março 11, 2016 -

Olá amigos e amigas. Nesse novo ano, vamos trazer uma proposta nova para vocês, leitores e leitoras, com o intuito de dar maior suporte e informação sobre o Pokémon TCG. Nem a Copag, nem a Delta Pokémon, abandonarão as análises de decks, apenas ampliaremos as discussões com um pouquinho de teoria e reflexão sobre o jogo em si, intercalando essa proposta com as análises de listas.

grid001

Para começar, vamos iniciar pelas Habilidades presentes em certas cartas Pokémon, sim, algumas não precisam de apresentação, Acerto do Shaymin-EX e Mão Abissal do Octillery são exemplos disso. Mas, algumas passam despercebidas pela grande maioria, por não terem grande influência no nível competitivo. Mas, serão justamente dessas que trataremos aqui, Habilidades que serão boas techs para as ligas e jogos mais voltados para o for fun.

Atualmente contamos com mais de oitenta Habilidades no Formato Modificado, uma diversidade considerável, que se enquadra em diversos campos, como defensivo, ofensivo, lock e suporte. E nós começaremos com um suporte de peso.

grid002

Empoleon é um Pokémon que sempre traz alguma Habilidade interessante, e sempre muito atraente para os jogadores. Sua versão da coleção TURBO Revolução continua essa tradição, com apenas um desses pinguins no Banco, aumentamos os danos de ataques dos Pokémon Básicos em +20 sem qualquer complicação, somados a isso, o combo Archie + Compressor de Batalha, permite que tenhamos acesso a esse benefício ainda no primeiro turno, tornando um mero Soco Estremecedor (do Seismitoad-EX) ainda mais problemático para o oponente do que já era anteriormente, causando até 70 de danos [30 de danos base + 20 de uma Faixa Musculosa + 20 da Habilidade Lutador Dignificado] que podem render alguns nocautes no primeiro turno.

grid003

Zoroark é a resposta usada por muito para dar mobilidade aos decks, permitindo uma rápida troca de Pokémon Ativos por outros no Banco, mas, nem sempre temos espaço no deck ou cartas suficientes para isso. Uma forma de contornar essa situação pode ser a aposta em Cresselia. Este Pokémon Psíquico possui recuo ZERO quando ativo, permitindo que possamos promovê-la (por um nocaute, ou uma Corda de Fuga jogada pelo oponente) à essa posição e depois retiramos ela dali sem gastar recursos. Já o Tipo Dragão conta o Hydreigon-EX e Estrada do Dragão, que diminui em 2 o custo de recuo para cada cópia dessa carta em jogo, desde que tenhamos um Estádio em jogo. Vale lembrar que Meu Jeito de Cresselia também necessita de um Estádio em jogo para ter efeito.

Como lidar com múltiplas energias no deck? Às vezes é preciso ligar uma energia específica para poder atacar, mas não a temos na mão. Decks Dragão podem sofrer muito com isso, mas Smeargle pode dar uma ajudinha nessa área com Segunda Camada. Esse Pokémon pintor pode trocar uma Energia Básica de nosso Pokémon Ativo por outra Energia Básica que esteja na Pilha de Descartes. Isso também pode ser de grande ajuda para o M.Mewtwo-EX “Vanishing”, que precisa de Energias Psíquicas e 1 Energia Lutadora para atacar.

grid004

Se estivermos com dificuldades de manter um Estádio específico em jogo por muito tempo, a resposta pode ser Ninetales (Conflito Primitivo) e a Habilidade Santuário da Barreira, que impede que Estádios sejam baixados da mão de qualquer um dos jogadores, principalmente os que atrapalham o andamento do nosso jogo. Logo, uma ou duas linhas desse Pokémon do Tipo Fogo pode vir muito a calhar, ainda mais se tivermos como atacar com Lugia-EX, e remover o Estádio que já esteja em jogo.

Ainda no campo dos Locks, podemos dar um jeito de desencorajar o oponente a usar Mega Evoluções ou abusar do Zoroark. Sim, os Megas não andam com tanta força, mas eles sempre dão trabalho, e o Zoroark pode frustrar muitos nocautes certos ao substituir Pokémon Ativos à beira do nocaute. Para tornar os dois cenários mais problemáticos para o adversário podemos contar com o Banette (Céus Estrondosos, Nº31) e o Yveltal (TURBO Revolução), pois as Habilidades desses dois anulam efeitos de todas as Tools em campo, eliminando os efeitos dos Elos Espirituais e de qualquer outra carta Ferramenta em jogo. Lembrando para que Noite de Susto de Yveltal funcione ele precisa estar Ativo, enquanto Esconderijo de Ferramentas de Banette não necessita dessa condição para ativar a Habilidade.

grid005

Chesnaught (XY Base Set) pode ser considerado o tanque de guerra do mundo Pokémon. Possui um ataque que cura o dano causado a ele, tem um alto valor de PS, rivalizando com os Pokémon-EX, e com o Estádio Floresta das Plantas Gigantes, podemos tê-lo em campo de forma muito rápida. Para fechar com chave de ouro, ele ainda coloca marcadores de dano sempre que é atacado pelo Pokémon Ativo do oponente. Isso pode gerar muita hesitação em nossos oponentes, pois, além de serem atacados nos nossos turnos, sofrem dano também nos turnos deles pelo efeito do Escudo Espinhoso.

Mas não temos só o Formato Modificado, o Formato Expandido vem ganhado força e com ele, outras Habilidades voltam, ou são incorporadas ao metagame. Uma delas que vem ganhado espaço a algum tempo é o Poder Ancestral do Archeops (Vitórias Nobres). Esse Pokémon impede que ambos os jogadores possam evoluir Pokémon descendo cartas direto de nossa mão. Isso possibilitou a alguns decks uma vantagem ainda maior do que já possuíam, como Yveltal-EX e Marcha Noturna, impedindo que o oponente aumente o PS de seus Pokémon, ou que tenham acesso a ataques melhores ao longo da partida.

As Habilidades são ótimos meios para obter vantagem ao longo das partidas e uma delas bem encaixada em nosso deck por fazer uma grande diferença. Espero que tenham gostado desse novo formato de post, e fiquem tranquilos, outras Habilidades e recursos do jogo serão explorados em breve. Isso é tudo por hoje, e nos esbarramos por aí.

PS.: Um agradecimento especial ao Ricardo Estrela, participante do grupo Delta Telegram, pela ajuda com algumas cartas com Habilidades. =D