junho 3, 2015 -

Por Edgar Shinagawa

E aí, pessoal! O grande dia está chegando: o evento que todos aguardavam já é neste final de semana! 😀

Se você não se inscreveu no Nacional de Pokémon pelo site, a Copag vai dar a oportunidade de você fazer isso na sexta-feira, durante o próprio evento, contanto que você tenha os PPs necessários (1 para as categorias Junior e Senior e 4 para a Master). Lembrando que cada mês que você joga uma liga oficial você ganha 1 PP. Cities dão 2 PPs e Regionais, 4 PPs.

Também é bastante importante salientar que, este ano, o campeão de cada divisão não ganha a viagem e hospedagem paga ao mundial. Nos anos anteriores, a The Pokémon Company International bancava a viagem e estadia da maioria dos campeões nacionais ao redor do mundo. Neste ano estas viagens foram extintas, dando lugar às viagens pagas aos melhores jogadores de cada região no ranking de CPs, como explicado neste link.

Hoje, ao invés de trazer as tradicionais dicas de deck, vou dar algumas sugestões para tornar sua experiência no Nacional mais agradável e minimizar possíveis problemas durante o evento. Vamos lá?

 

regrasConheça as regras 

TODOS os jogadores, ao participarem de um evento, automaticamente aceitam as regras. Infelizmente, apenas uma pequena parcela dos jogadores realmente as conhecem. Recomento a leitura dos seguintes documentos (em inglês):

Play! Pokemon General Event Rules
Play! Pokemon TCG Rules and Formats
Pokémon TCG Rulebook (veja as regras em português aqui)
Penalty Guidelines

Assim, você sabe das suas obrigações e direitos como jogador. Outra dica bastante importante é a leitura da carta. Diversas vezes já fui questionado sobre o efeito e interação entre cartas e bastava ler a mesma com atenção para obter a resposta.

 

lancheLeve lanche e água 

Leve uma garrafa de água (que NUNCA pode ficar em cima da mesa durante o jogo, mas sempre no chão!), biscoitos e barras de chocolate/cereal para não passar fome. Mesmo que haja pausa para almoço e o local do evento conte com uma praça de alimentação, os lanchinhos sempre ajudam – afinal, o torneio é longo e psicologicamente desgastante. Fome e sede são coisas fáceis de se evitar e diminuem significativamente a sensação de estresse e cansaço durante o evento.

 

leve dinheiroLeve dinheiro em espécie 

O Nacional também é um evento de encontro entre jogadores. Muitos deles aproveitam para negociar cartas, acessórios, etc. E ninguém vai aceitar cartão. Além disso, nem sempre você consegue comprar alimentos e bebidas com dinheiro plástico (a praça de alimentação do evento aceita cartão).

Outra situação bastante crítica é no caso de o evento acabar tarde e você precisar pegar um táxi para ir embora, já que nem todos aceitam cartões. Aqui nesse caso, uma boa pedida pode ser usar os aplicativos de táxi, como o 99taxi.

 

leve itens reservasLeve material reserva de absolutamente TUDO 

Sempre existe a chance de você perder alguma coisa. Por isso, leve acessórios reserva de tudo, especialmente sleeves e estádios do seu deck.

Os sleeves podem ser danificados durante o evento e/ou o juiz pode solicitar que você faça a troca. Assim, eu sempre recomendo que os jogadores, além de carregar sleeves da mesma cor/modelo reserva, levem consigo um outro conjunto de 60 sleeves diferentes para a eventualidade do juiz solicitar a troca. Lembrando que, para eventos oficiais, são permitidos apenas sleeves de cor sólida ou com arte oficial relacionada a Pokémon.

Estádios são facilmente perdidos, pois ficam entre os dois jogadores e, ao terminar a partida, seu oponente pode acabar pegando uma carta sua. Pode-se evitar este problema fazendo a contagem de seu deck tão logo a partida acabe. Porém, leve algumas cópias reservas destas cartas para o caso de perda. Se possível, leve um deck inteiro de reserva (sim, dois decks iguais), pois se acontecer de sumir uma carta, você tem outra à disposição facilmente.

 

decklistFaça sua decklist em casa 

Imprima sua decklist em casa, de preferência utilizando formulários como os do Pokégym. O sistema faz a verificação automática das cartas e o fato de ser um formulário impresso ajuda a organização, especialmente se você tem “letra de médico”.

Preencher a decklist na hora aumenta suas chances de erros e, consequentemente, de punições e sanções no evento. Você não vai querer estragar sua experiência no Nacional por um erro bobo desses, vai?

Por último, confira e reconfirme sua lista várias vezes. Eu geralmente confiro umas três ou quatro, para ter certeza que não teve erros. E JAMAIS deixe outras cartas dentro da deckbox, apenas seu deck.

 

descanseDescanse na véspera e se alimente bem 

Sim, esta é a dica mais óbvia, mas a mais difícil de se colocar em prática. A ansiedade, incerteza do deck, nervosismo, tudo se junta e atrapalha seu sono. Eu mesmo já fiquei até as 3h da madrugada na véspera do Nacional de 2013 pensando sobre esses assuntos. Mas o descanso é importante, especialmente porque o torneio irá ser longo e desgastante (principalmente na categoria Master). Tomar um bom café da manhã também é essencial.

 

acerte no alvoNÃO troque de deck na última hora 

Hahaha… essa é a dica que eu sempre ouvi, mas nunca coloquei em prática. Acredito que, na metade dos torneios oficiais que participei, eu mudei de deck no último minuto. E quando eu digo mudar de deck, é mudar ele inteiro, praticamente as 60 cartas.

No Nacional do ano passado, estava decidido que eu jogaria de Blastoise. Na última hora, peguei a decklist de um amigo e troquei de deck. Resultado? Cometi erros bobos durante a partida e acabei perdendo jogos “ganhos”.

Se você decidiu o deck no dia anterior, mantenha sua decisão. É o deck que você montou, que você treinou. Não invente moda de última hora, as chances de dar errado são enormes!

 

chegue cedoChegue cedo 

O check-in será realizado na sexta-feira, mas o torneio ocorre somente no sábado. A primeira rodada está prevista para começar às 8 da manhã. Se você se atrasar, pode começar com uma derrota, diminuindo drasticamente suas chances de ir bem. E se você perder duas rodadas seguidas, será automaticamente removido do torneio. Por isso, chegue cedo!

 

faça amigosDivirta-se 

Esta é a dica mais importante. Apesar de ser uma competição, devemos nos divertir. Brigas, discussões, anti-jogo e, principalmente, trapaças, devem ficar de fora deste tipo de evento e, em caso de ocorrências, haverá punições. Jogue com fair play, amizade e respeito. Divirta-se e faça amizades!

 

Conclusão

 

É isso, pessoal! Neste Nacional, estarei atuando como juiz. Estarei um tanto quanto atarefado, mas se quiser trocar uma ideia, é só me procurar. Boa sorte a todos os participantes e até o final de semana! 😉

 

Confira os demais posts desta série:

Parte 1 – Os top cards da coleção XY – Roaring Skies
Parte 2 – Os três grupos de deck que serão usados no Nacional
Parte 3 – Os prováveis decks do Nacional
Parte 4 – O que são decks Rogues?