outubro 18, 2012 -

Ele venceu o Nacional do Japão e foi considerado por muita gente o melhor formato de deck. Estou falando do Hykrai, uma combinação do Hydreigon da BW Dragons Exalted com o Darkrai EX da BW Dark Explorers. O deck é poderoso e vem dando muito o que falar. Vamos ver agora mais detalhes sobre ele?

 

Pokémon: 14
3x Darkrai EX – BW Dark Explorers
1x Mewtwo EX – BW Próximos Destinos
1x Shaymin EX – BW Próximos Destinos
3x Hydreigon – BW Dragons Exalted (97/124)
1x Zweilous – BW Dragons Exalted (96/124)
2x Deino – BW Vitórias Nobres
1x Deino – BW Dragons Exalted (93/124)
2x Sableye – BW Dark Explorers

T/S/S: 34
4x Professor Juniper
4x N
2x Random Receiver
4x Pokémon Catcher
4x Dark Path
4x Ultra Ball
2x Level ball
3x Max Potion
3x Rare Candy
2x Tool Scrapper
2x Eviolite

Energias: 12
8x Darkness Energy
4x Blend Energy

 

Este é um deck bastante complexo – não só para formar o campo de batalha, mas também para jogar, já que todas as cartas do combo estão colocadas na mesa.

O começo do jogo acaba sendo bastante tedioso e repetitivo. Você precisa descer vários Deino e formar um Hydreigon na mesa o mais rápido possível. Para isso você se vale de uma grande quantidade de cartas de procura e do melhor amigo dos decks noturnos, o Sableye da coleção Dark Explorers. Com seu ataque Junk Hunt, você recupera duas cartas de treinador do descarte. Dessa forma, você vai utilizando mais de uma vez a mesma Ultra Ball, Rare Candy, ou Dark Path, o que facilita muito os seus primeiros turnos.

Quase sempre é preciso sacrificar ao menos um Sableye para completar o seu Setup. Uma vez que o Hydreigon aparece na mesa, você já ganha a habilidade de controlar as suas energias ao seu gosto. Com a Ability Dark Trance, você pode mover as energias noturnas de um dos seus Pokémon para outro quantas vezes quiser na mesma rodada. Isso também vale para as Blend Energy, que além de energias noturnas valem como energia planta, psíquica e de fogo.

Mas como não fazemos nada apenas movendo energias, precisamos ter um atacante – e neste deck o principal é o Darkrai EX, o Pokémon noturno mais forte do formato. Graças às Dark Path (liga energia noturna do descarte em um Pokémon noturno do banco) e à Ability do Hydreigon Dark Trance, rapidamente você consegue ligar as energias necessárias para atacar com o Darkrai EX.

Outras vantagem que este deck oferece é o perfeito uso da Max Potion. Com ela, você escolhe um dos seus Pokémon, cura todos os marcadores dele e ao mesmo tempo descarta todas as energias. Graças à Dark Trance do Hydreigon, você pode transferir todas as energias de um Pokémon danificado para outro, utilizar a Max Potion e reutilizar a Dark Trance para transferir as energias novamente para o Pokémon do início. Dessa maneira, você sempre cura os seus Pokémon sem perder uma energia sequer.

Outra coisa boa deste deck é que ele não é estático: você pode ir mudando de atacantes ao longo da partida, podendo assim atacar com o Hydreigon ou o Shaymin EX. O bacana deste último é que ele destrói o arquirrival do Darkrai EX, o Terrakion EX.

Aliás, graças às Blend Energy admitirem vários Pokémon techs atacantes como o Shaymin EX, Mewtwo EX e Reshiram EX, você pode variar os seus atacantes de acordo com seu metagame. Demais, né? 🙂

 

A desvantagem

Por ser considerado um dos melhores decks da atualidade, todo mundo já chega a um campeonato esperando enfrentar o Hykrai. Portanto, não espere conseguir fazer “jogadas surpresa”: todos já saberão como lhe enfrentar, e essa é a grande desvantagem de jogar com decks tão conhecidos.

 

E é isso por hoje, galera! Espero que tenham gostado e vejo vocês na próxima coluna – já adianto que a futura dica NÃO vai ter o Darkrai no deck, ok? 😀  Até lá!

Felipe Ponce é editor do site Poké-Paradise e jogador de Pokémon TCG desde os 13 anos. Já participou de diversos eventos e campeonatos relacionados, tendo conquistado diversos títulos.