novembro 23, 2012 -

E aí, pessoal, tudo bem? Na coluna de hoje, atendendo a vários pedidos, vou procurar esclarecer todas as dúvidas que vocês possam ter sobre torneios, cartas e regras. Caso alguma delas não apareça no texto, mandem-nas via comentário que farei o possível para respondê-las! 🙂

 

Os torneios

 

Existem dois tipos principais de campeonatos: os Premier e os não-Premier. Os Premier são os mais importantes, pois dão vaga para o mundial, pontos por participação (Play Points) e pontos de jogador experiente (Championship Points) – estes últimos exclusivos desse campeonato. Existem muitas classes de torneios Premier ao longo da temporada. Há os Battle Roads, City Championships, Regionais e o Nacional. Cada um deles tem seus respectivos pontos e suas próprias particularidades. Tirando o Nacional, todos são livres para qualquer um participar, o único requisito é que o deck esteja dentro do formato modificado da temporada.

Campeonato Nacional de Pokémon TCG, realizado no último mês de maio em SP

Na nossa temporada atual (2012-2013), o formato modificado é o BW-On. Isto significa que só podem ser utilizadas cartas das coleções Black & White em diante, assim como todas as cartas que tenham sido relançadas de coleções anteriores – como, por exemplo, a Rare Candy das coleções POP 5 e HS: Revelado, a Switch da coleção Heartgold Soulsilver, entre outras. Algumas destas cartas precisam ter alguma referência fora do deck, já que o texto tem mudado bastante. Por exemplo, no estranho caso da Exp Share. Nela, você pode utilizar Exp. All da coleção Fire/Red & Leaf/Green, mas precisa ter um Exp Share fora do deck como referência para saber o que a carta atual faz. O melhor é sempre confirmar com o juiz do campeonato para ver se o seu deck se encontra dentro do formato modificado do momento.

No caso dos torneios que não são Premier, eles dão pontos por participação (Play Points), mas não oferecem Championship Points. Esses torneios são sancionados e podem ter vários formatos. Podem adotar o mesmo formato modificado dos torneios Premier ou podem variar. Os torneios Não-Premier podem ser no formato modificado (BW-On), ilimitado ou construído (onde todas as cartas lançadas são válidas) e pré-release (onde só são válidas as cartas oriundas de boosters abertos para jogar no próprio torneio). Existem outros, mas esses são os principais e em geral os demais são variantes desses três.

Pra quem nunca participou de torneios, existem principalmente duas formas de campeonatos. A primeira é o torneio com rodadas no formato suíço, que pode ter Top ou não. Ela é a mais comum e consiste em jogar várias partidas contra oponentes do seu mesmo nível. Ou seja, se você ganhar a primeira partida, na segunda rodada enfrentará um oponente que também ganhou, caso contrário enfrentará um oponente que também tenha perdido a sua primeira partida. Uma vez que a quantidade de rodadas acaba, no caso dos campeonatos sem Top, o melhor colocado obtém a taça de campeão – os Battle Roads de outubro foram jogados assim. Senão, pegam-se os 4, 8 ou 16 melhores do campeonato (dependendo o número de participantes) e se faz o “Top”, com várias rodadas em formato eliminatório para chegar a um vencedor. Esta segunda forma é considerada mais justa, já que em um torneio sem Top é praticamente impossível ficar em primeiro se você perder alguma partida ao longo do campeonato.

Outro tipo de torneio é o com formato de eliminação simples: perdeu, está fora. Ele é mais utilizado em campeonatos onde acabam jogando mais pessoas do que o esperado, mas jamais em torneios Premier.

 

As cartas

 

Desde o lançamento da primeira coleção de Pokémon, a cada bloco sempre foi lançado algum tipo de carta especial. O boom, porém, se deu com o lançamento da coleção Ruby/Zapphire, onde foram lançadas as primeiras cartas EX. Sua particularidade era que, se esse Pokémon fosse nocauteado, o oponente comprava 2 prizes ao invés de um. Os primeiros EX tinham efeitos muito ruins para o fato de entregar 2 prizes ao oponente, mas com o tempo eles foram melhorando. Quem jogava na época não consegue se esquecer do incrível Blastoise EX da coleção Fire/Red & Leaf/Green, do fabuloso Mew EX da coleção Legend Maker ou do matador Flygon EX Delta da coleção Dragon Frontiers. Hoje em dia, os efeitos destas cartas talvez não sejam grande coisa (principalmente o de Mew EX), mas nos idos de 2006 elas eram impossíveis de combater.

No mesmo bloco das EX foram lançadas as cartas Star, que não ofereciam dois prizes para o oponente que nem os EX – mas você só podia utilizar 1 Star por deck. Por isso, você precisava escolher com cuidado qual Star combinava mais com o seu baralho. Dentre os mais usados, temos Latias Star e Latios Star da coleção Deoxys, Mew Star da coleção Dragon Frontiers e Umbreon Star da coleção POP 5.

Após toda essa revolução que durou 16 coleções e três formatos, a Pokémon decidiu lançar outra classe de Pokémon, os Pokémon Lv.X. No caso destes, você tinha que colocar o Pokémon Lv. X em cima da sua versão normal. Quer dizer, para trazer ao campo o Honchrow Lv.X, você precisava colocar ele em cima de um Honchrow normal. Era como se você evoluísse o seu Pokémon para o Lv 100. O bom é que ele ficava com todos os ataques e habilidades do Pokémon anterior, só que com um pouco mais de vida e alguns efeitos a mais. Dentre os mais usados temos Gardevoir Lv.X da coleção Maravilhas Secretas, Flygon Lv.X da Rising Rivals e com certeza o grande Luxray GL Lv.X.

Nessa era pararam as Stars e apareceram no lugar os Pokémon Shiny, que não tinham muito lugar no jogo – eram mais utilizados como peças colecionáveis. A era Lv.X durou onze coleções e abriu espaço para o lançamento da coleção Heartgold Soulsilver, que abriu a “Era Prime & Legend”. Cada coleção trazia cerca de seis cartas Prime. Eles eram Pokémon mais fortes, tinham a mesma habilidade dos Pokémon Ex antigos (você podia evoluir direto, sem aquele empecilho dos Lv.X) e o melhor de tudo, se o oponente nocauteasse, ele só compraria um prize. Os Pokémon Prime eram ótimos e entre eles os destaques foram: Magnezone Prime e Celebi Prime da coleção HS Triumphant, Donphan Prime da coleção Heartgold Soulsilver, entre outros.

Nesta etapa, além de ter os Pokémon Shiny, apareceu em cada coleção um novo tipo de carta que foram as Legend. Eram duas cartas que, juntas, formavam um Pokémon. Para jogá-las, era preciso descer ambas as partes do Pokémon simultaneamente e, em geral, eram dois Pokémon lendários que tinham alguma semelhança. É o caso do Rayquaza & Deoxys Legend, onde todo mundo conhece a batalha que tem entre ambos, ou do Darkrai & Cresselia Legend, por ambos pertencerem ao duo lunar.

Mas após cinco coleções e duas temporadas, nós chegamos aos dias de hoje. A era Black & White relançou os Pokémon EX – mas, desta vez, com ataques melhorados e uma quantidade de HP que dá até medo. Os EX atuais ainda mantêm a sua particularidade de oferecer 2 prizes cada vez que um deles é nocauteado, mas hoje em dia a sua força de ataque é absurdamente maior do que antigamente.

 

Bem, pessoal, é isso. Espero que tenham gostado das informações e que possamos acompanhar juntos as próximas evoluções do Pokémon TCG. Até a próxima matéria, onde darei uma dica de deck que já traz consigo as cartas da nova coleção Boundaries Crossed. Abraços a todos!

 

Felipe Ponce é editor do site Poké-Paradise e jogador de Pokémon TCG desde os 13 anos. Já participou de diversos eventos e campeonatos relacionados, tendo conquistado diversos títulos.

  • Douglas

    Olá Felipe,

    Muito bom o seu artigo.

    Poderia aproveitar e esclarecer algumas coisas que eu sempre tive dúvida e quis saber?

    Com relação à pontuação e cronograma de cada tipo de campeonato (pontos e requisitos necessários para participar do Brasileiro e do Mundial e para ganhar as cartas Promo e insígneas).

    Muito obrigado.

  • Luciano

    Agora só falta uma matéria para novatos focada nos campeonatos e com um video mostrando um pouco de tudo em um campeonato e mais ou menos qual o caminho de uma pessoa para o Mundial, tipo se tem que viajar muito e tals.

    Seria bom tambem, uma matéria sobre todos Decks ja lançados, afinal nem todo mundo acompanha o TCG desde seu lançamento. 😀

    Parabéns por esse ótimo texto. 😀

    • richard silva

      tambem acho

  • Luciano

    LOL Pq nos campeonatos não utilizam o campo de batalha? ficaria mais bonito, e poderia ser fornecido no evento pela Copag.(seria ótimo se lançassem um de tecido. :D)

  • Carlos

    Felipe, você sabe dizer até quando o formato BW-On vai ser válido? Obrigado.

  • Lucas

    Eu gostaria de saber a diferença entre os tipos de cartas rara, que possuem a estrela no canto direito da carta, porque pelo o que eu entendi, existem diferentes tipos das mesmas e eu gostaria de poder diferencia-las.

    • AS RARAS HOLOGRAFICAS SÃO AS QUE TEM UM RISQUINHO BRILHANTE AS PRIME SÃO AS QUE SÃO DIFERENTES QUASE FULL ART AS FULL ART MOSTRAM O CORPO INTEIRO DO POKÉMON AS QUE TEM UMA ESTRELA BRANCA SÃO AS EX

    • E TAMBEM TODAS ESSAS TEM ESTRELA DE RARIDADE

  • JPCLima

    Bom, pelo que entendi podemos usar até mesmo a Busca Computadorizada antiga, desde que apenas uma(seguindo a regra dos ace spec),certo?

  • JPCLima

    Responde a gente Felipe! 😉
    Ou pelo menos passa o link de onde podemos tirar esse tipo de dúvida.
    Obrigado pela atenção

  • brunodecnop

    Felipe, eu posso usar energy retrieval da base set no meu deck? Se sim, posso ter uma da nova no deck como referência ou então a carta relançada impressa?
    Obrigado pela ajuda

  • Blaziken1500

    Eu nunca participei num torneio e queria saber que tipos de torneios e gostaria que fizessem um artigo em que explicassem detalhadamente como são os torneios, de forma a fazer com que quem lesse o artigo soubesse o que fazer se quisesse participar num torneio

  • Pedro Lucas

    Eu gostaria de saber todos os requisitos para eu entrar no torneio pois eu nunca entrei.Eu posso faze-los no torneio?

  • João Pedro

    Você poderia fazer um post falando das cartas que ”aniquilavam” os pokémons ex né? ou um deck especializado a enfrentar os pokes ex, seria muito útil essas dicas 😀

  • pedro henrique

    E os pokémons
    EX deveriam ter um barario delis em ves delis ven em booters e bootys.Né?

  • Lucas Zadra

    Copag
    quantas pessoas de cada categoria ( juior,senior e master ) vao para o campeonato nacional de pokemon ?
    obrigado

    • João Pedro S Barroca Vilaça

      Eu acho que podem se inscrever se tiverem a quantidade de pontos certa se sair um numero impar de pessoas eu acho que sorteiam uma para sair

  • ♦Kennen♦

    Poxa legal, estou aprendendo pouco a pouco sobre o TCG não me vejo ganhando campeonatos, pois sou um colecionador, mas interessante essas cartas antigas. Mas estou com sorte em dois booster ganhei um Lugia Ex e um Kyogre Ex

  • João Pedro S Barroca Vilaça

    como eu faço para ver meu pontos ?