março 27, 2018 -

Saudações, treinadores e treinadoras de todo o Brasil! Como estão?

Você se lembra de uma carta da coleção Gerações/Generations onde aparecia um rosto humano? Um Apoiador que deixava o seu próprio Pokémon ativo confuso e o qual você provavelmente jogou fora de tão inútil ou enfiou numa pilha de trocas? Bom… eu sou Evandro Xoxim e hoje nós vamos falar sobre o quanto esse rapaz, chamado de “Imakuni?”, esteve envolvido em Pokémon e principalmente em Pokémon TCG.

“Imakuni?” ou mais precisamente Tomoaki Imakuni é um artista japonês extremamente envolvido com o mundo Pokémon. O personagem “Imakuni?” surgiu no início da franquia e durante os seus anos de atuação, aquilo que mais chamou a atenção foi sua fantasia. Nos meados de 1996 até 1999, a fantasia era preta com orelhas redondas, ao melhor estilo Mickey Mouse, com bordado em japonês no peito. Depois disso, houve uma substituição das orelhas redondas por um tipo mais comprido, semelhante a tentáculos, que se enrolavam em si mesmas, e também a troca do bordado por uma pequena tela de LCD no peito.

Houve também uma rápida troca de fantasia onde ela era prata.
Mas além do visual chamativo e mostrar a bizarrice japonesa, houveram várias atividades nas quais Imakuni já esteve presente no mundo Pokémon. Desde a parte musical, quanto na parte das ilustrações – e até mesmo aparecendo nas cartas, games e nos mangás. Vamos separar aqui por partes e explorar um pouco de cada coisa.

Imakuni? – o Músico

Além de compor várias aberturas do anime (na versão japonesa, evidentemente), o artista também fez parte de um grupo chamado Suzukisan que compôs várias faixas relacionadas a Pokémon. Foram lançados um total de 3 álbuns intitulados de: Can You Draw All the Pokémon? (1997)/Você consegue desenhar todos os Pokémon?; Let’s Trade Please (1998)/Vamos trocar por favor; e Can You Name All the Pokémon Neo? (2000)/Você consegue nomear todos os Pokémon Neo?

Eu encontrei algumas dessas músicas, incluindo o clipe delas, e deixo abaixo para vocês darem boas risadas:

Música Let’s Trade Please (Torikaekko Puriizu) do Álbum Let’s Trade Please (1998) – versão clipe:

Essa mesma música também foi utilizada em alguns comerciais da franquia. Segue um copilado:

Música Can You Name All the Pokémon Neo? (Pokémon Ieruka Neo?) do Álbum Can You Name All the Pokémon Neo? (2000):

Imakuni? também participou de uma versão do clipe japonês da música The Slowpoke Song, mudando e adaptando a sua fantasia para ser semelhante ao Pokémon em questão:

**Curiosidade extra, além de Imakuni? o grupo Suzukisan é formado também por Sachiko Kobayashi e Raymond Johnson, e eles também estiveram envolvidos com a franquia Pokémon além da banda. Kobayashi além de cantar algumas músicas do primeiro filme também foi a dubladora da personagem Miranda. Raymond dublou um personagem do primeiro filme que foi batizado com o mesmo nome e aparece logo no início do longa.


Imakuni? – no Mangá e nos Jogos

Imakuni? aparece em dois mangás de Pokémon.
Em Pokémon Gotta Catch ‘Em All ele aparece como um estudante de artes da Universidade de Celadon.


Em Pokémon Pocket Monsters, ele aparece duas vezes no quarto volume.

Já na parte dos games, Imakuni? foi creditado recentemente como designer do jogo Pokémon Ranger e sua sequência. Além disso, ele literalmente aparece como um NPC oculto no jogo para Gameboy Color: Pokémon Trading Card Game.

Para enfrenta-lo você deve conversar com um NPC no Water Club. Após isso ele aparece aleatoriamente nos saguões de vários clubes e sempre é anunciado por uma música estranha que começa a tocar. Quando você o vence, recebe de premiação 4 pacotes de Booster. Se o derrotar três vezes consecutivas ele te presenteará com uma carta treinador Imakuni? (que veremos mais a frente).

A música que toca quando o personagem está no clube é a seguinte:

Imakuni? também aparece na sequência do jogo, Pokémon Card GB2: Here Comes Team GR!, que foi lançado somente no Japão.

E falando em TCG…

Imakuni? – no TCG

Imakuni? aparece em muitas das cartas de TCG com um teor próprio de humor. Nenhuma das cartas que contém o seu nome pode ser levada muito a sério, mas é justamente esse o ponto. Comecemos com as Cartas Treinadores e logo de cara com a que mencionei no começo:

Imakuni?


Essa carta foi originalmente lançada como um PROMO da CoroCoro e na coleção Generations/Gerações lançada como um reprint. Seus efeitos são iguais, porém o texto delas é diferente. A versão mais atual possuía uma descrição mais “pé no chão”, todavia, a primeira possuía um ícone de “HP ?” no canto superior direito, mesmo sendo uma carta Apoiador.

Apesar disso, no próprio texto da carta há a descrição de que ela não pode ser jogada como um Pokémon. Além , há uma descrição na parte de baixo que diz o seguinte: “”Dança e canta a música do comercial de TV do Trading Card Game: Você sabe o nome de todos os Pokémon? Se você vê-lo andando pelas ruas, cumprimente-o dizendo Imakuni? Olá.”

 

Lose?


Essa carta não é, de fato, classificada como nenhum tipo (Pokémon, Treinador ou Energia) e somente poderia ser obtida por “vending machines” (aquelas máquinas de comprar refrigerantes, doces e afins mais comuns no exterior). É uma carta exclusivamente japonesa e o que Imakuni? diz em seu balão é: “Mesmo se você perder, é tão ruim assim?”.

 

Imakuni?’s PC


Outra carta exclusivamente japonesa. Ao invés de estar escrito “Trainer” no topo da carta, há “Pass Card” escrito a mão, assim como todo o restante da carta. Apesar disso, o “PC” no título da carta faz referência a Personal Computer (Computador Pessoal) e que fica mais claro com a tradução do texto no corpo da carta:

“Imakuni tem um PC também. Nos dias de folga, entra dentro dele para lembrar de várias coisas”. Na parte de baixo está escrito: “Estou fazendo a Campanha de Evolução do Imakuni totalmente sozinho, mas não importa o que eu faça, eu não consigo evoluir”.

 

Imakuni?’s Nasty Plot


Mais uma carta exclusiva do Japão e a única carta que encoraja os jogadores a trapacearem. Evidentemente, essa carta é proibida em qualquer tipo de partida oficial. Escrita toda a mão, o texto diz o seguinte:

“Quando jogar essa carta, você pode remover todos os marcadores de dano quando seu oponente não estiver olhando. E não importa o que ele pergunte, finja que você não sabe de nada.” E na parte de baixo: “Este é o novo e ainda mais elegante Imakuni vermelho. Se algum dia você encontrá-lo na rua, sempre diga: você parece mais magro do que na TV.”.

 

Imakuni?’s Corner


Essa é mais uma carta que não possuí definição (Pokémon, Treinador, Energia), ela é simplesmente uma carta promocional. O texto feito a mão pode ser traduzido da seguinte maneira:

“Olá! Como estão todos? Eu comecei a jogar o cardgame recentemente! As cartas de Pokémon são extremamente interessantes, mas há uma coisa que às vezes eu quero dizer! Da-dum. Ou seja, “A carta “Imakuni” é inútil!! Da-da-dum. Todos sabem o que a Carta Imakuni? faz? Ela diz “Quando você joga esta carta, seu Pokémon Ativo agora está confuso.” !? É o seu Pokémon, s-e-u! Como que pode?! Então os fãs de Imakuni? de todo o país estão chorando. Eles estão chorando. Mas, um dia, vou usar as cartas do Imakuni? do meu deck.”

 

Dance! Neo Imakuni?


Essa carta foi distribuída junto com o Álbum/CD mencionado anteriormente (Can You Name All the Pokémon Neo?). Ela é uma das poucas cartas que “saí do quadro” destinado a ilustração. Além disso, há uma flecha apontando para o “HP 2000” da carta que diz “mentira”. O texto da carta pode ser traduzido como:

“Seu Pokémon ativo está agora dormindo, confuso, paralisado ou envenenado (você escolhe). Você não pode jogar Imakuni? como um Pokémon.”. E na parte de baixo “Quando cresceu, Imakuni? queria ser um Pokémon ou famoso. Ambos os sonhos parecem um pouco irracionais, mas ele é o melhor do mundo ao cantar “Você pode nomear todos os Pokémon Neo?”. Vamos nos concentrar em “Você pode nomear todos os Pokémon?”, Imakuni?”.

 

Shining Imakuni?


Temos também a versão Shinning do Imakuni?. O efeito da carta é o seguinte:

“Flash! Com uma sensação deslumbrante, tudo está iluminado. Cada jogador joga com seus prêmios virados para cima durante o resto do jogo. Em seguida, cada jogador vira o seu deck e joga com ele virado para cima. Não fique envergonhado. (Quando um jogador embaralhar o seu deck, ele ou ela volta o deck novamente para cima).”.
Há também uma última carta Treinador que envolve Imakuni?. Ela foi lançada em 2016 somente no Japão num evento fechado dos 20 anos de Pokémon. A carta é Suzukisan, ou seja, o grupo no qual Imakuni? fazia parte.

 

Suzukisan


O texto da carta pode ser traduzido como o seguinte:

“Cante e dance o refrão de Let’s Trade Please. Jogue um Pokémon da sua mão e ‘troque’ com seu Pokémon Ativo. (As cartas ligadas, contadores de dano, condições especiais e outros efeitos se mantém no novo Pokémon).”

Além das cartas Treinadores, também temos as cartas de Pokémon do Imakuni?.

 

Imakuni?’s Doduo


Essa carta possui uma arte semelhante as outras, com um aparência de desenhada a mão. Ela foi lançada originalmente como parte da coleção Challenge from the Darkness(2000), mas também teve seu reprint na coleção Evolutions (2016). Seus efeitos e ataque são idênticos. A tradução seria algo como:

Poder Pokémon: Quando Doduo recuar, pegue essa carta e a arremesse, pois Doduo está fugindo. Jogue a carta na posição horizontal e com força para que ela voe mais longe.

[Incolor] [Incolor] Harmonizar: A partir do momento que você usar esse ataque, você deve começar a cantar uma canção (Quando você começar a cantar, o jogo continua). Quando a música terminar, esse ataque causa 30 de dano.

*Curiosidade sobre a versão reprintada da Evolutions: essa é uma das poucas cartas que possuí um “Pokémon Power” ao invés de uma “Ability/Habilidade”, como é o atual padrão. Por conta disso ela é proibida em torneios oficiais.

 

Imakuni?’s Whismur


Essa carta foi lançada como uma carta promocional exclusiva do Japão (T Promotional Cards). Seu efeito e ataque são, numa tradução livre:

Poké-body: Enquanto Imakuni?’s Whismur estiver em jogo, nenhum dos jogadores pode abrir a boca, nem mesmo um centímetro, para falar. Sem chance!

[Incolor] Sussurro: Jogue uma moeda. Sussurre na orelha do seu oponente se deu cara ou coroa. E, esse ataque causa 10 de dano no Pokémon defensor.

O curioso é que tanto o Poké-body (agora atualizado e nomeado de Habilidade) contradiz o próprio ataque. Ou seja, você deve sussurrar para o seu oponente sem abrir a boca.

 

Imakuni?’s Loudred


Seguindo a linha evolutiva, Imakuni?’s Loudred foi lançada como uma carta promocional exclusiva do Japão (T Promotional Cards). Seu efeito e ataque são, numa tradução livre:

Poké-body: Enquanto Imakuni?’s Loudred estiver em jogo, ambos os jogadores devem falar em voz alta. Eles DEVEM!

[Incolor] [Incolor] [Incolor] “________” (<- Escreva seu nome). A menos que você diga o seu nome, esse ataque não faz nada.

 

Imakuni?’s Exploud ex

E a última carta Imakuni é também a última forma evoluída do Whismur. Também lançada como uma carta promocional exclusiva do Japão (T Promotional Cards), seu efeito e ataque podem ser traduzidos da seguinte maneira:

Poké-body: Enquanto Imakuni?’s Exploud ex estiver em jogo, ele ficará louco se ambos os jogadores não jogarem com suas bocas bem abertas. Hey!!

[Incolor] [Incolor] [Incolor] [Incolor] [Incolor] “________” (<- Escreva o nome da pessoa que você gosta). Cada um dos Pokémon Ativo do seu oponente está agora confuso. Se você não gosta de ninguém, você não pode usar esse ataque (mesmo se fosse uma estrela, estaria ok). Se o seu oponente é a pessoa que você gosta, confesse.

Repare que o Pokémon em questão é uma versão ex, diferente de EX. Se isso pode parecer um pouco confuso para você, não se preocupe. Escrevi um artigo falando justamente sobre tipos diferentes de cartas Pokémon dentro do TCG. Dê uma olhadinha após ler este artigo aqui e saiba mais. 😉

Essas são as cartas Imakuni?, entretanto, o próprio, além de ser parte dessas cartas engraçadas, também ilustrou algumas.

Imakuni? – o Ilustrador

Abaixo seguem algumas das cartas nas quais Tomoaki Imakuni foi creditado como ilustrador:

Bem bonitas, não?

Por fim… Tomoaki Imakuni esteve muito envolvido no início da série e dos serviços e produtos oferecidos pela Pokémon. Sua atuação principal perdurou principalmente dos anos 1997 até 2002. Apesar de menos exposto nos dias atuais, Tomoaki Imakuni, continua suas atividades em um blog administrado pela Creatures INC, empresa criativa dedicada a jogos, cartas e design 3D.

Então é isso, caros treinadores e treinadoras. Comente para nós se você tem alguma carta do Imakuni?, ou se você enfrentou ele no jogo de Gameboy. E porque não nos diz o que achou da matéria, ou mesmo se você riu com os vídeos? Nos vemos numa próxima!

 

Fontes: Wikipedia / Bulbapedia / Pokémon.com / Dungeon Animes / TheJWittz/ JohnnyCanal

Tag: , , ,