junho 17, 2015 -

Olá pessoal!

Desde segunda feira, dia 15 de junho, a carta Lysandre Trump Card (Coringa de Lysandre) está banida do ambiente competitivo. É o primeiro banimento de cartas desde que a Nintendo assumiu a produção. A notícia pode ser vista (em inglês) aqui.

A medida não afetou nosso Nacional, porém, para aqueles que pretendem jogar o Mundial, a ausência desta carta é um fator bastante importante a ser considerado.

Seismitoad/Slurpuff pode ser considerado extinto sem poder reciclar os recursos, assim como outros decks focados exclusivamente em Seismitoad. Jogadores de Rayquaza precisam ser mais cautelosos para não comprar cartas demais e continua sendo uma boa opção, porém se tornaram mais suscetíveis contra Safeguards do que antes. Enquanto uns perdem, outros ganham. Night March é um dos beneficiados pela banimento de Trump Card.

Com a provável queda de Seismitoad e a possível ascensão de Night March, um deck que acaba se sobressaindo é o Landorus/Crobat, que por final foi o deck que o Dyego de Castro usou para ganhar o Nacional, semana passada. A lista usada pelo campeão pode ser vista aqui.

A forma de construir os decks e de jogar certamente precisa mudar. Mas existem pessoas bastante criativas, que usam alternativas para conseguir se manter na zona de conforto. É o caso de Tom Pettersson, que divulgou uma lista de Rayquaza sem Trump Card:

Pokémon (18)

4 x Rayquaza-EX (XY – Roaring Skies)
3 x M-Rayquaza-EX (XY – Roaring Skies)
4 x Shaymin-EX (XY – Roaring Skies)
2 x Empoleon (BW – Congelamento de Plasma)
2 x Exeggute (BW – Congelamento de Plasma)
1 x Seismitoad-EX (XY – Punhos Furiosos)
1 x Archen (BW – Explosão de Plasma)
1 x Tirtouga (BW – Explosão de Plasma)

Trainer (33)

4 x Professor Sycamore
1 x Lysandre
1 x Archie’s Ace in the Hole (Ás na Manga de Archie)
4 x Ultra Ball (Ultra Bola)
4 x VS Seeker (Explorador VS)
4 x Mega Turbo
3 x Trainer’s Mail
3 x Rayquaza Spirit Link
3 x Battle Compressor (Compressor de Batalha)
2 x Switch (Substituição)
1 x Computer Search (Pesquisa no Computador)
3 x Sky Field

Energy (9)

4 x DCE (Dupla Incolor)
5 x Water (Água)

Total = 60 cartas

Estratégia

O grande problema que Rayquaza enfrenta com o banimento de Trump Card, é o risco de perder por deckout, já que o deck é rápido e compra muitas cartas com o uso de Shaymin-EX.

Para evitar isso, Tom Pettersson utilizou Empoleon e Archen/Tirtouga. À primeira vista, a inclusão de Empoleon pode parecer que deixa o deck mais rápido ainda, o que aumenta o risco de deckout. Realmente o pinguim-imperador possibilita comprar mais cartas do que nunca, mas devido à habilidade de Archen e/ou Tirtouga, fica impossível perder por falta de cartas no deck.

Isto porque, quando na pilha de descarte, Archen e Tirtouga podem voltar para o fundo do deck. Basta descarta-los com a habilidade do Empoleon e voltá-los para o deck. Se você tem dúvidas da legalidade desta jogada, pode conferir a ruling oficial aqui.

É realmente uma estratégia bastante interessante que também adiciona um atacante não-EX para lidar com Safeguards além de aumentar o poder de compra.

Conclusão

Não cheguei a testar a lista e apenas queria compartilhar com vocês. Em teoria, o deck perde espaço para techs, como Altaria, Ninetales ou Virizion, mas ao mesmo tempo consegue manter a velocidade sem se preocupar com o deckout, além de ter um atacante alternativo. Tem tudo para dar certo.

Além de Archen e Tirtouga, o Lileep, também da coleção BW – Explosão de Plasma, possui a mesma habilidade, podendo ser usada para o mesmo propósito.

É isso pessoal! Espero que tenham gostado ^^

Deixe suas dúvidas, críticas e sugestões logo abaixo!