maio 6, 2015 -

Por Edgar Shinagawa

Olá, pessoal! Hoje, dia 6 de maio, é a data oficial do lançamento americano da coleção XY – Roaring Skies, que deve chegar traduzida pela Copag em meados de agosto, com o nome de XY – Céus Estrondosos. Essa coleção é bastante importante porque ela será válida no Nacional, que acontecerá de 5 a 7 de junho.

Para tornar tudo ainda mais emocionante, não haverá torneios Premier até lá. Assim, se você sonha em ser o melhor jogador de Pokémon TCG do Brasil este ano, tem que ir se preparando desde já. Sendo assim, embora as regras digam que as cartas novas só podem ser utilizadas após 21 dias da data de lançamento americana (ou seja, a partir do dia 27 de maio), já vou comentar sobre elas para dar algumas ideias e dicas para você ir se preparando para o mais importante torneio do Brasil.

Para começar, trago para vocês as cartas que mais me chamaram a atenção e, ao final, uma ideia de como utilizar algumas destas cartas. Vamos lá? 🙂

 

Top Cards – Roaring Skies

 

Abaixo listo algumas cartas que me chamaram a atenção nesta nova coleção. Certamente outras mereceriam fazer parte desta lista, porém tentei não me alongar demais e manter somente aquelas que eu julguei mais importantes. Ressalto que a lista abaixo encontra-se em ordem alfabética e não representa nenhum tipo de ordem de importância:

 

Absol-Roaring-Skies-40Absol

Manipular os marcadores de dano no campo do oponente é algo bastante útil. Em um básico, tudo fica ainda melhor. Com Super Scoop Up (Super Recolhida), Scoop Up Cyclone (Recolhida Ciclone) e AZ, é possível utilizar diversas vezes a habilidade do Absol.

 

Altaria-Roaring-Skies-74Altaria

Remover fraquezas sempre é algo útil, ainda mais quando a coleção traz um Rayquaza-EX com bastante potencial. Além disso, sua Ancient Trait permite que você evolua ele no mesmo turno que baixar o Swablu.

 

Deoxys-Roaring-Skies-33Deoxys

A coleção traz algumas cartas que ignoram a regra que impede que o jogador que começa a partida ataque. Deoxys é uma destas cartas que podem ajudar seu Setup. Em decks Psíquicos com Dimension Valley (Vale Dimensional), seu segundo ataque pode vir a ser útil.

 

Double-Dragon-Energy-Roaring-Skies-97Double Dragon Energy

A energia de dragão que todos estavam esperando desde o lançamento de BW – Dragões Enaltecidos, em agosto de 2012. A carta abre possibilidade para que Dragões com alto custo de ataque possam vir a ser jogáveis.

 

Hydreigon-EX-Roaring-Skies-62Hydreigon-EX

Darkrai-EX, mesmo após seu período de glória, ainda é utilizado devido à sua habilidade. Hydreigon pode vir a ter o mesmo uso em decks de dragão.

 

Latios-EX-Roaring-Skies-101Latios-EX

Outra carta que ignora a regra de ataque no primeiro turno de jogo. Acredito que tenha bastante potencial, já que com os diversos modificadores de dano é possível nocautear básicos de decks de evolução logo no começo do jogo.

 

Mega-Turbo-Roaring-Skies-86Mega Turbo

Sabe aqueles Mega que não tinham jogabilidade por terem alto custo de ataque? Mega Turbo pode e VAI mudar a forma como os jogadores enxergam as Mega Evoluções!

 

M-Gallade-EX-Roaring-Skies-100M Gallade-EX

Possui um ótimo ataque. Aliado à Mega Turbo e Dimension Valley, pode ser facilmente energizado.

 

M-Latios-EX-Roaring-Skies-59M Latios-EX

Double Dragon Energy e Mega Turbo fazem do banco um lugar pouco seguro. Com a chegada de Shaymin-EX e a atual popularidade de Jirachi-EX, M Latios-EX tem um grande potencial.

 

M-Rayquaza-EX-Roaring-Skies-61M Rayquaza-EX

Um altíssimo custo de ataque. Mesmo com Mega Turbo, Doube Dragon Energy e o novo Reshiram, não será fácil energizar este Pokémon. Mas quem conseguir, irá nocautear simplesmente TUDO no formato, salvo Pokémon sob efeito de alguma habilidade ou item (como Suicune, Sigilyph ou lutadores com Focus Sash).

 

M-Rayquaza-EX-Roaring-Skies-105M Rayquaza-EX

Aliado ao estádio Sky Field, o ataque deste Pokémon pode chegar à casa dos 240, suficiente para nocautear quase todos os Mega do formato. O custo de energias incolores o torna um grande candidato a conquistar altas posições em torneios.

 

Rayquaza-EX-Roaring-Skies-75Rayquaza-EX

Possui um ataque capaz de causar 60 de dano em um Pokémon-EX com apenas uma energia incolor. Além disso, será a escolha principal para quem optar por usar M Rayquaza-EX.

 

Reshiram-Roaring-Skies-63Reshiram

Sua habilidade permite a aceleração de energias de fogo do descarte. Porém, funciona apenas se Reshiram for seu Pokémon ativo. Esta limitação certamente irá restringir seu uso.

 

Shaymin-EX-Roaring-Skies-106Shaymin-EX

Na minha opinião, a melhor carta da coleção. Poder comprar cartas sem o uso de Supporters sempre se mostrou bastante eficiente. Seu ataque também tem alta sinergia com sua habilidade, visto que retorna para a mão.

 

Sky-Field-Roaring-Skies-89Sky Field

Esta é a carta que permitá a M Rayquaza-EX alcançar os 240 de dano. Raichu (da coleção XY) também terá seu dano máximo aumentado.

 

Togekiss-Roaring-Skies-46Togekiss

Sua habilidade permite acelerar energias a partir do deck. Pode fazer com que cartas com alto custo de ataque possam vir a ser jogáveis. Sua Ancient Trait também ajuda a montá-lo mais rapidamente.

 

Trainers'-Mail-Roaring-Skies-92Trainer’s Mail

Mais um Item que permite comprar cartas. Certamente irá causar mudanças em como montar o deck e acelerará o jogo.

 

Wally-Roaring-Skies-107Wally

Podemos quase que dizer que é uma Evosoda (XY) que permite a evolução no mesmo turno que você baixa o Pokémon. Além de ser um Supporter, não pode ser usado para fazer Megas.

 

Deck Latios Donk

 

Um dos decks que podem surgir é o de Latios-EX, que apresento a seguir. Note que é apenas um esqueleto do deck que você pode (e deve) ir ajustando de acordo com o seu gosto. Se liga na lista:

Pokémon (14):

4x Latios-EX (XY Roaring Skies)
2x M-Latios-EX (XY Roaring Skies)
2x Shaymin-EX (XY Roaring Skies)
3x Swablu (XY Roaring Skies)
3x Altaria (BW Dragões Enaltecidos)

Trainer (36):
4x Professor Sycamore
1x Lysandre
1x Lysandre Trumph Card (Coringa de Lysandre)
2x Wally
4x Hypnotoxic Laser (Laser Hipnotóxico)
4x Mega Turbo
4x Trainer’s Mail
3x VS Seeker (Explorador VS)
3x Ultra Ball (Ultra Bola)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)
1x Repeat Ball
1x Float Stone
1x Latios Spirit Link
1x Computer Search (Pesquisa no Computador)
3x Virbank City Gym (Ginásio da Cidade de Virbank)

Energy (10):
4x DDE (Double Dragon)
5x Psychic (Psíquica)
1x Water (Água)

Total = 60 cartas

 

O deck tem como objetivo causar a maior quantidade de dano possível nos primeiros turnos. Para isso, contamos com 4 Trainer’s Mail e 2 Shaymin para comprar as cartas necessárias, como Muscle Band, Laser ou Virbank.

Com Wally, é possível montar Altaria no primeiro turno, aumentando mais ainda o dano de Latios-EX. Não se esqueça que a Altaria também pode atacar caso seja necessário.

Já M Latios-EX entra no deck para pegar os Shaymin-EX e Jirachi-EX do adversário, pegando dois prêmios fáceis – além de ser uma opção para um dano mais alto no Pokémon ativo do adversário.

 

Conclusão

 

Roaring Skies vai mudar bastante o formato. Isto porque, além de novos decks, trouxe cartas capazes de modificar completamente a forma como os decks são construídos. Na próxima semana vou comentar um pouco sobre isso.

É isso por hoje, pessoal! Se você gostou, deixe uma mensagem aqui nos comentários. Dúvidas, sugestões e críticas também são bem-vindas. Até a próxima! 😉