized Play determinar que um jogador violou as regras ou comprometeu os valores do programa Play! Pokémon.

O programa Play! Pokémon divide seus jogadores nos torneios em grupos baseados em suas idades. Esses grupos são Junior, Senior e Master. Sempre que possível, jogadores são emparceirados com outros jogadores no mesmo grupo de idade. Os prêmios geralmente são dados ao melhor jogador de cada grupo.

É sistema mata-mata, um método de emparceiramento em que os jogadores são eliminados quando perdem. Geralmente, o método Suíço muda para eliminatório depois de um certo número de rodadas. O último invicto é o vencedor do torneio.

O sistema de classificação utilizado para calcular a pontuação de um jogador. Ele baseia-se na fórmula desenvolvida pelo Prof. Arpad Elo. O sistema de ranking Play! Pokémon Elo é semelhante ao sistema usado originalmente em eventos de xadrez mais competitivos.

Um evento determinado por um Organizador de Torneios, executado de acordo com as Regras Oficiais.

Quaisquer torneios que aconteçam paralelamente aos eventos principais. Geralmente, participam jogadores que tenham sido eliminados do torneio principal.

Refere-se ao aumento da coleção de Pokémon, sendo que cada nova expansão pode trazer novos Pokémon, habilidades, cartas, revalidar cartas existentes, etc.

Quando houver um número ímpar de participantes em um torneio, um jogador aleatório com o pior placar do jogo em uma rodada não será emparceirado com um adversário e é dada uma vitória automática. Esta vitória é chamada de “bye”.

São as regras e restrições à seleção dos cards e construção dos baralhos, conforme especificado pelo formato do torneio.

Um formato de torneio que permite a utilização de todos os cards autênticos de Pokémon TCG já impressos. Um torneio no formato Ilimitado geralmente é feito apenas por diversão.

Qualquer formato de torneio em que todos os jogadores recebem as cartas que vão usar logo antes do início do evento. Os jogadores não usam cards de suas coleções para esses eventos, mas ficam com os cards que receberam para si.

Um formato de torneio que coloca restrições sobre quais cards podem ser utilizados na construção de baralhos ou qual Pokémon e itens podem ser usados para a construção da equipe. Estas restrições podem ser encontradas no documento Formato de Torneios na página de Regras e Recursos de Torneios.

Uma pessoa que é conhecedora das regras e estratégias do Pokémon TCG e que é responsável por administrar as regras (incluindo as Tournament Rules) do torneio.

Eventos receberão pontos de “Kickers” se atenderem a um certo limite (por divisão de idade). Os pontos de base não irão mudar, mas se o nível de “Kicker” for alcançado, os Championship Points serão premiados mais adiante nas posições finais. Por exemplo, se qualquer divisão por idade em um torneio League Cup alcançar 32 jogadores, o 5º ao 8º daquela divisão receberão 6 Championship Points. Se aquela divisão de idade não atingir 32 jogadores, o 5º ao 8º colocados não receberão Championship Points. Quanto mais jogadores em um torneio, maior a chance de ser premiado com Championship Points.

Um evento casual, muitas vezes realizado em lojas locais de jogos de cards ou centros comunitários, em que os jogos de videogame e Pokémon TCG são jogados. Os resultados por jogar nestes eventos não contam para a classificação de um jogador ou a classificação no sistema Play! Pokémon. As Ligas são sancionadas e apoiadas pela Copag e Pokémon Company, mas organizadas e operadas por terceiros independentes da The Pokémon Company International.

Uma ferramenta no site da Pokémon que ajuda os jogadores a encontrar os Eventos de Play! Pokémon que estão acontecendo perto deles. Ligas, torneios e Eventos Premiere, como League Cups, podem ser encontrados no site oficial de Pokémon.

É a equipe de sancionamento de todos os Campeonatos oficiais e torneios de Pokémon. OP mantém todos os dados do jogador, dados dos eventos e regras para o uso em eventos oficialmente reconhecidos.

Uma pessoa que organiza e administra uma Liga. Essa pessoa geralmente é fã de Pokémon TCG e deseja dar aos jogadores de Pokémon uma oportunidade de se reunir regularmente. Líderes de Ligas são terceiros independentes da Copag ou Pokémon Company – ou seja, não são funcionários, agentes ou contratados da Copag ou da Pokémon Company International.

Um número de jogos disputados em uma única rodada de um torneio. Partidas jogadas durante as rodadas do emparceiramento Suíço são geralmente um jogo, enquanto partidas disputadas durante as rodadas eliminatórias são, por vezes, melhor de três.

Também conhecido como baralho temático, é um conjunto de 60 cards de Pokémon TCG que foram selecionados pela Pokémon Company e embalados como um baralho pronto para jogar. Essa embalagem contém tudo que um treinador precisa para jogar: folheto de regras, playmat, contadores de danos, moeda, lista de cards da expansão, caixinha para guardar o baralho e 60 cards selecionados.

É uma cartela de identificação utilizada nas Ligas de Pokémon. Nela os organizadores colocam o Player ID do jogador e computam sua presença e participação. Após completar um determinado número de pontos, o jogador recebe uma premiação exclusiva das Ligas.

Para cada jogador é atribuído um Número de Identificação Play! Pokémon (ID do Jogador), que é usado para rastrear torneios desse jogador e participações em campeonatos e para identificá-lo (a) em nosso sistema. Os jogadores devem ter este número com eles sempre que forem a um Evento Play! Pokémon. Os jogadores que nunca jogaram em um evento Play! Pokémon, como torneio ou Liga, receberão um Player ID novo do organizador do evento. Alternativamente, você pode obter um Player ID on-line se já tiver uma conta no Clube de Treinadores Pokémon.

A classificação de um participante elegível em Play! Pokémon com base no número de pontos que o participante ganha por jogar em torneios sancionados. A classificação de um jogador flutua conforme ele ganha ou perde partidas em torneios sancionados. Só jogos disputados contra um adversário da mesma divisão de idade em eventos Premiere contam para a classificação de um jogador.

Os professores são fãs dedicados dos jogos de Pokémon que contribuem com seu tempo, a fim de organizar eventos e ensinar os novos jogadores do Pokémon TCG. Como muitos professores passam a ser juízes de eventos, eles devem demonstrar seu conhecimento de regras e sua habilidade para organizar eventos passando primeiro por um prova. Professores são terceiros independentes, isto é, eles não são funcionários, agentes ou contratados da Pokémon Company.

Um terceiro independente que organiza e opera um Evento Premiere e que não é um funcionário, agente ou contratado independente da Pokémon Company.

As regras estabelecidas pela equipe Pokémon Organized Play. Estas regras devem ser seguidas em torneios pelos jogadores Play! Pokémon, organizadores dos torneios, juízes e outros, a fim de que o evento seja um evento Play! Pokémon sancionado. As regras do torneio são encontradas na página de Regras e Recursos do Torneio.

Todos as partidas sendo jogadas ao mesmo tempo durante um torneio. Cada jogador participa de uma partida durante cada rodada de um torneio. Um torneio é composto por um número de rodadas com base no número de jogadores no torneio.

Como um ajuste ao Sistema Suíço de emparceiramento, jogadores são emparceirados tanto por ranking quanto por divisão de idade. Alguns jogadores podem ser emparceirados com jogadores de outras divisões de idade em algumas circunstâncias. Quando há pelo menos seis jogadores em cada divisão, o torneio é dividido em grupos. Cada grupo consiste em jogadores da mesma faixa etária e correm como torneios separados (apesar de os resultados dos três grupos serem reportados como um único torneio).

As rodadas são criadas utilizando o método de emparceiramento Suíço. Neste método, todos os jogadores disputam cada rodada contra um adversário que tenha um número de vitórias ou derrotas similar. Os jogadores nunca são emparceirados contra adversários que já jogaram anteriormente em um mesmo torneio. A primeira rodada geralmente é feita através de sorteio, pois ainda não há histórico de vitórias ou derrotas no torneio.

Período de tempo que vale para o Best Finish Limit (BFL). Cada tipo de campeonato tem a temporada com uma duração diferente.

League Challenge:
Temporada 3 – 1º de fevereiro a 30 de abril de 2019.
Temporada 4 – 1º de maio a 23 de junho de 2019.

League Cup:
Temporada 3 – 15 de fevereiro a 16 de maio de 2019.
Temporada 4 – 17 de maio a 23 de junho de 2019.

A temporada de Regionais, Special Events e Internacionais é determinada pelo período de um ano, começando em setembro e se encerrando em agosto, no Mundial.

A pessoa encarregada de todos os aspectos da organização de um torneio e que normalmente lida com a equipe, programação e seleção do local. Esta pessoa é responsável por todos os aspectos da gestão de um torneio de sucesso.

É o software oficial utilizado pelos organizadores para administrar os jogos sancionados durante os torneios. O software faz os emparceiramentos e registra as vitórias e derrotas dos jogadores a cada rodada. Seu uso é essencial até mesmo para um torneio não-Premiere.

Um termo genérico para competições de Pokémon TCG.

Um torneio em que os jogadores têm acesso a cards de uma futura expansão do Pokémon TCG, geralmente realizado uma ou duas semanas antes que a liberação esteja disponível para venda no varejo. Pré-lançamentos usam sempre o Formato Limitado.

Atualmente, não existem torneios de Pré-Lançamento no Brasil. A Copag realiza, em conjunto com lojas parceiras, torneios de Lançamento, no fim de semana de lançamento de cada expansão.

Dúvidas sobre regras

Para aprender a jogar o Pokémon TCG Online, acesse o tutorial disponível no site. Note que a Copag não é responsável pelo Pokémon TCG Online. Se você estiver enfrentando problemas com o game, por favor, consulte o suporte técnico.

Sim. A Pokémon lança erratas para corrigir os textos erroneamente impressos nas cartas em inglês. Você pode conferir a errata completa (em inglês) clicando neste link.

Sim. Da mesma forma que houve alterações feitas nas cartas originalmente impressas, algumas delas também mantiveram os erros na versão em português. Estamos desenvolvendo uma errata em Língua Portuguesa, e assim que estiver pronta, será postada aqui.

Dúvidas sobre o produto

Não, quem decide isso é a The Pokémon Company International. São eles também que traduzem os cards.

É uma característica de produto adaptada ao mercado brasileiro. Com o objetivo de popularizar o TCG no Brasil e tornar o booster mais acessível ao consumidor, a Pokémon Company e a Copag estabeleceram que o conteúdo dos boosters seria de 6 cards.

Entre em contato com o nosso SAC para analisarmos o seu caso. O telefone é 0800 771 8707 e a ligação é gratuita.

Também conhecido como baralho temático, o Starter Deck é um conjunto de 60 cards de Pokémon TCG que foram selecionados pela Pokémon Company e embalados como um baralho pronto para jogar. Essa embalagem contém tudo o que um treinador precisa para jogar: folheto de regras, playmat, contadores de danos, moeda, lista de cards da expansão, caixinha para guardar o baralho e 60 cards selecionados. Vários cards são repetidos para que seja possível jogar com base em uma estratégia. Exemplo: vários Pokémon precisam de energias anexadas para atacar. Portanto, um baralho temático deve conter diversas energias repetidas. Para colecionar os cards de uma expansão, adquira pacotes de boosters com 6 cards adicionais.

A Pokémon Company não divulga o esquema de distribuição de cards raros e isto é parte fundamental do nosso segredo de produção. Sugerimos que o jogador compre um caixa display lacrada com 36 boosters, para que aumente suas chances de encontrar cards mais raros.

Isso pode acontecer. Um pacote de booster pode conter: 3 cards Comuns ●, 2 Incomuns ◆ e 1 Holográfica Paralela OU 3 cards Comuns ●, 1 Incomum ◆, 1 Rara ★ e 1 Energia Básica.

O esquema de distribuição de cards raros entre os boosters é definido pela The Pokémon Company International e segue EXATAMENTE o modelo americano – a diferença é que os boosters nacionais contêm 6 cards por pacote. Devido a variações no processo produtivo, uma leve diferença pode ser notada entre uma caixa display e outra, para mais ou para menos. Alguns consumidores encontram cards raros com mais facilidade, enquanto outros demoram mais para encontrar os mesmos cards.

Os cards estão disponíveis preferencialmente em lojas de brinquedos, livrarias e hobby stores.

Se quiser, você também pode comprar online pela Copag Loja: http://www.copagloja.com.br/pokemon.

Infelizmente não. A Copag vende apenas os decks e boosters completos.

Para adquirir cards separadamente, só mesmo trocando com outros jogadores ou procurando em hobby stores (lojas especializadas em card games).

Não temos nenhum plano de fazer algo nesses moldes.

Há mais de 20 anos, crianças do mundo inteiro vêm descobrindo o mundo encantado dos Pokémon. Hoje, a família de produtos Pokémon inclui videogames, o jogo Pokémon Estampas Ilustradas, a série de TV animada, filmes, brinquedos e muito mais. Muitos pais acreditam que o Pokémon Estampas Ilustradas e os videogames do Pokémon estimulam seus filhos a aprender a ler, já que a leitura é indispensável na maioria dos jogos do Pokémon. Os jogos também estimulam o pensamento estratégico e, em muitos casos, habilidades matemáticas básicas. O Pokémon valoriza muito o espírito esportivo e o respeito pelos outros jogadores.

Dúvidas sobre eventos

Você precisa falar com algum lojista que tenha interesse em organizar o torneio em sua cidade. A Copag dá todo o suporte necessário para que o torneio seja realizado.

Para realizar torneios em sua loja, envie uma proposta para o e-mail pokemon.op@copag.com.br informando a data e o local do evento, taxa de inscrição, máximo de jogadores que a loja comporta, premiação oferecida e uma breve descrição da sua infraestrutura.

Você pode conferir a agenda de torneios organizados pela Copag, assim como torneios de Lançamento e League Cups aqui no nosso site. Além disso, você pode usar o localizador de eventos e conferir o que tem de melhor na sua região.

Pode-se usar qualquer tipo de card, seja novo ou antigo, desde que pertençam às coleções aprovadas e escolhidas para cada torneio oficial.

Não, são aceitos apenas cards em português, inglês e espanhol.

A cada temporada, a Pokémon divulga uma lista atualizada de todos todas as coleções válidas para o formato Standard e Expanded.

No momento, a lista de coleções permitidas no Standard é:

  • Sol e Lua
  • Sol e Lua – Guardiões Ascendentes
  • Sol e Lua – Sombras Ardentes
  • Sol e Lua – Lendas Luminescentes
  • Sol e Lua – Invasão Carmim
  • Sol e Lua – Ultra Prisma
  • Sol e Lua – Luz Proibida
  • Sol e Lua – Tempestade Celestial
  • Sol e Lua – Dragões Soberanos
  • Sol e Lua – Trovões Perdidos
  • Sol e Lua – União de Aliados
  • SL Trainer Kit – Lycanroc e Raichu de Alola
  • SL Promo – 01 e acima;
  • Coleção de cartas promocionais do McDonald’s 2017

Caso você vá jogar um torneio Expanded, não se esqueça de conferir a lista atualizada de coleções válidas.

Uma nova expansão só tem validade em torneios oficiais no mundo todo na terceira sexta-feira do mês em que ela for lançada.

Por exemplo, Sol e Lua – União de Aliados foi lançada no dia 01º de fevereiro de 2019. Logo, ela se torna válida para torneios oficiais no mundo todo a partir do dia 15 de fevereiro.

Infelizmente, não temos operação direcionada para os videogames. A Copag é fabricante e distribuidora de baralhos e jogos colecionáveis, portanto nosso foco em Pokémon é no TCG. Podemos ajudar na divulgação de torneios de videogame em nossas redes sociais e estamos abertos a propostas, porém não temos verbas destinadas ao videogame. Qualquer organizador de TCG que queira organizar torneios de videogame é muito bem-vindo.

Candidate-se à prova de juízes através do site oficial do Pokémon Trainer Club.

Você pode encontrar os materiais para download em português aqui, mas a prova é em inglês.

Caso você não consiga a pontuação mínima para ser aprovado, pode refazer a prova depois de 30 dias.

Ao ser aprovado, a Pokémon entrará em contato com você para solicitar um Atestado de Antecedentes Criminais. Assim que você providenciar, e eles aprovarem seu envio, você se torna oficialmente um Professor Pokémon