Seguir @copag_oficial

Blog Pokémon TCG da Copag

Saiba como montar um deck campeão!

Quinzenalmente, Felipe Ponce, jogador de Pokémon TCG desde os 13 anos e editor do Poké-Paradise, deixará dicas especiais para você montar o seu deck.

Por Felipe Ponce*

Olá, pessoal. Hoje vamos falar sobre um deck que vai começar a aparecer nos campeonatos após o lançamento da coleção Emerging Powers (ainda sem nome em português). Ele tem tantos pontos a favor como contras e pode ser montado de várias maneiras – como por exemplo, com Electrode Prime (coleção Triumphant) ou com Jirachi e Shaymin (coleção HS Revelado), mas eu acho que a melhor maneira de montar o deck é a seguinte:

GRD (Gothitelle + Reuniculus + Dragons)

Pokémon: 21

3-2-3 Gothitelle
3-2-2 Reuniculus
1-1 Blissey Prime
2 Zekrom
1 Pichu
1 Cleffa

Cartas de Treinador e Apoiador: 29

3 Pokémon Coletor (Pokémon Collector)
4 Sage’s Training
3 Cheren
2 Seeker
1 Tropical Beach
4 Comunicação Pokémon (Pokémon Communication)
4 Bala Rara (Rare Candy)
3 Junk Arm
3 Pokémon Catcher
1 Max Potion
1 Substituição (Switch)

Energias: 10

8 Energias Psíquicas
2 Energias Incolores Duplas

No início da partida, é bom começar o seu setup baixando vários Gothitas e Solosis no seu banco, principalmente o Solosis. É aí que encontramos a primeira fraqueza do Deck, pois Solosis (que é o básico de Reuniculus) tem só 30 de Pontos de Saúde (PS ou HP), portanto, ele pode vir a ser um alvo fácil para um Knock Out com Linear Attack de Yanmega Prime (coleção Triumphant) ou para um Tyrogue (coleção Heartgold Soulsilver) juntamente a um Pokémon Catcher. Assim, cuidado para lembrar de descer, pelo menos, 2 Solosis no seu banco para, então, evoluí-lo para Reuniculus.

O ideal é comprar cartas com Sage’s Training ou Cheren pra montar um Reuniculus no banco e uma Gothitelle ativa. Após ter feito isso, o seu oponente fica completamente travado graças às Abilities desses dois Pokémons.

Vamos por partes. Primeiro, a Ability da Gothitelle, Magic Room, que impede seu oponente de usar Cartas de Treinador enquanto a Gothitelle estiver ativa – ou seja, é bom deixar a Gothitelle ativa, mesmo sem energias, para travar o jogo do seu oponente, impedindo-o de usar cartas como Comunicação Pokémon, Bala Rara ou outras cartas similares. Isso torna o deck do seu adversário bem lento e difícil de ser jogado. Segundo, a Ability do Reuniculus, Damage Swap. Com ela, você pode mover os marcadores de dano de todos os seus Pokémons para qualquer outro Pokémon seu, quantas vezes você quiser.

Assim, cada vez que a Gothitelle receber dano do oponente, você move esses danos para qualquer Pokémon no banco – de preferência, o Zekrom – deixando a sua Gothitelle imortal. Basicamente, a ideia do deck é essa, travar as Cartas de Treinador e nunca deixar que a sua Gothitelle seja nocauteada.

Tem alguns mecanismos de cura no deck pra limpar os danos dos seus Pokémons, por exemplo, temos 1 Max Potion (cura todos os marcadores de um Pokémon e descarta todas as energias ligadas nele) que, junto com o Reuniculus, você move todos os danos de seus Pokémons para algum Zekrom sem energias e usa a Max Potion para curá-lo em seguida. Com as Junk Arm (descarte 2 cartas, pegue uma carta de treinador descarte e coloque-a na mão) você consegue reutilizar essas Max Potions. E para curar também temos o Poké-Power da incrível Blissey Prime, Blissful Nuse. Com esse Poké-Power você cura todos os marcadores de dano de todos os seus Pokémons e descarta as energias de todos os Pokémons que tinham dano.

O ideal seria, mais uma vez com o Solosis, transferir os danos no campo para Pokémons que não tenham energias ligadas para, depois, utilizar o Blissful Nurse. A Carta Apoiador Seeker (ambos jogadores voltam um Pokémon do banco para a mão) ajuda a reutilizar o Poké-Power da Blissey Prime.

Vantagens:

+ Consegue travar as Cartas de Treinador do oponente, mas não os seus. Isso atrapalha bastante, até porque o oponente não vai ter como descartar essas cartas e continuamente vão aparecer na sua mão após usar uma “Nova Teoria do Professor Oak” (embaralhe a sua mão no deck e compre 6 cartas).

+ Tem vantagem contra o deck SpeedZekrom, já que esse deck não tem como nocautear sua Gothitelle com apenas um ataque e você sempre pode curar sua Gothitelle usando o Damage Swap do Reuniculus.

+ O ataque da Gothitelle (Madkinesis) bate 30 +20 por cada energia psíquica que esteja ligada nela. Um ataque que bate +20 sem limite é extremamente bom. Basicamente você liga todas as energias em uma única Gothitelle para ela bater mais e mais a cada turno.

+ Caso sua Gothitelle seja nocauteada e a partida fique complicada, dá para mover os danos para o Zekrom e usar seu primeiro ataque Outrage, que bate 20 +10 por cada marcador de dano, podendo bater, então, até 140 em um único ataque. Isso é ideal no caso de um Magnozone Prime, por exemplo, pois ele tem exatos 140 PS (leia mais sobre em “desvantagens”).

Desvantagens:

- Mew Prime (coleção Triumphant) é a desvantagem principal desse deck. Ele é um dos poucos Pokémon que consegue nocautear a Gothitelle com um único ataque.

- Magnezone Prime (coleção Triumphant) também pode atrapalhar um pouco. Com seu ataque Lost Burn, ele pode mandar para o Lost Zone três energias e nocautear a Gothitelle em um único ataque, assim como o Mew Prime – mas, ainda assim, ele é mais difícil de ser utilizado do que o Mew Prime, já que Magnezone Prime é um Pokémon em Estágio 2 e quem usar Magnezone não vai poder usar a carta Bala Rara (pula do básico ao estágio 2) para agilizar a trazida do Magnezone ao campo. Talvez você possa nocautear os Magnemite ou os Magneton antes de virar Magnezone utilizando a carta Pokémon Catcher (puxa um Pokémon do banco do oponente para ativo).

- Black Belt é outra coisa que incomoda. Como a Ability de Gothitelle só para as Cartas de Treinador, você para a Plus Power (aumenta em 10 o ataque do Pokémon ativo), mas não para a Carta Apoiadora Black Belt (aumenta +40 o ataque do Pokémon ativo). De qualquer maneira, pouca gente se acostuma a usar Black Belt nos decks, não é uma carta muito popular.

É isso, pessoal! Obrigado a todos por terem lido o artigo, e espero que tenham gostado. Se tiverem alguma dúvida, podem perguntar aí embaixo que responderei assim que possível. Abraço e sorte a todos nos campeonatos! Até a próxima! ;)

*Felipe Ponce é editor do site Poké-Paradise e jogador de Pokémon TCG desde os 13 anos. Já participou de diversos eventos e campeonatos relacionados, tendo conquistado diversos títulos.

160 comentários

Os comentários são moderados e podem sofrer edição antes de serem publicados. Evite usar termos grosseiros e não coloque o seu e-mail no comentário. Textos com propagandas ou spam não serão aprovados.

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3284641627421560900 Lucas Teixeira Ribeiro

    Felipe ponce, sempre sigo seu blog.
    Único argentino adorado por brasileiros kkkk

    Responder Comentário

    Pedro

    É mesmo aleluia um salvador dos argentinos!

  • Aldinho

    Muito boa analise, gostei.
    E parabéns pelo blog Felipe, mto bacana e informativo =]

    Responder Comentário

  • De Dios

    Olá Felipe! Gostei muito do artigo, parabéns! Queria saber, qual theme deck de Emerging Powers você me indicaria para eu comprar? Vlw

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Agradeço as suas considerações Igor =).
    A respeito do Theme Deck, eu não recomendo nenhum deck temático da coleção Emerging Powers.
    Nenhum deles tem uma deck list boa. Pra começar, eu gosto bastante do Ember Spark da coleção Heart/Gold & Soul/Silver, lá vem bastantes trainers e pokémons legais pra começar a jogar. Ou senão também outro pode ser o Steel Sentinel da coleção HS:Revelados. A estratégia desse segundo é bem legal.

    Felipe Ponce

  • DouglasAM

    Uns dos pokemons que podem atrapalhar é aqueles tipos de pokemon que podem atacar os pokemons do banco,não é verdade?
    Vai se o Zekrom está com 10 de PS/hp, e sofre ataque desse tipo^^, e tambem atrapalha o jogo se você e seu oponente tiver o Gothitelle e Reuniculus, né? pois ficará muito demorado.
    Ah e no próximo post tenta fazer deck só com as cartas que a Copag produziu, ou seja HeartGold & SoulSilver e HS-Revelado/Unleashed.
    Gostei desse post =D

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Olá Douglas, tudo bom?
    Na verdade atrapalha e ao mesmo tempo não atrapalha. Depende de quão forte seja o dano feito no teu banco. Por exemplo, a Yanmega Prime bate 40 no banco. Ela acaba não atrapalhando tanto já que é só você calcular os danos com Reuniculus pra deixar todos os pokémons do teu banco por 50 de HP e pronto, nada vai ser nocauteado para a Yanmega Prime. O verdadeiro problema é por exemplo o Entei/Suicune Legend ou Blastoise da coleção HS:Revelados que batem 100 em qualquer pokémon do oponente respetivamente. Dessa maneira eles conseguem nocautear teu Reuniculus de um golpe só o que obriga você a montar um segundo Reuniculus em seguida.
    No próximo post falarei de um deck que tem algumas cartas da coleção HS:Revelados, obrigado pelo interesse!.
    Felipe Ponce

  • DouglasAM

    Estou como uma dúvida:
    vamos imaginar num jogo esta o seguinte”meu ZOROARK com 2 energias e o GOTHITELLE com 3 energias psíquicas, vamos supor que o ZOROARK seja meu pokemon ativo, e do meu oponente é o GOTHITELLE que tambem esta ativo, se eu usar o ataque do ZOROARK ”Foul Play”, ele tem direito de copiar um ataque do oponente, vamos supor que eu clone o ataque do GOTHITELLE o ”Madkineses”, então aí esta a duvida, o ataque que o ZOROARK iria clonar iria gastar quanto de dano? 30 ou 90????

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Se o Zoroark ataca com energias de fogo por exemplo, ele só vai bater 30 já que Madkinesis só aumenta o dano por cada energia psyquica ligada no pokémon atacante. Mas se o Zoroark bater com 2 energias psyquicas seu ataque Foul Play, vai acabar batendo 70.
    Abraço
    Felipe Ponce

  • http://www.copag.com.br/pokemon/index.php/novo-concurso-no-facebook-ganhe-boosters-e-decks-hs-revelado/ gigas

    eu já tenho 5 decks

    Responder Comentário

  • Gustavo

    Não é melhor tirar o 1-1 Blissey e colocar + 2 Max Potion?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Ai depende de cada um. Eu gosto bastante da Blissey Prime porque você consegue procurar ela no deck com as infinitas cartas de procura de pokémon que o deck tem. Fora isso, você cura muitos mais marcadores de dano com Blissful Nurse do que com Max Potion e você pode reutilizar o power da Blissey com Seeker.
    Felipe Ponce

  • Lucas korzune

    muito bom!! o difícil é conseguir esses cards.

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    É difícil de conseguir algumas cartas, mas vale a pena! =D
    Felipe Ponce

  • Emilson Gomes Junior

    Copag, quais as coleções aptas a participar de torneios Pokémon oficiais? Até quando essas coleções continuam em vigor? E para participar de torneios não oficiais é preciso usar coleções recentes ou qualquer coleção de Pokémon TCG?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    As coleções aptas para participar em torneios oficiais são da Heart/Gold & Soul/Silver pra frente. A próxima rotação de coleções vai ser só em Agosto do ano que vem, depois do mundial. Possivelmente o próximo formato vai ficar Black & White – On, isto quer dizer, todas as coleções a partir da Black & White. A partir de torneios não oficiais, depende muito do local. Tem algumas lojas que fazem campeonatos/ligas no formato modified (onde só são aceitas cartas das ultimas coleções) e tem outras lojas que fazem seus campeonatos no formato construído (onde todas as cartas de todas as coleções são aceitas). Sugiro que você ligue para as lojas e pergunte os formatos dos seus eventos.
    Abraço!
    Felipe Ponce

  • rodrigo

    a coleção branco e preto já tem data aproximada de lançamento?

    Responder Comentário

  • anderson

    muito bom!,vc poderia me ajudar? vc pode me dar uma dica de um deck com as cartas dos decks iniciais: Retort,Recon,Casa de força,Fluxo de lava,Conflito de crescimento,Enchente mental,Fagulhas de chama,Controle do caos e Sentinela de aço. e também tenho o Donphan prime. se vc puder me ajudar fico muito agradecido.

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Olá Anderson, tudo bom?. Você tem todos aqueles decks fechados?. Com certeza tem um monte de cartas que podem te ajudar em algum deck mais competitivo. Alias, Donphan Prime é uma das cartas mais fortes de hoje em dia. Só que teria que ver direitinho o que você tem e o deck que você quer montar.
    Felipe Ponce

  • Giovanni Bruno

    Olá Felipe Ponce! Suas dicas são mesmo boas hein? Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho, gostaria de saber:
    -Como se participa de um campeonato TCG sem ser o TCG online o real mesmo.

    -Se eu for participar, é importante as cards serem originais?

    Obrigado pela compreensão

    obs. por favor me dê respostas

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Olá Giovanni! Obrigado pelas palavras, é importante pra mim que o pessoal goste do meu trabalho.
    Se quiser participar de campeonatos do TCG o principal é ter um deck com todas as cartas originais. Não são aceitas cartas falsas em campeonatos tanto oficiais quanto não oficiais. Uma vez que tem seu baralho, é só achar o campeonato mais perto da cidade onde você mora e fazer a sua inscrição.
    Todos os novos jogadores são aceitos e muito bem vindos!
    Felipe Ponce

  • gustavo

    nesse dekc ficar melhor só uma carta de um pokemon lendario e cartas legends e lv.x[responda].

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Gustavo, não entendi a sua pergunta.
    Felipe Ponce

  • luis

    Andei um pouco afastado de pokemon, mas agora pretendo voltar, porem as coleções atuais não são tão rapidas e destrutivas como nas EX-series, vou tentar me adaptar mas com certeza não irei usar um deck desses, no maximo com pokes estagio 1, abraços e boa matéria.

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Não sei dizer, eu jogava também na época das Ex e o que eu vejo é que hoje em dia não tem um Engine para dar o Set Up como antes tinha o Holon Engine. Comprar 4-5 cartas com Holon’s Castform fazia qualquer deck rodar, até os mais sem noção. Hoje, são muito poucas as cartas que fazem comprar cartas e o jogo ficou mais devagar. Realmente os decks de Stage 1 ganham vantagem na velocidade por em cima dos decks de Stage 2. É ótimo que tenha voltado a jogar!. Tem muitos jogadores das epocas passadas voltando.
    Abraço., Felipe Ponce

  • lucas

    otimo artigo,bem interessante.

    Responder Comentário

  • rodrigo

    na coleção branco e preto vcs vão fazer aquele pikachu secret?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Sim, Rodrigo, vamos ter o Pikachu ultra raro! :D

  • http://lalato claudio

    atoro pokepon

    Responder Comentário

  • gustavo

    mais vao fabricar esse tipo de deck pra vender

    Responder Comentário

  • João Vitor

    Parabéns, esse e um deck muito bom, mas eu queria saber uma coisa, e se o meu oponente tivesse esse mesmo deck?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Obrigado João! Então, se você está jogando um mirror match você vai depender exclusivamente de sorte. Vai depender de quem montar o primeiro Gothitelle ativo. Dessa maneira, nunca vai deixar o oponente montar seu jogo nocauteando todas as Gothotita que forem aparecer com ajuda da Pokémon Catcher. Neste caso, começar o jogo influi bastante já que quem começa vai poder fazer Rare Candy no segundo turno.
    O que você pode fazer, caso na tua área joguem muitos decks de Gothitelle é techear 1 Teddiursa da coleção Call of Legends. Com seu ataque “Fake Tears” você joga uma moeda, se der cara o oponente não pode usar trainers no seu próximo turno. Dessa maneira você impede uma possível Rare Candy no T2, o que a vantagem de fazer Rare Candy passa pra você.
    Abraço!
    Felipe Ponce

  • lugplay

    lol eu acesso seu blog direto. Muito bom texto, saiba q faltava algo assim no site da copag!

    Responder Comentário

  • Joshuah Alves

    Muito bom, parabéns pelo site você sabe muitas estratégias de pokemon eu queria saber se você sabe um deck que venha bastante pokemon do tipo dark, Valeu!

    Responder Comentário

  • Eduardo

    Valeu Felipe Ponce por postar algo assim aqui no site, eu estava procurando ja faz algum tempo por dicas para montar um deck desse tipo

    Responder Comentário

  • http://www.copag.com.br/pokemon/index.php/novo-concurso-no-facebook-ganhe-boosters-e-decks-hs-revelado/ gigas

    meu deck é de planta e fogo mas antes era de planta e psico o fogo é muito bom

    Responder Comentário

  • Tomás Polido Garcia

    é muito atencioso Felipe Ponce por nos ensinar a esse deck,mas eu ach que tem muitos trainer,poucos pokemons e poucas energias principalmente!Porque tem 10 energias em 60 cartas! e por exemplo,se uma chansey morre,como vc vai evoluir para Blissey ? Sem falar que você teria que comprar muitas cartas para conseguir todas essas cartas!

    Responder Comentário

  • Makoto

    @DouglasAM|21 de outubro de 2011

    O card da Gothitelle diz: “Does 20 more damage for each [P] Energy attached to THIS Pokémon”.

    Então você irá causar apenas 30 de dano com Foul Play. Agora, se tiver colocado alguma energia psíquica, irá incrementar o dano do ataque.

    Responder Comentário

  • Makoto

    @Gustavo|21 de outubro de 2011

    o interessante de usar Blissey Prime é que, deixando 2 Reuniclus e 1 Zekrom no banco para mover os danos, ao baixar ela você irá curar toda o HP dos 3 pokémons, além de ser muito mais fácil procurar um pokémon no deck (Collector, Communication).

    Sem contar que tem ainda Seeker para você pegar devolta a Blissey e mandar pro jogo e curar todos novamente.

    Responder Comentário

  • vinicyus

    quanto tempo falta para o lançamento das cartas do pokemon bw existe uma data certa

    Responder Comentário

  • João Carlos

    Muito bom esse deck mas todos tem uma fraqueza e eu sei qual eh!!!

    Responder Comentário

  • Guilherme

    Ponce, acha que compensa arrumar um jeito de encaixar um Slowking HS/CL nesse deck? Com o power dele seria possível acelerar seu deck e travar o do oponente (se ja tiver com gothitelle ativa é só organizar o topo do deck do oponente de modo que sempre venha trainer para ele.)

    Responder Comentário

  • Daniel Spindola

    Ponce acho que a build fica melhor com 4 Gothita, lembre-se que Catcher está a solta…

    Responder Comentário

  • Daran

    felipe,tenho duas perguntas,a primeira é se pode jogar sem energia e a segunda é se pode jogar com pokemons posteriores ao heartgold & soulsilver.

    Responder Comentário

  • Gustavo

    Ae Ponce, posta o deck Yanmato

    Responder Comentário

  • DouglasAM

    Olá Felipe, ótimo post o seu. Mas estou aqui com algumas dúvidas:

    -Qual carta seria melhor para um deck, Manaphy ou Cleffa?

    -Você acha melhor ter 3 Nova teoria do Professor Oak e 2 Imitador, ou 3 Nova teoria do Professor OAK e 2 Professoras Junipers?

    -Você acha bom colocar qts Zorua e qts Zoroark num deck?

    -EXEMPLO: Evoluções do Feraligatr
    Você acha que deveria colocar qts Totodile e qts Croconaw? 3T e 2C e 2Feraligatr Prime está bom?

    É isso, você é realmente bom nas cartas =D

    Responder Comentário

    gabriel

    @DouglasAM O manaphy e melhor que cleffa tem o dobro da vida e melhor colocar 3 junipers e 2 pont fazer 1-1 de zoroark e 4-3-2 feraligatr valeu

  • Daran

    mais uma pergunta: meu deck inclui um drilbur do emerging powers 55/98 seria uma boa mante-lo no deck?

    Responder Comentário

  • rodrigo

    a coleção branco e preto já tem data
    de lançamento?

    Responder Comentário

  • Daran

    felipe ou copag tenho uma outra pergunta bem importante:tenho um deck maravilhas secretas e coleçoes antigas,poderia usa-las na liga pokemon?

    Responder Comentário

  • Samuel

    Felipe Ponce eu gostaria de saber se vc recomendaria o deck “Enchente Mental”? (da versão Heart Gold Soul Silver)

    Responder Comentário

  • Cauê

    Parabéns, Jorge!
    Muito boas suas estratégias, tô contigo. Parabéns por ter conquistado seu espaço =D
    Abraço.

    Responder Comentário

  • bruno

    realmente esse deck e mto bom,ate ja batalhei contra um deck parecido com ele.
    percebi q ele e um poc lento comparado ao deck de fogo com o typhlosion prime/reshiram que eu tenho.

    Responder Comentário

  • Emilson Gomes Junior

    Copag, qual a previsão de lançamento da coleção black&white traduzida?

    Responder Comentário

  • Rogério

    Olá copag e Felipe, vocês não acham que incentivar as crianças a comprarem o deck “modinha” diminui o raciocínio deles, já que é muito fácil copiar e colar a lista de deck do site pokebeach.com

    Responder Comentário

  • rodrigo

    copag to com uma duvida,casa a pokemon decida que os pack tenham 10 cartas, o preço iria aumentar ou não?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Rodrigo, o pack nacional vem com 5 cartas e não temos planos de mudar isso no momento.

  • vinicyus

    se vc Felipe montase um deck do hs-revelado como seria ele q cartas vc usaria
    agradeço se falar pq vc e d+

    Responder Comentário

  • http://www.copag.com.br/pokemon Pokémon TCG

    Pessoal, a versão brasileira da coleção Black & White chega no mês de dezembro.

    Responder Comentário

  • José Francisco

    O que é:
    3-2-3 Gothitelle
    3-2-2 Reuniculus
    1-1 Blissey Prime

    Responder Comentário

  • Pedro

    AS cartas da coleção Maravilhas Secretas não serão aceitas em torneios oficiais?

    Responder Comentário

  • Pedro

    Ao menos as cards energias podem ser usadas das coleções antigas? básicas ou especiais?

    Responder Comentário

  • gupreb

    não acho que esteja certo imagino varios treinadores num torneio todos com o mesmo deck tambem acho que se for assim não vai ser perfeito vai ser muito ruim pois não é por que ele escreveu o que voce tem que fazer que as cartas vão aparecer como magica na sua mão se tentar fazer isso pode te custar varias batalhas aniquilando sua chance de vencer um torneio por isso acho que essa foi a pior materia que voces do site da copag poderiam colocar pois não fala como vencer uma batalha nen nada o deck deve ser feito por ele mesmo não pegar uma dica de um site

    Responder Comentário

  • gupreb

    3 primeiros erros disso
    1º seria muito dificil para conseguir todas as cartas
    2ºse voce conseguisse todas as cartas ela não iria aparecer como magica em sua mão numa batalha
    3ºme diga como ganhar uma batalha se o seu adversario tem lugia ho-ho e varios outros extremamente fortes (qua acabariam de vez com qualquer um desses pokemon antes deles evoluirem)(até meu deck ganharia desse com facilidade )

    Responder Comentário

  • matheus

    cara esses pokemons vao ser detonados pq eles sao fracos enquanto nao evoluem esse comentario concorda com o gupreb

    Responder Comentário

  • Tomás Polido Garcia

    Copag,fico muito feliz de vocês terem se esforçado pra nos ajudar a comprar cards pokemons! antigamente,eu ia comprar alguns boosters a cada seis meses,de tão caro que era! agora vou a cada 2 meses,e estou pensando em comprar o box! mas as erratas foram bem ruins! na hearthgold teve errata no “shuffle your hand into your deck” no Nova Teoria do Professor Oak! e na revelado repetiram mesmo erro no Manaphy! Mas a Pokemon Company acho que teve vários erros! é bem melhor o pacote de 10 do que o de 5! sem falar que po quê ela foi voltar na DP Maravilhas secretas para traduzir? sinto muita falta da undaunted e da Triumphant!Principalmente a Undaunted que nnao tem nem importada…

    Responder Comentário

  • Lucas korzune

    Felipe vc pode me passar seu email pois eu tenho muitas cartas e queria que vc me ajuda-se a montar um deck. vc me ajudaria?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Lucas, o e-mail do Felipe é o jorgemponce2009@hotmail.es

  • Lucas korzune

    José francisco:
    No exemplo 1-1 Blisey
    seria uma blisey e um chansey.

    Responder Comentário

  • Makoto

    @gupreb

    quanta prepotência, mas vamos ensinar porque esse deck tem muito mais chances de ganhar de um deck com lugia ou ho-oh (pelo menos no formato HS-on).

    1) Não precisa de todas as cartas, basta manter a gothitelle. Sem o oponente poder usar trainer cards, é difícil ele conseguir fazer alguma outra coisa, a não ser contar com a sorte e umas supporters.

    2) Basta conseguir uma twins para agilizar esse deck e ter uma gothitelle no turno seguinte, isso se você não conseguir evoluir ela antes.

    3) Se você faz um comentário como esse:
    “3ºme diga como ganhar uma batalha se o seu adversario tem lugia ho-ho e varios outros extremamente fortes (qua acabariam de vez com qualquer um desses pokemon antes deles evoluirem)(até meu deck ganharia desse com facilidade )”,
    é porque não conhece melhor cada um dos cards e o porque deles estarem presentes no deck. É um deck consistente e que consegue mandar bem nas batalhas, usando a estratégia e habilidade de cada um dos cards nele.

    Responder Comentário

  • Makoto

    @gupreb

    e muitos treinadores usam sim decks iguais, onde há pequenas variações de trainers, supporters ou techs.

    se algum dia você pesquisar resultados e partidas de mundiais ou campeonatos que andam rolando, vai ver que diversos são bem parecidos.

    Ele escreveu uma matéria para ensinar aquilo que tem de ser pensado quando está montando um deck, e assim melhorando habilidade de cada um em montar seu próprio deck.

    Responder Comentário

  • JPolowski

    Olha só o ponce por aqui, e ainda por cima trazendo um otimo deck, eu ja estava a algum tempo pensando em fazer esse deck mas usando electrode. Ao observar a sua deck list percebi não haver uma carta q na minha humilde opnião seria perfeita pra esse deck, percebi a falta de “Twins” pois com pokemons de hps tão baixos e no uso de um “pichu” como starter seria até interressante usar esse supporter q auxilia bastante num contra-ataque. Se eu estiver errado por favor q me correjam.

    Responder Comentário

  • rodrigo

    as latas new legends e sneakpeek vão vir traduzidas com o set?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Rodrigo, em breve lançaremos o primeiro set de latas inteiramente traduzidas como o resto do jogo.

  • lucas

    Copag, vocês irão trazer pra cá o trainer kit que existe nos EUA, que vem com um booster, dois decks de 30 cards, entre outras coisas?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Estamos estudando quais produtos adicionais iremos produzir localmente no ano que vem, e esse trainer kit é sem duvida uma boa opção.

  • http://deleted De Deus

    Olá Felipe! Queria saber o que você acha dos 3 Victini da nova coleção “Noble Victories”, o 14/101 tem a Ability Victory Star que, pelo que eu entendi, pode lançar as moedas de novo, quantas vezes você quiser, o que poderia fazer o Victini 43/101 usar o ataque V-blast, que causa 120 de dano só com uma energia. O que acha disso? Poderia estragar a estratégia desse Deck, não é? Seria um bom Deck esses Victini?

    Responder Comentário

  • vinicyus

    se vc montasse um baralho do pokemon da serie hs-revelado como seria ele q cartas vc usaria
    ps: agradeço se responder por que vc e d+

    Responder Comentário

  • Lucas korzune

    Copag Se os boosters do bw são de 10 cards quando ela for brasileira vai ser de 5 cards? e por que vocês mudam as versões das caixa pois eu acho aquela melhor pois vem com uma mini caixinha pra guardar o deck pelo menos a do bw

    Responder Comentário

  • ugo castellani

    que baralho de hert gold sou l silver é melhor, conflito de crecimento, enchente mentel ou fagulha de chama? (por favor responda)

    Responder Comentário

  • Garoto2416

    Olá felipe , eu sempre quis colecionar e jogar , qual recomenda pra comprar algum do HGSS starter deck ?( vai ser a primeira vez q compro )

    Responder Comentário

  • Anderson

    Uma dúvida:a Ability da Gothitelle onde o oponente nao pode usar nenhum item card enquanto ela estiver ativa é para qualquer trainer(Professor Oak’s New Theory esta escrito apenas supporter) ou apenas as cartas que estiverem escrito Item na carta(caso da pokedex)?
    Abração e parabens pelo seu trabalho

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Apenas para Trainers (Item) e Trainers Heartgold Soulsilver / Triumphant. Cartas de Supporter e Stadiums continuam sendo utilizados normalmente.

  • leonardo

    como fazer um revendedor na minha cidade?um dono de uma loja está intereçado como se faz isto

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Leonardo, peça para o lojista entrar em contato com o SAC da Copag para que o encaminhemos ao setor responsável. O telefone é 0800 771 8707 e a ligação é gratuita.

  • Gabriel

    felipe seraum aceito cartas em inglês no campeonato ?
    pode usar da antiga gerção ?
    vc me recomendaria que deck bw ?
    por favor responda

    Responder Comentário

  • matheus

    Qunado lançarem os decks da coleção Black & White terá as vesões emerging powers e noble victories?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Todos eles serão lançados, Matheus, mas um de cada vez.

  • João Guerra

    Meu deck e só de fogo com as cartas do diamante e perola fluxo de lava e o heart gold e soul silver fagulha de chama.Qual carta boa de fogo eu poderia usar para melhorar este deck

    Responder Comentário

  • João Guerra

    vc poderia me indicar boas cartas treinador para eu comprar

    Responder Comentário

  • João Guerra

    Quanto tempo demora para um deck que esgotou chegar novamente na loja da copag online

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    João, com exceção da coleção Diamante & Pérola, os decks esgotados estarão disponíveis novamente nos próximos dias.

  • João Guerra

    você sabe se vai lançar o booster pokemon supreme victors em português

    Responder Comentário

  • http://www.copag.com.br/pokemon/index.php/novo-concurso-no-facebook-ganhe-boosters-e-decks-hs-revelado/ ton
  • http://www.copag.com.br/pokemon/index.php/novo-concurso-no-facebook-ganhe-boosters-e-decks-hs-revelado/ gigas

    eu já vi a Gothitelle na minha escola e ela é muito boa. Vocês concordam?

    Responder Comentário

  • http://www.copag.com.br Felipe

    Aonde que você acha uma carta Prime?

    Responder Comentário

  • http://um Bruno

    Oi meu nome e bruno tenho 16 anos ( to velho ja ) gosto muito de pokemon eu tenho muitos cards ( entre 3500 e 3000 ) comprei decks da copag quando vieram em minha cidade gostaria de saber como joga e gostaria de saber como montar um deck com tantas cartas que eu ja tenho muito obrigado

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Bruno, na seção Como Jogar aqui do site você vê a explicação das regras. Clique aqui para acessar.

  • Andy 414

    Esse deck é muito bom sim, nao é a toa q ele é o mais popular nos foruns amecianos de TCG, porém cada um com diferentes techs! Eu ja penso a frente, jogo pokemon desde a jungle, então eles sempre lançam cartas para equilibrarem os jogos, como por exemplo as coleções Psycho drive, hail blizzard, essas coleçoes so existem em japones ainda, poucas cartas dela estao na coleçao noble victories. Essa coleçao traz a volta dos ex, e tem varios pokemons basicos que quebram esse deck, entao esse deck esta com os dias contados! Muito bom post de deck Felipe!

    Responder Comentário

  • giovani santos de oliveira

    tu e demais cara

    Responder Comentário

  • http://um Bruno

    Gostaria de saber se quando for montar um deck eu posso fazer combinações ( ex: agua e fogo )
    e em media quantos tipos de pokemon devem ter e a sequencia como deveria serv 3-2-3 ( 2 estagio – 1 estagio – basica ) ou 4-3-4 ..

    Responder Comentário

  • http://iaia12pokemontcgblogspot.com iaia126
  • luiz felipe

    adorei me ajudou muito brigado ai copag otimo deck!

    Responder Comentário

  • João Carlos

    Felipe Ponce, vc eh muito bom, kero jogar um dia com vc!!!!! Vai ser legal!!!

    Responder Comentário

  • http://imfernape alex

    euso o melho batalhador depokemon daminha escola

    Responder Comentário

  • João Guerra

    Felipe quando ira lançar o deck call of legends em portuguê?

    Responder Comentário

  • Jardel

    Adorei o deck mas o custo esta totalmente fora do meu orçamento que pena eu iria ir pro meu 1 campeonato com ele

    Responder Comentário

  • Tomás Polido Garcia

    A coleção Call Of Legends Não será traduzida para o português!

    Responder Comentário

  • http://debo ana clara

    quando vai ter canpionato aqui em
    Aracaju?to cheia de carta batalhar

    por favor me respondão

    Responder Comentário

  • http://debo ana clara

    tenho o Eveee,Leafeon,Glaceon,Klink,
    Sandile,Tepig…

    Responder Comentário

  • João Guerra

    a copag vai vender cards separados?

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Não, João.

  • Joaquim

    Muito bom!
    Só fiquei com uma duvida… pode jogar um pokemon stage 1 sem ter o basic?

    Responder Comentário

  • Matheus

    Joaquim, tem que ter a pre-evolucão, que seria o basic.

    Responder Comentário

  • João Guerra

    a coleção black and white sera traduzida para o português?

    Responder Comentário

  • Akira Matama

    Oi td bem, a coleção do HS: Revelado é boa?

    Responder Comentário

    cauã

    eu quero muito esa cartinha mais da lugia

  • Rafael Medeiros

    Felipe, eu moro na cidade do Rio de Janeiro, e gostaria de participar de algum torneio, algum campeonato em alguma loja que aceite todas as coleções. Conhece alguma aqui? E outra pergunta: são aceitas cartas do world championship? Abração.

    Responder Comentário

  • Rafael Medeiros

    OBS: Sem ser em Niterói, na cidade do Rio mesmo.

    Responder Comentário

  • http://www.copag.com.br/pokemon/index.php/novo-concurso-no-facebook-ganhe-boosters-e-decks-hs-revelado/ gigas

    agora meu deck é de planta , lutador e água.

    qual desses elementos é o melhor??

    Responder Comentário

  • http://hotmail.com Lucca Malteze Nicolau

    Desculpe,mas o que você quer dizer quando diz 3-2-3 e o nome do pokémon?
    OBS:o 3-2-3 pode ser qualquer número ou apenas dois números.Vlw

    Responder Comentário

  • http://hotmail.com Lucca Malteze Nicolau

    Eu tenho pokémons tipo lutador,fogo,planta,elétrico e o steelix de aço.
    Quais seriam melhor para montar um deck sendo que só tenho cartas da coleção do deck do steelix,electrivire e thiplosean(do thiplosean só tenho o dois Arcanine e tres growlite)

    Responder Comentário

  • Nilvo

    Eu tenho o Deck Recon e o Deck Steel Sentinel como eu posso fazer um deck bom com base nos dois?

    Responder Comentário

  • David
  • João Silva

    eu comprei o deck ember spark da coleção HS.

    Qual é a melhor maneira de fazer um upgrade a esse deck?

    Responder Comentário

  • Fernando

    Olá Copag Parabéns pelo sucesso do jogo,eu gostaria de saber se posso participar ou montar um campeonato pokemon tcg com qualquer deck pokemon,sera que eu posso usar decks que irei comprar no shopping?

    Responder Comentário

  • luiz

    eu tenho um tyranitar ex.ele tem 160 ps/hp e tira 120.eu tenho o zekron da capa toda e um reshiram e o kyurem.eles sao bons?e onde posso comprar o deck controlhe do caos?e voce e demais eu queria saber como voce sabe tanta coisa.veleu por essas super dicas.e obrigado por me ajudar a criar um dck.mas vai ser dificil ganhar um outro zekron.

    Responder Comentário

  • http://www.copag.com.br mateus roberto do lago

    legal vou usar essa estrategia…
    quando todas essas cartas estiverem traduzidas para portugues kkk

    Responder Comentário

  • joão victor

    Felipe ponce,tenho o deck pokémon maravilhas secretas-fluxo de lava e pokémon black e white ataque azul.
    Eu posso fazer uma boa estrategia com esses decks? como?,qual outro deck você recomendaria?
    obrigado desde já

    Responder Comentário

  • andré

    ei felipe tenho o deck ataque azul de black e white.posso fazer um deck com as cartas dele e as da coleção maravilhas secretas? por favor responda.

    Responder Comentário

  • luan

    com quais cartas eu posso fazer um deck muito bom de blastoize eraligatr primer kingdra primer,e etc

    Responder Comentário

  • andré

    legal!abri um blister e veio um:zoroark,um reuniclus,um solosis, um duosion,um samurot!

    Responder Comentário

  • gabriel

    Se eu tiver dificuldade para pegar os 2 zekrom que carta posso por no lugar dele valew felipe

    Responder Comentário

  • Vitor Martinez

    Eu gostaria de uma informação, onde é que eu posso achar esses decks de pokémon (nacional) e os boosters com 5/10 cartas

    Responder Comentário

  • naverdade um anonimo

    Acha que eu devo misturar agua fogo e planta em um só deck?

    Responder Comentário

  • http://pokemon lucas

    o como eu fasso tenho todo tipo de pokemons e devo juntar todos sim ou nao

    Responder Comentário

  • http://www.bol.com.br beatriz braga

    Olá Felipe parabéns pelo blog muito legal e ótimo para treinadores Pokémon gostaria de saber 2 coisas:Onde acho essas cartas,e se eu poderia combinar a habilidade do Swanna Dança das penas(Na sua próxima vez de jogar,cada um dos ataques deste Pokémon causará 40 de danos adicionais antes de aplicar Fraqueza e Resistência).Com a Gothitele ou então combinar a habilade do Unfezant voar(Jogue uma moeda.Se sair cara,impede todos os efeitos dos ataques a este Pokémon,inclusive danos,na próxima vez de jogar do seu oponente).Com a Gothitele também?

    Responder Comentário

  • http://bol.com.br Beatriz

    Olá Felipe!

    Tenho os decks Ataque azul e Tornado verde qual a sua dica para eu montar um deck com eles dois?
    :D

    Responder Comentário

  • Raphael Leivas

    Olá Felipe gosto muito de seus post’s e gostaria de saber se existem campeonatos na regiao de Sao Roque – SP ( interior ) e se ainda aceitam deck Magkiss pois voltei a jogar a alguns dias e nao montei meu deck D&D ainda . Obrigado desde jáa . :)

    Responder Comentário

  • David Lobo

    Olá, Felipe.
    Gostaria de saber se itens e supporters das coleções anteriores, como Platinum podem ser utiizadas nos torneios oficiais.
    Obrigado.

    Responder Comentário

  • Pedro

    Felipe tive uma ideia boa usar pokemon center da Next Destines porque assim fica mais facil remover danos do dechar acular no banco e se alto nocautear!

    Responder Comentário

  • cauã

    cartinha da lugia

    Responder Comentário

  • edward

    no lugar do Blissey Prime eu coloquei 2 unows e adicionei alguns potions vc acha q vai dar muita diferença?

    Responder Comentário

  • Toledo

    Oi Felipe Ponce, PARABENS PELO TRABALHO!!! EXCELENTE…

    Vc pode me ajudar a montar um DECK com ARCANINE-SW 22/132 (fogo/grama ou fogo/psiquico), tenho tentado e o deck nao tem funcionado bem…

    Gosto muito da ideia do ARCANINE poder aproveitar as energias de um pkn que esta quase nocauteado, fazendo-o voltar para o BANCO, assim posso curar esse pkn com mais tempo e reaproveita-lo mais tarde (mesmo sabendo que o ARCANINE possivelmente morre apos bater 120 acho mto legal!!!). Ve se me da uma dica de deck ou cards que possam AJUDAR! VALEW E PARABENS…

    Responder Comentário

  • brenda

    eu queria saber, sem saber cortei as beiras das cartas do meu deck sentinela de aço. elas nao sao aceitas no campeonato? e aqui em bh tem esse campeonato? se sim tem como me dar uma referencia de lugar???[responda]

    Responder Comentário

    Pokémon TCG

    Brenda, para participar dos campeonatos os cards devem estar em perfeitas condições. Sobre campeonatos aí em Minas Gerais, fique sempre de olho na Agenda de Torneios aqui do site.

  • http://www.pokemrpg@hotmail.com bruno

    eu pro regional da copag em ipanema quem vai

    Responder Comentário

  • http://www.pokemrpg@hotmail.com bruno

    eu tb vo pro nacional em sao paulo

    Responder Comentário

  • Laryssa

    Olá, ainda estou começando a jogar e gostaria de saber se posso montar um deck com cartas de b&w e hs revelado. Obrigada

    Responder Comentário

    Natan

    Claro que pode!Se voce botar ele 1/4 pokemon,1/4trainer e suporte e 2/4 energia voce tera grandes chances de descobrir como montar futuros decks.Se não conseguir pessa ajuda a alfgum experiente no assunto(ou copag pokemon)espero ter ajudado!:)

  • Samuel

    olá eu tenho o deck de zoroark ,de cofagrigus , de acelgor eo de zekrom e reshiram EX me ajude a montar uma boa combinação.

    Responder Comentário

    Sergio Salgado

    vai uma dica , faça um deck de dois ou menos tipos (normal não conta), eu recomendo fazer elétrico e fogo ou escuridão e fogo

  • Samuel

    Como vejo se tem campeonatos na minha cidade ?

    Responder Comentário

    Copag

    Verifique na seção Agenda de Torneios, Samuel!

  • http://www.facebook.com/sergio.salgado.br Sergio Salgado

    para organizar uma liga é preciso conhecer um lojista ou ser um ?

    Responder Comentário

    Copag

    Exatamente.

  • http://www.copag.com.br/blog Copag

    Rafael, neste link (http://ow.ly/nEuCK) tem tudo o que você precisa saber para fazer a prova de juiz, que é aplicada no site http://www.pokemon.com/us. Dentro da área de “My Play Pokémon” existe a opção “professor”, que é onde você faz a prova – lembrando que ela é totalmente em inglês e você precisa ter 70% de acertos.

    Responder Comentário

  • Luciano Jordison

    Onde posso comprar as cartas avulsas ? Ou tem algum starter deck que contenha boa parte delas ?

    Responder Comentário

  • breno

    na dominaria
    tem carta boa

    Responder Comentário

  • http://www.youtube.com/user/MsGribleHD Reh_Carli

    Já tenho meu Deck, mas não consigo jogar com ele, pois eu não coloquei um “Theme” !! como coloco isso ?

    Responder Comentário