abril 1, 2015 -

Por Edgar Shinagawa

E aí, pessoal! A temporada de Regionais nos EUA já acabou, e agora estão ocorrendo os State Championships. O metagame americano da primeira semana destes torneios gira em torno de Seismitoad-EX e Yveltal-EX, como levantado pelo pessoal do The Charizard Lounge.

Normalmente o metagame de lá reflete aqui, então é bastante provável que estas duas cartas se sobressaiam no Brasil, sendo uma opção mais segura se você pretende alcançar bons resultados nos torneios.

Porém, uma coisa que chama atenção é a presença de Primal Groudon (Groudon Primitivo) EX nesta lista. Apesar de estar bastante aquém de Seismitoad e Yveltal, é uma opção diferente e interessante. O engraçado é que muitas pessoas – eu incluso –, quando viram as scans japonesas, simplesmente pensaram “muita energia para atacar, que carta ruim!”. Porém, os resultados mostram que estávamos errados e que esta carta tem potencial de entrar com tudo no metagame. Hoje irei dar algumas ideias de como usar o Primal Groudon EX:

 

Groudon PrimitivoPokémon (12):
3x Hawlucha (XY Punhos Furiosos)
3x Landorus (XY Punhos Furiosos)
1x Surskit (XY Primal Clash)
1x Masquerain (BW Explosão de Plasma)
2x Groudon-EX (XY Primal Clash)
2x Primal Groudon-EX (XY Primal Clash)

Trainer (36):
4x Professor Sycamore/Juniper
4x N
1x Colress
3x Korrina
2x Lysandre
1x Lysandre Trump Card (Coringa de Lysandre)
1x Maxie’s Hidden Ball Trick
3x VS Seeker (Explorador VS)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)
1x Ultra Ball (Ultra Bola)
1x Groudon Spirit Link
1x Computer Search
2x Exp. Share (Compart. Exp.)
2x Float Stone (Pedra Flutuante)
1x Professor’s Letter (Carta do Professor)
1x Repeat Ball
3x Fighting Stadium (Estádio de Combate)
2x Scorched Earth

Energy (12):
4x Strong (Intensa)
8x Fighting (Lutadora)

Total = 60 cartas

 

Estratégia

 

O atacante principal do deck é o Groudon Primitivo EX, que por 4 energias causa 100 de dano. É pouco, mas se houver um estádio em campo, o dano sobe para 200 e o estádio é descartado. Somado a Muscle Band, Fighting Stadium e Strong Energy, este dano facilmente chega à casa dos 240 ou mais, sendo mais do que suficiente para nocautear todos os Pokémon do formato (salvo exceções como Sigilyph e Suicune).

HawluchaPorém, mesmo que a Ancient Trait deste Pokémon impeça que martelos descartem suas energias ou que Lysandre/Catcher tragam ele para a posição ativa, 4 energias é uma quantidade considerável. Por isso o deck conta com Exp. Share e 4 Landorus a fim de auxiliar na energização. Para o descarte de energias, adicionei 2 Scorched Earth, que também aumentarão o dano do Groudon Primitivo. Hawlucha entra no deck por ser simplesmente muito bom contra EX.

O deck também conta com uma única cópia de Maxie’s Hidden Ball Trick para poder colocar o Groudon Primitivo no banco sem a necessidade de evoluir. Masquerain entra no deck essencialmente para mover o Spirit Link e o Exp. Share.

 

Outra Opção

 

Outra grande ideia que vi na internet foi a inclusão de Groudon Primitivo no deck de Donphan. Segue uma lista para vocês se basearem:

 

DonphanPokémon (13):
4x Phanpy (BW Tempestade de Plasma)
4x Donphan (BW Tempestade de Plasma)
3x Hawlucha (XY Punhos Furiosos)
1x Groudon-EX (XY Primal Clash)
1x Primal Groudon-EX (XY Primal Clash)

Trainer (30):
4x Professor Sycamore/Juniper
4x N
1x Colress
3x Korrina
2x Lysandre
1x Lysandre Trump Card (Coringa de Lysandre)
1x Maxie’s Hidden Ball Trick
1x Teammates
4x Substitute Robot (Robô Substituto)
3x VS Seeker (Explorador VS)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)
1x Professor’s Letter (Carta do Professor)
1x Repeat Ball
1x Silver Bangle (Bracelete de Prata)
1x Groudon Spirit Link
1x Switch (Substituição)
1x Computer Search (Pesquisa no Computador)
3x Fighting Stadium (Estádio de Combate)

Energy (11):
4x Strong (Intensa)
5x Fighting (Lutadora)
2x Double Colorless (Dupla Incolor)

Total = 60 cartas

 

MasquerainDesde que eu falei sobre o deck de Donphan, muita coisa mudou. Os jogadores desenvolveram listas mais consistentes, novas cartas foram lançadas e o deck chegou a ser considerado o melhor do formato.

Donphan continua sendo um ótimo deck e acredito que Groudon Primitivo pode ser uma excelente adição. A grande desvantagem do Donphan era que, para um ataque mais poderoso, são necessários 4 energias e, na vasta maioria das vezes, o Donphan era nocauteado. A ideia aqui é, ao invés de colocar 4 energias no Donphan, colocar no Groudon Primitivo, que muito provavelmente sobreviverá para um segundo ataque.

 

Conclusão

 

Para mim, o grande atrativo de se usar esta carta é sua imunidade a Lysandre/Catcher. Todas as vezes que estive jogando e meu oponente evoluiu um Groudon Primitivo, é como se iniciasse uma contagem regressiva para a derrota.

PhanpyMas, embora seja bastante assustador, Groudon Primitivo não é invencível: Genesect e seu G-Booster conseguem nocaute em apenas um ataque (mesmo se você tiver Weakness Policy), portanto, contra Virizion/Genesect, o ideal é usar outros Pokémon. Qualquer outro deck que consiga causar 240 ou mais de dano será problemático. M Gardevoir-EX, M Aggron-EX e Leafeon (BW Congelamento de Plasma) são alguns exemplos.

Por fim, é uma ideia que vale a pena testar. Acredito em seu potencial e não me surpreenderia se decks baseados em Primal Groudon conquistasse algum torneio grande.

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões logo abaixo e até a próxima! 😉

  • Antonio Pereira

    Acho que primordial ficaria mais próximo que primitivo. Mas, quem sou eu para discutir escolhas de léxico…

  • Keyton Costa

    Quantos Play Points eu preciso para ir ao nacional de pokemon?Eu sou da Sênior.

    • Thiago F. de Amorim

      Ainda não divulgaram, deve ser entre 3-5 pps

  • Guest

    Bem, eu acho simplesmente incrível a quantidade de pokemon EX que existem nesses decks, isso deveria ter um limite, um pokemon EX e uma Mega evolução por deck. É ridículo.

  • Mateus monteiro

    Pokemon EX deveria ser proibido, sinceramente.

    • Victor Gabriel Pedra

      Calma cara Ex é legal e dá pra ganhar. Esses que usam deck com 7,8 EX perdem fácil para um deck bem montado.

  • Mateus monteiro

    Jogo o pokemon TCG Online, a quantidade de pokemons EX’s que utilizam nas partidas é absurda, ai você que ta com seu deck humilde, joga com pessoas que colocam às vezes 6 pokemon EX’s de uma vez. Ridículo isso. São cartas totalmente desnecessárias, apenas para desequilibrar as partidas. Mas já que querem utilizar, que ao menos coloque um limite de 1 pokemon EX por deck.