dezembro 23, 2015 -

banner_dicas

Por Antônio C. Pereira

Olá, amigos e amigas! Os Pokémon Elétricos estão guardados num cantinho especial no coração de muitos jogadores do TCG – e para quem assiste ao anime desde o princípio, a chance de ter o Tipo Elétrico como favorito é muito grande. Para homenagear esses players, vamos falar de dois representantes de peso numa mesma lista: com vocês, o deck de Mega Ampharos-EX/Raichu!

 

AmpharosPokémon (16):
3x Ampharos-EX (XY Origens Ancestrais)
3x Mega Ampharos-EX (XY Origens Ancestrais)
2x Hoopa-EX (XY Origens Ancestrais)
2x Shaymin-EX (XYCéus Estrondosos)
3x Pikachu (XY Base Set)
3x Raichu (XY Base Set)

Trainers (31):
1x Corda de Fuga (Escape Rope)
2x Mega Turbo
1x Substituição (Switch)
4x Ultra Bola (Ultra Ball)
3x Explorador VS (VS Seeker)
1x Treinador Ás (Ace Trainer)
2x Lysandre
3x Observações do Professor Birch (Professor Birch’s Observations)
4x Professor Sycamore
1x Tierno
4x Mares Agitados (Rough Seas)
3x Elo Espiritual de Ampharos (Ampharos Spirit Link)
2x Faixa Musculosa (Muscle Band)

Energias (13):
4 Energia Dupla Incolor (Double Colorless Energy)
6 Energia Elétrica
3 Energia Lampejante (Flash Energy)

 

Analisando o deck

 

Bom, é fim de ano e ainda tem muita gente enrolada em 2015, seja na escola, faculdade ou trabalho. Mas também já tem muita gente “de boa”, que conseguiu encerrar o ciclo janeiro – dezembro. Pensando em ambos os casos, a última análise Delta deste ano será uma molezinha de entender e usar – assim sobra mais tempo pra estudar, trabalhar e comprar “cartinhas” da Copag! 😀

RaichuEste deck possui dois atacantes com características distintas, o que torna a lista muito versátil e eficiente. O primeiro deles é o já conhecido Raichu da XY Base Set: ele é rápido, leve para atacar e, em certos momentos, causa muito dano com uma simples DCE graças ao ataque Circuito Circular, que causa 20 de dano para cada Pokémon no seu Banco – e se não bastasse, tem recuo zero. Esse rato elétrico é um nocauteador nato, presente em várias listas ao redor do mundo como atacante principal ou como opção para lidar com Pokémon do Tipo Voador ou Aquático.

O outro atacante de nossa lista é o Mega Ampharos-EX, um dos peixes grandes da coleção Origens Ancestrais. O ataque Exavolt pode ser fatal para muitos Pokémon-EX no formato, causando 120 de dano e podendo chegar a 170 caso desejemos, tudo isso pelo custo de duas Energias Elétricas e duas Energias Incolores. Ao aplicarmos o dano total do Mega Ampharos-EX, tomamos 30 de dano nesse Pokémon – o que não é prejuízo algum, já que com o Estádio Mares Agitados em jogo podemos curar esses mesmos 30 de dano a cada turno, tornando a balança positiva.

Ampharos-EX também ajuda bastante para a montagem de sua Mega Evolução, porque podemos usar o seu primeiro ataque, Bastão do Trovão, para acelerar a energização ao puxar Energias Básicas Elétricas direto do deck, permitindo que o Exavolt seja viável no turno posterior. A dupla Hoopa-EX e Shaymin-EX é a melhor forma de acelerar o jogo na atualidade – Hoopa permite trazer 3 Pokémon-EX para a mão do jogador e Shaymin permite compras extras. Logo, é bastante comum vermos uma Ultra Bola para puxar Hoopa-EX, assim como Hoopa-EX para puxar dois EX necessários para o andamento do jogo e um Shaymin para usarmos sua habilidade, Acerto.


A Energia Especial Elétrica e a Energia Lampejante serão essenciais no meta atual: com Machamp-EX e Lucario-EX em alta, retirar a Fraqueza dos Pokémon Elétricos ao Tipo Lutador é uma imposição – e como a Energia Lampejante retira a Fraqueza de qualquer Pokémon do Tipo Elétrico, ela poderá gerar muitas possibilidades de vitória para nós.

No que diz respeito aos cards Trainers, nenhuma grande novidade desta vez. Birch e Sycamore são boas para renovar uma mão muito problemática ou para comprar cartas mais necessárias no turno. Faixa Musculosa é ideal para aumentar o dano do Raichu e Mega Turbo acelera a energização do Mega Ampharos. Corda de Fuga e Lysandre têm como objetivo trazer algo do banco do oponente para a posição de Ativo e, com isso, bagunçar a estratégia adversária.

 

ShayminOpções

 

Com a temporada de caça aos Shaymins aberta, pode ser complicado conseguir duas cópias dessa carta. Por isso, talvez seja melhor contarmos com a regularidade de Slurpuff (XY – Força Fantasma). Ele não tem o impacto de aceleração do Shaymin-EX, mas pode ser uma alternativa de compras extras nessa lista.

Alguém disse Metal? Sim, Bronzong é a segunda melhor opção de aceleração de energia no formato Standard, perdendo apenas para Mega Manectri- EX. Por isso podemos colocar uma ou duas linhas dele aqui, além de Battle Compressor e Energias de Metal. Esse combo ficará ainda melhor com a chegada de Smeargle de XY – Turbo Revolução, pois ele troca Energias Básicas dos Pokémon por outras Energias Básicas na Pilha de Descarte, permitindo uma energização muito eficiente.

 

Conclusão

 

Esse deck é para os nostálgicos de plantão, mas também para quem quer experimentar novas estratégias e formas de jogo – afinal, com um ano novo chegando, novas possibilidades aparecem. No mais, é isso aí, amigos. Uma boa jogatina a todos e nos esbarramos por aí! Desejo a todos boas festas e um 2016 repleto de vitórias e sucesso. Até lá! 😉