Pokemon 20 anos
Seguir @copag_oficial

Blog Pokémon TCG da Copag

Here comes the Sun… & Moon!

13 de outubro de 2016 Coleções Novidades

sunmoon

Desde 2011, a Copag é a distribuidora oficial dos cards colecionáveis de Pokémon no Brasil. Além de distribuidora, a Copag é também fabricante dos cards em território Nacional, uma das pouquíssimas fábricas no mundo que produzem os cards Pokémon.

Dado o contrato que temos com a Pokémon Company, historicamente os lançamentos no Brasil têm acontecido meses depois do lançamento nos EUA. Desde o início, nosso intuito foi fazer com que as coleções tivessem o menor intervalo entre o lançamento nos EUA e o lançamento brasileiro.

Isso é fácil de se observar resgatando um breve histórico de nossos lançamentos:

  • A coleção HeartGold & SoulSilver teve uma diferença de 15 meses.
  • Black & White foi lançado 8 meses após o lançamento nos EUA.
  • Em XY, a defasagem passou para apenas 3 meses.

Portanto, é com enorme satisfação que hoje anunciamos – a partir de fevereiro de 2017 as expansões serão lançadas no mesmo mês que nos Estados Unidos e Europa, a iniciar pela expansão Sun & Moon!

Ainda é cedo para afirmar com precisão a data de lançamento, mas estamos trabalhando para que aconteça o mais próximo possível do lançamento mundial, ainda dentro do mês de fevereiro.

Os demais países também recebem o produto com certa diferença quando comparados aos EUA e portanto, o Brasil passa a ter condição de igualdade no acesso a novas expansões.

Veja na tabela abaixo as datas de lançamento oficiais de alguns países:

captura-de-tela-2016-10-10-as-11-43-20

A tradução, revisão e design das cartas nos diversos idiomas exige da Pokémon Company um esforço concentrado das equipes de trabalho para garantir os prazos de lançamento. Desta forma, o trabalho de desenvolvimento da Pokémon Company para permitir o lançamento de Sun & Moon ainda em fevereiro no Brasil exigirá o sacrifício da expansão XY12 – Evolutions que não poderá ser produzida nem comercializada pela Copag.

Um efeito colateral inevitável, mas que se compensa por todos os próximos lançamentos que poderão ser feitos com a menor diferença de tempo possível.

A expansão XY12 – Evolutions ainda poderá ser usada normalmente em torneios seguindo a regra dos 21 dias de lançamento nos EUA.

Fique ligado em nosso Blog e Facebook pois anunciaremos ainda mais novidades para Sun & Moon em breve e…

Continue Treinando!


Sobre o autor

Equipe Copag

Nossa equipe traz para você em primeira mão as últimas novidades do Pokémon TCG, diretamente do quartel-general da Copag! =)

71 comentários

Os comentários são moderados e podem sofrer edição antes de serem publicados. Evite usar termos grosseiros e não coloque o seu e-mail no comentário. Textos com propagandas ou spam não serão aprovados.

  • Ricardo Barreto

    Palhaçada pular uma coleção, só digo isso!

    Responder Comentário

    Copag

    Infelizmente foi um mal necessário Ricardo :/

    Gabriel Balbino

    mal necessário nada, é preguiça mesmo de lançar a ultima coleção pra lucrar com a nova

    Ivo Leão

    Ou o molde seja o problema

    Shion SinX

    Ou a empresa responsável.

    Ivo Leão

    Embora eu seja contra, na boa….a concorrente não tava boa não….

    Gabriela Ribeiro

    A primeira expansão da Sun & Moon só vai sair em fevereiro, realmente era necessário cortar a XY12?

  • José Barbosa

    Triste ter que pular uma coleção, ainda mais uma coleção que muitos saudosistas ansiavam por receber. Eu entre eles.

    Responder Comentário

  • Leozinho
  • Daniel

    Gostaria de saber se a expansão XY12 – Evolutions será comercializada em português? E aproveitando, gostaria de saber se existe algum local/site no qual possa ser feita a compra de Decks da coleção HeartGold & SoulSilver (em especial o Deck Fagulha de Chamas).

    Desde já Agradeço.

    Responder Comentário

    Copag

    Daniel, a coleção XY12 – Evolutions não será produzida nem comercializada pela Copag. Quanto aos decks de HGSS, não temos informações de onde ainda poderão ser encontrados.

  • Thiago Gabriel Cairo

    Sinceramente, péssima decisão, perder uma coleção só para reduzir a janela de lançamento, ainda mais uma coleção que estava sendo tão esperada pelos jogadores, em especial os mais antigos, estou extremamente desanimado agora, esperava tentar fazer a coleção completa e agora vou ter que recorrer a produto importado.

    Responder Comentário

    Copag

    Foi a única escolha possível Thiago.

    Shion SinX

    Oooooou não lançar no mesmo mês e lançar as duas.

    Victor Maximo

    Única escolha possível? A Devir importa as coleções de Yu-Gi-Oh que eles não conseguem lançar em português, essa não é uma escolha possível, não?

    Vinícius Morelli

    Claro que não é uma escolha possível, assim como Boosters com 10 cartas, rara garantida e Reverse Foil também não é possível pra Copag.

    Saudade de quando a Devir lançava as cartas em português em 2005. Vinha Reverse e não tinha traduções bizarras

    Ivo Leão

    Lançava mais caro que Magic (eu jogava Magic na epoca) e lançava atrasado…. fora que acompanharia o dolar, ja viu como andou Magic e YGO no ultimo ano? Desculpa mas Devir não kra…

    Copag

    Victor, para importarmos uma coleção de Pokémon, temos diversos custos envolvidos, de impostos na importação, até certificações obrigatórias como Inmetro.

    Sabemos que pessoas físicas conseguem trazer produtos de Pokémon na mala, mas para uma empresa os custos são altíssimos. Imagine ter que pagar por um booster que custe mais de R30 reais.

    Infelizmente fizemos a conta, e ficou inviável chegar a um custo aceitável, e seria inviável para os colecionadores. Simplesmente não teve como.

    Gabriela Ribeiro

    Concordo, sou colecionadora e estava muito ansiosa pela XY12, importar fica caro demais para mim. Fico feliz que o atraso de lançamento seja menor, mas acho que poderiam ter escolhido cortar outra coleção e não essa que muita gente estava esperando.

  • Felipe Frazão

    porra mais pular logo evolutions com as cartas clássicas mancada hein tava contado em comprar uma ou duas boxes de evolutions

    Responder Comentário

  • Delta Pokémon.com

    Quanto a validade da XY 12 em torneios Nacionais ? Todos os cards poderão ser usados, ou serão afetados pela regra especifica de torneios da copag ?

    Responder Comentário

    Copag

    A expansão XY12 – Evolutions ainda poderá ser usada normalmente em torneios seguindo a regra dos 21 dias de lançamento nos EUA.

  • Bruno Cordova

    Sacrificios são necessarios, apesar de traduzir cerca de uma centena de cartas não parecer um bicho de sete cabeças, mas eu queria a evolutions, porque me lembra muito as minhas primeiras cartas da HS. Agora vou ter que encomendar no USA.

    Responder Comentário

    Bruno Portilho

    Meu site entra no ar um pouco antes do lançamento da coleção e terei a xy12 entra lá após o dia 02/11 que os preços vão estar bem camaradas

  • Cassiano Mendes

    Melhor escolha, pular uma edição quase que de relançamentos pra lançar simultâneo? Perfeito!

    Te amo copag, estão no caminho certo:)

    Responder Comentário

  • Thiago Conforti

    GRAÇAS A DEUS, uma decisão assertiva. Parabéns Copag ! super apoio a decisão.

    Responder Comentário

  • Roberto Dias Moraes

    ÓTIMA DECISÃO, o cenário competitivo agradece de coração <3 !!!!

    Responder Comentário

  • Victor Saba

    Eu acho isso perfeito, já nn ia ter mt carta boa na evolution, ela só está servindo pra reprints e satisfazer fãs saudosistas, se fosse pegar os boosters brasileiros seria mt difícil de tirar algo bom, é melhor acabar logo com essa polemica de atraso do que ficar passando raiva com coleção FRACA!

    Responder Comentário

    Tiago Diemer

    aguardamos teu choro tomando pau de um Pidgeot ex ou procurando um

    Victor Saba

    3 meses se passaram e até agr nem sinal do Pidgeot ex no meta ashuasuhuhasuhas

  • Christiano Citrangulo

    Agora só falta disponibilizar booster de 10 cards com reverse foil.

    Porque, vou te contar… Aquele booster de cinco cartas (ainda mais aquele que vem numa embalagem ENORME de papelão – que só serve para encarecer o produto) é um saco… Tem que ficar abrindo um monte e ainda não temos acesso às reverse foil.

    Copag, sei que é uma questão comercial e tal, mas, por exemplo, na loja da minha cidade (que é bem pequena), a gente queria fazer draft ou deck selado de Pokémon, mas, com booster de cinco cartas não dá!

    Responder Comentário

    Shion SinX

    É um tapa na cara do jogador brasileiro.

    Ivo Leão

    A gente faz aqui na boa, todo lançamento.

  • Tiago Diemer

    Meu senhor! Tem Mtas cartas Chaves e boas q nem os elos e pidgeot ex q vai ser meta e teremos q pagar horror de caro pra conseguir! Por favor copag tu pode até não fabricar mas importa pra nós! Evolution e have a coleção q todo cara saudozista quer! Se o meta precisar de cartas caras dessa coleção eu vou parar já não basta ser caro shaymin e vs seeker! Tá difícil jogar pokemon

    Responder Comentário

  • Juesley Isnar

    Com essa decisão ficaremos sem expansão nacional por até 4 meses, o que você se pretende fazer para esse intervalo inclusive devido às festa de fim de ano?

    Responder Comentário

    Gabriel Balbino

    Juesley, pior que eles tem as box para lançar até dezembro, agora a partir de janeiro não sei o que eles tem para lançar, isso fica obvio que é uma desculpa para não lançar a XY-12, a Pokemon Company deveria ver isso para ver o tiro no pé que eles estão dando

    Copag

    Gabriel, realmente não é desculpa. Não teve como lançarmos a XY12, e a própria Copag perde muito com isso.

  • Ivo Leão

    Ja não bastava Legendary Treasures, agora Evolutions?! Por aqui em Manaus era uma das coleções mais esperadas desde Ceus Estrondosos…

    Responder Comentário

  • Shion SinX

    Quando que a COPAG vai fazer boosters de 10 cartas com uma rara garantida?

    E outra, que tal NÃO lançar essa coleção no mesmo mês e trazer XY12? Quem quiser vai comprar lá fora, e se for esperto vai continuar assim, não dando 1 centavo pra COPAG.

    Responder Comentário

  • Cesar Augusto Oliveira de Souz

    Me perdoe Copag, espero que leiam isso,achei uma péssima decisão considerando que a diferença de tempo de uma coleção para a outra era um pequeno problema em relação a falta de coleções, afinal todas as coleções um dia chegavam, mas tenho certeza de que falo por todos que acompanham o cenário mundial de tcg quando digo que a Evolutions era muitíssimo aguardada. Esperamos 20 anos para uma comemoração ao nível que Pokemon merece e recebemos Evolutions, uma das mais incríveis coleções de TCG com reprints incríveis e Exs novos ultra detalhados, já sofremos com a perda de Legendary Treasures, a coleção que mais beneficiava quem coleciona cartas holográficas e especias, e agora perdemos a comemoração do aniversário do nosso grande Pokemon. Em geral, péssima jogada Copag

    Responder Comentário

    Copag

    Cesar, neste momento, com todas as mudanças no cenário competitivo anunciadas recentemente pela Pokémon Company, a maior necessidade a ser atendida era esta. Para que os jogadores possam competir em pé de igualdade com jogadores de outros países, lançar a coleção com a menor diferença de tempo entre o lançamento dos EUA é fundamental. Infelizmente tivemos que pular a XY12.

    Cesar Augusto Oliveira de Souz

    Vão disponibilizar as carta americanas para a compra em lojas no Brasil?

    Copag

    Como dissemos no post, infelizmente não poderemos produzir nem comercializar os cards dessa coleção, nem nacional nem americano.

    Cesar Augusto Oliveira de Souz

    🙁

  • yan gillet

    Realmente não acho uma boa decisão a xy12 tem varias cartas que podem vir a ser competitivas com mew,pedgeot-ex ,sprits links dos inicias,Brock’s Grit,dragonite-ex,charizad,alem do mais é realmente necessário? vamos ficar uns 4 meses sem coleções novas segundo o calendário de vocês algumas coleções tem pouco mais 2 meses de diferença poderia lança xy12 final de dezembro e sm1 final de fevereiro ou inicio de março

    Responder Comentário

    Copag

    Para localização de um idioma, existem diversos processos, dentre eles a tradução, revisão e design das cartas. O processo de tradução por exemplo, é feito por uma equipe de edição na Pokémon Company e é revisado pela equipe da Copag.

    Em uma expansão com mais de 100 cartas, é natural que existam diversas revisões para garantir a consistência da tradução para o Português e esse processo leva semanas. Além das cartas, todas as embalagens também passam por esse processo. Após a tradução, as cartas e embalagens passam pela equipe de design, processo que também leva algumas semanas e depois por nova rodada de revisões.

    A soma de todos esses processos, que garantem a alta qualidade do produto, demandam um esforço concentrado das equipes de trabalho e não seria possível trabalhar simultaneamente com 2 expansões. E isso por que nem começamos a falar sobre nosso processo de produção e logística.

    O TCG é traduzido para 7 idiomas, incluindo o Português. Reduzir a diferença entre os lançamentos no Brasil sempre foi um grande desejo dos consumidores e com todas as mudanças no Organized Play anunciadas recentemente essa decisão ficou ainda mais latente e infelizmente essa foi a única alternativa.

  • Matheus Lobato

    Péssima decisão Copag, XY12 pode não ser a melhor coleção dos últimos tempos, mas muitos dos fãs aguardavam pelo fator nostálgico principalmente. Vcs se preocupam em trazer as coleções no mesmo mês, mas as Elite Trainer Box passam longe dos seus planos não é? E as cartas importantes de XY12? Vamos ter que importar com valor altíssimo? Vcs nem pretender lançar box que pelo menos venham os Spirit Link de Venusaur, Charizard e Blastoise, não é mesmo? Falar que as pessoas podem usar é fácil.

    Responder Comentário

    Copag

    Realmente não tinha como lançarmos a coleção XY12 e reduzir o prazo da Sun & Moon. Era uma coisa ou outra. Não é fácil falar para as pessoas que podem usar a versão americana, mas foi a única opção.

    Shion SinX

    O maior problema é que não pretendem lançar nem no futuro.

    Fernando Gasparetto

    É um preço caro pra se equipar com os EUA, mas ok. E outra coisa, vocês tem intenção de produzir as Elite Trainer Box também? Acho um saco ter que importar quando poderia fortalecer o mercado brasileiro, já que é pra ficar pau a pau com os gringos que seja não só em resposta de lançamento mas em produção também.

    Copag

    Olá Fernando

    Entendemos a ansiedade dos consumidores em relação à Elite Trainer BOX, porém este produto possui diversos insumos importados (dados, sleeves, marcadores de condição), que tornariam o mesmo muito caro e inviável para o consumidor final.

    Estamos sempre estudando alternativas para viabilizar e/ou adaptar produtos para o mercado nacional, mas à curto prazo, não temos previsão em relação à Elite Trainer BOX.

    Fernando Gasparetto

    Qualquer valor beirando os 250 reais seria o suficiente para conquistar o público Brasileiro. Muito luxo. kkk
    Mas ok, um passo de cada vez. Tenho certeza que ainda podemos contar com vcs, é notável a preocupação de vcs com o consumidor. Estão de parabéns!!

  • Victor Maximo

    Já que XY-11 sai aqui no final de outubro e a SM-1 em algum momento de fevereiro, porque vocês não pensaram na possibilidade de lançar a Evolutions em Dezembro? A Evolutions é uma coleção bem mais voltada para a comemoração dos 20 ano que para o meta game mesmo, não acho que seria tão ruim uma janela tão pequeno entre ela e as outras duas coleções. Estou muito triste com a decisão, pois eu estava esperando ansiosamente por essa coleção desde o anuncio dela. Já não bastava já terem feito isso com a Legendary Treasures. Acho isso um desrespeito com os jogadores e, principalmente, colecionadores e fãs.

    Responder Comentário

    Copag

    A questão não foi a janela de lançamentos. Simplesmente não seria possível lançar as duas coleções.

  • Alleff Dymytry

    A pior decisão possível que a copag fez, sacrificar a coleção mais esperada, muito mais do que a steam siege. Se querem agradar os fãs, deveriam fazer sun e moon e a evolutions juntas. Já demora pra vir as especiais de generations e agora isso. =/

    Responder Comentário

    Copag

    Alleff, infelizmente não seria possível lançar as duas coleções juntas, por mais que quiséssemos.

  • Victor Freitas

    Cada coisa que eu leio aqui. Como pior decisão possível? Não há coisa melhor que começar a geração de Sun e Moon com a certeza de lançamentos simultâneos. Agora teremos prereleases de verdade, redução da importação e, principalmente, acabam-se os problemas referentes a isso no cenário competitivo (ainda acho que a Copag não precisava ter criado aquela regra da validez das coleções já que o problema acabaria se resolvendo agora de qualquer forma, mas isso não vem ao caso mais).

    Gente, é uma única coleção. O sacrifício de uma única coleção pra resolver inúmeros problemas de uma só vez. Pensem a médio e longo prazo também. Frente a essas duas escolhas, é óbvio que pular Evolutions é a melhor decisão possível. E ainda afirmo que dentre todas as coleções XY, Evolutions é a que mais faz sentido de ser pulada, pois é a única totalmente alheia aos temas da XY, é basicamente uma coleção especial (tanto que no Japão ele nem foi considerada como XY12), sem contar que quem joga sabe que não há muitas cartas relevantes pra jogo nela.

    Apoio demais a decisão. Mas quanto às diferenças nos níveis dos booster, concordo com a maioria. Os boosters americanos possuem um valor muito acima do valor de 2 boosters brasileiros, portanto não é só questão de “metade do preço, metade do valor”. A proporção não é a mesma, e isso é claro pra maioria dos compradores. Eles tem pullrate de ultrarraras por booster maior que o nosso (por 2 boosters), além da questão das reverse.
    Eu não acho que as reverse sejam tão necessárias, mas o que acontece é que o slot das reverse pode ser ocupado por basicamente qualquer carta e praticamente nas mesmas possibilidades, sendo comum ou rara. Isso aumentaria muito a satisfação do coprador, pois acaba aumentando consideravelmente a possibilidade de se tirar cartas boas (ou melhor, cartas boas E reverse foil)

    Responder Comentário

    Ivo Leão

    Não há cartas revelantes para jogadores competitivos, para colecionadores e fãs, a historia inverte completamente.
    Independente da edição, qqr uma não lancada é ruim.
    Eu esperava que essa aproximação fosse gradativa e constante, não sacrificar uma edição tão especial, tão anuciada, pra comer os 3 meses.

    Quanto aos boosters me abstenho pelos pros e contras de ambos os lados.

    Victor Freitas

    Apesar de poucas, há cartas relevantes até, só que não de uma forma absurda. Mas enfim.
    Concordo que é um problema maior para colecionadores e fãs. Mas os ataques tão indo bem longe, com gente até falando que é preguiça e afins, desconsiderando totalmente as discussões com a TPCi, acordos e questões de logística.
    O que parece que me aconteceu foi que a TPCi de certa forma “forçou” o lançamento simultâneo (por conta das questões da reforma), então nesse sentido a Copag não tem culpa e apenas tomou a melhor decisão.
    Eu concordo que essa diminuição do atraso devera ter sido feita gradativamente e poderia até ter evitado o corte da XY12. O problema real foi não terem feito isso.
    Mas como isso não aconteceu… Essa foi a melhor escolha pro momento.

  • Rayssa Mirabet

    Decepção. Estava esperando muito por essa coleção, ela é muito nostálgica. Cortá-la foi uma péssima ideia. Fazia tempo que eu não comprava Pokémon TCG, ia voltar a colecionar por causa dessa coleção, mas agora que não vai mais ter, desanimei de novo.

    Responder Comentário

  • Momo

    Na minha opinião, foi uma péssima decisão cortar uma coleção que todos estavam esperando, comemorativa do aniversário de 20 anos. Só vejo o público reclamando, é tão difícil sair alguma coisa diferente aqui no Brasil, já não temos quase nenhuma promo(diferente dos EUA e Japão) e várias boxes vocês não trazem para cá, aí quando finalmente há a chance de sair algo legal aqui, a expectativa é quebrada. Nós já estamos acostumados a ter esse atraso… Ele poderia ter sido reduzido cortando outra coleção mais antiga da XY, ou ser reduzido mais pra frente, de forma que não decepcionasse os colecionadores e jogadores.

    Responder Comentário

  • Thiago Maia

    Acompanho o retorno do pokemon tcg pela copag desde o inicio, e realmente dentro do cenario competitivo a possibilidade de ter acesso as coleçoes junto com o lançamento americano é fantastico. Mas sacrificar a coleçao evolutions foi um duro golpe. Um dos comentarios foi bem feliz em observar que realmente levando em consideraçao o cenario do xy a coleçao evolutions era a que mais fugia do foco, sendo uma coleçao comemorativa, mas ha uns porens: o fator nostalgia forte dessa coleçao que atraiu todos o fãs de pokemon, mesmo aqueles que nao jogam e so colecionam, e o fato de que inevitavelmente certas cartas exclusivas dessa coleçao se tornem competitivas e por nao possuirem versao nacional serao extremamente caras e chatas de achar. Parabens por finalmente igualar o calendario de lançamento do tcg nacional com o americano, mas ainda ha muitos detalhes a acertar como a questao da quantidade de cartas nos boosters e rate de raridade, bem como a ausencia de certos boxes interessantes que o mercado americano lança. Vão precisar trabalhar duro pra compensar esse golpe critico que foi cortar a coleçao evolutions.

    Responder Comentário

  • Lex S. Kennedy

    Karaka veii q Vacilo !! Brasil mt zuado kkk

    Responder Comentário

  • Nathan Rangel de Oliveira

    Não é possível a Copag simplesmente distribuir o produto em inglês no Brasil? Só para a XY Evolutions. Não em larga escala, até por que as crianças não consomem produtos em inglês, mas se já tivesse disponível pra comprar na loja online de vocês por um bom preço já seria maravilhoso

    Responder Comentário

  • Nathan Rangel de Oliveira

    Era melhor ter sacrificado a Double Crisis antes da xy6. Já seria 1 mês a menos entre os lançamentos.

    Responder Comentário

  • Ronny Marsh

    Meio chato, mas acredito que o que piora isso tudo não é nem a decisão da Copag de emparelhar os lançamentos, mas os impedimentos de comercialização e distribuição do produto importado, que acredito que seja decisão da Pokemon Company, coisa que cria um delay muito drástico na comunidade… Eu estava ansioso pra abrir um charizard old school e o spirit link dele, ter aquela nostalgia de quando era garoto, etc, agora vou ter que buscar nas mãos de pouquíssimas pessoas que detem a capacidade de comprar em importação, etc.
    Acredito que a melhor solução seria a comunidade dirigir seus protestos à Pokemon Co., formalmente e uníssona, demonstrar seu descontentamento com a forma que ela trata a comunidade de língua portuguesa.

    Responder Comentário

  • Müller

    Muita falha abandonar o evolutions, nem por competição mas pra muita gente a unica forma de conseguir essas cartas era um reprint que ia sair, opção de abandonar uma coleção pra acelerar as outras é totalmente ilógica

    Responder Comentário

  • Jefferson Martins

    Se não da pra lançar antes então lança junto ou depois, tanto faz, apenas lancem pelo amor de Deus!
    Comecei a jogar esse ano e tive a opção de começar a colecionar as cartas em inglês mas optei pelas em português (mesmo tendo que esperar mais) apenas pra “prestigiar” todo o trabalho que eu sei que vocês tem pra nos trazerem elas. Mas acho que pular uma coleção (uma das mais esperadas por todos os jogadores) foi um preço muito alto a se pagar… Acho que faltou um pouco de consideração com os colecionadores (tanto antigos como novos), merecíamos ao menos o Box de Elite (mesmo que vá custar o olho da cara).

    POR FAVOR COPAG NUNCA TE PEDI NADA

    Responder Comentário

  • JARDANES CARRARA MONFARDINI

    COPAG, por mim vocês poderiam ter cortado qualquer coleção, menos a Evolutions. Era a única que eu tinha interesse. Estava num hiato no Pokémon TCG pois não havia nada do meu interesse, quando lançaram um set com cartas que me remetem aos tempos de infância, pensei seriamente em voltar ao hobby. Como vocês não vão lançá-la em português, pouco me interessa voltar a comprá-las. Talvez um dia quando o consumidor não for mais tratado como palhaços eu posso vir a pensar em voltar a jogar. Obrigado…

    Responder Comentário

  • vinicius de moraes

    melhor noticia que eu tive pois não tenho condições de comprar americano e demora pra lançar no brasil infelizmente não teremos a xy12 mas chegar mas cedo pra mim foi muito bom estou achando que vcs os jogadores,estão recebendo muito mal isso desnecessariamente pois o preço das americanas e caro e ter traduzido fica mais em conta mas estão reclamando do preço da xy12 porque vcs vão precisar importar pra conseguir as cartas mas todas as outras coleções que vierem não vai precisar vcs importarem e para a copag tenho uma coisa a dizer a diferença de lançamento esta otima não precisa mais voçês pularem outra coleção para encurtar a diferença infelizmente perdemos a xy12 mas o beneficio foi muito bom

    Responder Comentário

  • Gabriel

    Vai começar a vir 6 cards , ok , mas só 3 são comuns né , não me diz que são 4 comuns !

    Responder Comentário